O fato de anos após o término do mangá ainda se ver muitos comentários que ainda não entendem o funcionamento do Juuken só mostra ainda mais como Kishimoto foi incapaz de aproveitar as habilidades do clã Hyuuga de forma satisfatória ou memorável.
De qualquer forma, tá cheio de erros nesse tópico, alguns erros que inclusive já vi sendo repetidos em outros tópicos, então vou abordar algumas coisas aqui.
Pra começo de conversa essa questão do Estilo de Taijutsu que surgiu em outro tópico e precisa ficar clara para quem tem uma visão equívoca.
Não sei de onde surgiu o mito de que "Gouken é o nome do estilo de Guy e Lee", mas essa definição está errada. Gouken é qualquer estilo de combate que se baseie em causar danos físicos visíveis através de impacto e concussões.
Um chute super veloz do Guy é gouken. Um soco do Chouji gigante é gouken. Uma patada de uma invocação gigante ou bijuu é gouken. Um soco super veloz do Raikage é gouken. Um soco do Naruto ou Bee usando manto bijuu é gouken. Um murro do Juugo transformado é gouken. Um soco carregado de chakra da Sakura ou Tsunade é gouken. Tudo isso que eu citei acima funciona da mesma forma: Um golpe de impacto muito poderoso. A única diferença é a força do golpe e a forma como os personagens alcançam essa força. Bijuus e invocações tem corpos gigantes. Akimichis aumentam seu corpo para aumentar sua força. Os Raikages tem corpos naturalmente fortes e aumentam sua força com a velocidade proporcionada pela armadura de Raiton. Juugo e usuários do selo amaldiçoado aumentam sua força com senjutsu. Guy e Lee aumentam sua força com os portões do chakra. Jinchuurikis aumentam sua força com o chakra das bijuus. Tsunade e Sakura aumentam sua força com precisão impecável do controle de chakra.
O erro desse tópico (e do outro) é que em vez de comparar estilos estão comparando usuários. Vi coisas como "Juuken não vai derrotar uma invocação como Gamabunta." Por acaso Gamabunta seria derrotado pela Sakura do início do Shippuuden ou pela Sarada do início de Boruto?
Nunca vi ninguém que se preze falando que a Sakura pré-guerra vencesse o Neji em nenhum tópico de comparações. Isso obviamente mudou após durante a guerra e isso não tem nada a ver com "Sakura tem um estilo de luta melhor" e sim devido ao imenso power up recebido pela kunoichi.
Sobre o tópico...Concordo com a colocação de que existam situações onde o estilo gouken seja realmente mais vantajoso. Como na necessidade de romper defesas como o Susanoo, paredes de areia do Gaara, ou até mesmo um simples Doryuuheki. Na verdade temos uma passagem exata evidenciada no mangá:
Essa cena ocorre quando o time do Shikamaru é capturado pelo Dorou Domu do Jiroubou. Temos 3 usuários de taijutsu ali dentro e o único que podia ajudar não era o Kiba com seu taijutsu veloz, ou o Neji com seu taijutsu mortal, mas sim o Chouji com o seu taijutsu destrutivo. Curioso apontar inclusive que se a Sakura ou a Tsunade estivessem ali dentro, seriam tão inúteis quanto Neji e Kiba nesse cenário.
Mesmo concordando que existam situações onde o Gouken vá ser mais útil que o Juuken, isso não significa que eu concorde com o comentário
@Ellos, pois foi elaborado com um teor bastante enganoso e de certa forma até tendencioso para fazer parecer que o Gouken é melhor no geral.
Agora considerando cada ponto citado:
1. Oukashou vs Nenkin no Yoroi
Esse primeiro exemplo já é extremamente tendencioso por citar o Nekin no Yoroi, sendo que o Kidoumaru possui uma defesa ainda mais poderosa e efetiva que essa:
Depois diz que o que salvou Neji não foi necessariamente o Juuken, mesmo que o mangá tenha nos mostrado que sem isso Neji teria perdido a luta
aqui ou
aqui.
