CheshireCat escreveu: Vocês acreditam em justiça, mas justiça real mesmo?
Um exemplo simples: te roubaram na rua algo que você lutou muito para obter, você acredita que aquele criminoso ainda irá pagar por seus atos, talvez não sendo no Judiciário mas de outra forma, como sofrendo na vida?
Ou acredita numa justiça pós vida, onde todos irão pagar equivalentemente ao que fizeram os outros sofrer aqui nessa terra?
Qual a visão de vocês sobre o assunto?
Minha visão é a cristã, sou evangélico.
Existe a justiça do homem, que nada mais são que as leis, tribunais e cultura... Sendo elas estatais ou clandestinas. Elas tendem a ser falhas, tendenciosas e relativistas.
E existe a justiça divina, que sem duvidas não é relativista, logo ou é certo ou é errado, não tem essa de "depende".
“Não furtarás” (Êxodo 20:15).
Logo furtar é uma forma de desonestidade. Não importa se é para beneficio próprio ou para salvar seu filho que está prestes a morrer, não importa se é um carro luxuoso ou a balinha de 3 centavos do tiozinho da feira, você fez, você pecou!
Como a pessoa pagara por esse pecado depende da vontade de Deus o criador, mas nunca virá na forma de maldição ou Karma da parte dele, geralmente pessoas que cometem pecados conseguem se auto punir por simplesmente continuar pecando, isto é, o próprio caminho desonesto e promiscuo delas as levam ao desespero.
Logo no exemplo de um ladrão, que comete o pecado de furto, ele nunca saberá como construir algo por ele mesmo, ele sempre terá de se arriscar para continuar vivendo e em seu meio só terão outros ladrões, um dia ele será roubado, preso, abandonado pela própria família e amigos ou será morto.
Isso para o ladrão... Mas a varios outros tipos de pecados, que levam a vida do pecador a decadência extrema a ponto do pecador cometer suicídio.
Mas uma coisa é certa, nossa vida nesse planeta é passageira, extremamente curta, quando chegar a hora do julgamento, terão aqueles que vão transcender e aqueles que cairão no pior dos abismos e aquele pecado estará lá na conta do pecador.