Primeiramente eu deveria ter especificado citar o clã Uchiha. No momento da pergunta me esqueci das exceções (Kakashi e Shin).
Meu intuito não foi estabelecer um questionamento sobre a eficácia do jutsu em combate (Comparação) e sim se demais membros poderiam possuir.
@OrochilhermeNem precisa ter Mangekyou pra usar isso, basta ter um 3 Tomoe e saber usar, vide a febre do Izanagi que teve no Clã Uchiha. Acredito que o Izanami seja um pouco mais esquecido que o seu coirmão, já que o único que mostrou conhecimento de ambos foi o Itachi e futuramente o Sasuke quando viu o Danzo e o irmão mais velho usando os citados jutsus
Citei o MS por ser uma evolução natural do Sharingan comum e ser aceito como quesito a shinobi de alta qualidade. Pelo que me recordo você não está errado quanto ao uso até pelos 3 tomoe. Me apeguei ao fato de serem habilidades poderosas o bastante para se equivalerem aos hax do MS e ao anime que mostrou os quatro Uchihas usuários de Izanagi e Izanami, possuírem Mangekyou. Talvez uma analogia simples como uma técnica semelhante ao Susano que só pode ser usado por quem despertou o MS porém seria despertada em qualquer um deles(?) Sobre o Izanami ser um pouco mais esquecido, penso diferente. Tanto por ser a técnica a combater o Izanagi, quanto por ter funcionalidades além desta. Uma forma de não deixar os membros do clã saírem de controle.
Acho razoável considerar que o Itachi e o Sasuke conheçam ambos e saibam usar, por terem visto os selos de ambos. O mesmo deve se aplicar ao Madara que com certeza conhece todos os segredos do Clã Uchiha.
Também acho razoável o Itachi possuir, pois, além dele ter mostrado uma técnica ‘’superior’’, o mesmo tem de conhecimento da irmã dela. Me pergunto se são jutsus passados pelo clã, assim como o treinamento de Goukakyuu e Shurikenjutsu. Já que foram ditas pertencentes aos Uchihas como suas técnicas principais.
Entretanto, seria um sacrifício muito grande pra qualquer Uchiha padrão fazer uso de qualquer uma dessas técnicas. Imagina o Itachi perdendo o Tsukuyomi ou o Amaterasu pra usar um Izanagi de 1 segundo (sendo BEM gentil), já que ele não tem células do Hashirama pra estender o funcionamento do kinjutsu? Ou fazendo o mesmo sacrifício pra usar o Izanami em um oponente que não se encaixe nas condições para ser pego no looping infinito?
Não vale muito a pena.
Não é questão de valer a pena e sim se eles podem usar. Nós sabemos das habilidades poderosas do MS do Itachi e podemos colocar na balança, mas na guerra com usuários que como você mesmo disse não precisam do MS e sim 3 Tomoes, seria um grande trunfo. O usuário perderia a visão, mas traria vitória nas batalhas em prol do clã. Elas mudam o momento decisivo.
@Rising SoulO Sasuke já chegou perto da morte e não cogitou usar um izanagi e sequer foi mencionado que ele poderia fazer, então fica difícil considerar. Agora o Itachi mostrou usar o oposto, então é lógico pensar que ele pode usar o Izanagi, mas seria algo menos forte por ele não ter as células do Hashirama.
Concordo com a parte do Itachi e tenho opinião semelhante a respeito do Sasuke. Quando enfrentou o Danzou ou viu Itachi usar, Sasuke não reconheceu a técnica e pelo clã ter sido exterminado quando o mesmo era jovem, os ensinamentos não foram passados a ele.
O Izanami caiu como uma luva na situação contra o Kabuto em específico, mas a técnica por si só é ineficaz contra a maioria dos oponentes no nível de enfrentar um Uchiha com Mangekyo Sharingan.
Seja por questão de personalidade ou por terem estilos e hax que não irão permitir contato físico pro jutsu ser efetuado.
Isso é o que sabemos do nível ninja atual que estava evoluindo com o tempo e possuindo personagens acima da média e que dominavam técnicas e poderes do passado de forma superior. (Vide frase sobre o Sasuke quando o mesmo enfrentou o Raikage) O Izanami foi mostrado como um dos genjutsus mais poderosos e que conseguia impedir até mesmo outros usuários de Sharingan, seja normal ou o próprio Mangekyou. Não é sobre se personagem X ou Y pode escapar e sim se pode ser usada como um trunfo no geral. Lembrando que o oponente não teria conhecimento do jutsu, assim como Kabuto com anos e anos de pesquisa, também não teve. Nós que lemos a obra sabemos do funcionamento dela, os personagens não. Sobre a personalidade já vai do ponto em que se vive em disputas constantes e os humanos daquele mundo vivem no passado pelas batalhas e mortes que ocorreram. Não são todos que passariam pela cachoeira da verdade rs.
Thousand Mirrors escreveu: Não, Kakashi MS nem sabe oque é isso por exemplo
Kakashi apenas ganhou o olho e treinou com ele. Não é um Uchiha para conhecer seus segredos. Sasuke também possui MS e não sabia o que eram as técnicas até presenciá-las. Itachi possuia o MS e as conhecia, mas ele é da época em que o clã ainda era vivo.
Madara sabia por ser parte do clã desde o primórdio.
Obito possivelmente foi ensinado por ele.
Itachi fazia parte do clã e era considerado de alto escalão.
Danzou tinha o MS e células do Hashirama, além de conhecimentos previlegiados sobre os Uchihas.
Mas esses são apenas os personagens que conhecemos, infelizmente.
Na próxima eu tentarei especificar melhor a pergunta para não ter nenhuma confusão sobre os questionamentos.
Sorry Família e espero não ter confundido a técnica pelos nomes parecidos.