Um usuário de Gouken como a Sakura não iria acertar o Kidoumaru 32 vezes, ela nem chegaria perto dele por não ter meios de destruir as teias de chakra. A habilidade de burlar construtos de chakra é uma das vantagens do Juuken que você não apenas ignorou, mas tentou fingir como se não estivesse e não tivesse sido crucial para a vitória de Neji.
Sem querer julgar, mas soa meio desonesto se me pergunta
2. Oukashou vs Suna no YoroiCompletamente errado nesse ponto. A defesa automática sim, eu concordo que seria extremamente efetiva, agora a armadura de areia? Desde quando a areia virou Nenkin no Yoroi para bloquear chakra? O Juuken ignoraria completamente a defesa de areia, da mesma forma que ignora a resistência natural do corpo. E o Oukashou causaria grandes danos na armadura de areia? O da Sakura da guerra com certeza. Mas o da Sakura início do Shippuuden ou da Sarada? A armadura foi capaz de defender de múltiplos golpes do Lee usando o Quinto Portão, inclusive da Lótus Reversa. Defendeu do golpe do Kimimaro no selo nível 2 e defendeu a espada de Susanoo do Madara. É só pensar que mesmo defendendo esses golpes poderosos, não forneceria defesa alguma contra o Juuken.
3. Oukashou vs Youton no YoroiNovamente você inventou uma propriedade inexistente de bloquear chakra para um jutsu que nunca mostrou isso. Pior, ignorou totalmente o fato de que a especialidade do Juuken é a emissão de chakra e um mestre no Juuken não precisa necessariamente tocar seu oponente. Já o usuário de Gouken seria queimado pela lava antes de sequer fazer contato com o corpo do inimigo. Sim, Tsunade e Sakura burlariam isso devido a regeneração, mas essa é uma perícia em ninjutsu médico e nada tem a ver com o quesito estilo de taijutsu.
E é curioso ter citado somente o Youton do Roshi, sendo que o Youton do Dodai e da Kurotsuchi seriam bem efetivos contra o Gouken enquanto ineficazes contra o Juuken.
4. Oukashou vs Raiton no YoroiVou conceder nesse ponto, pois realmente acho discutível a ideia da armadura de Raiton bloquear chakra e pessoalmente eu acho que ela possa. Claro, não deixa de ser ridículo seu comentário sobre "64 Oukashous" como se fosse possível para a Tsunade ou Sakura usar 64 golpes em sequência da mesma forma que um mestre no Juuken.
5. Oukashou vs Bijuu no YoroiIdem ao de cima.
6. Oukashou vs Kuchiyoses GigantesJá vi esse mesmo argumento antes de
"O chakra não chegaria no tenketsu" e quando a pessoa fala isso já mostra que não entende nada como funciona o Juuken.
O Juuken não ataca tenketsu, ele ataca a Keirakurei. Se o usuário for muito bom, ele consegue atacar tenketsus
também. A Keirakurei é como uma circulação de chakra. Assim como sangue circula, chakra circula também. O único empecilho para acertar uma invocação gigante é a quantidade de chakra empregado necessário.
Neji matou Kidoumaru usando o resto do seu chakra. Uma invocação como essa centopéia creio que cairia igual como foi contra a aranha. Já invocações do tamanho do Gamabunta, eu já tenho minhas dúvidas. Se bem que duvido que essa Sakura fosse capaz de fazer mais do que porra nenhuma contra tal invocação também. Mas se tratando de alguém que tenha demonstrado um disparar o chakra em quantidades gigantes temos o exemplo do Hiashi defletindo a cauda do Juubi apenas com um Kuuhekishou.
7. Oukashou vs CampoSó esqueceu de falar que o Juuken pode ser usado como defesa para evadir ataques, bloqueá-los, ou até mesmo negá-los completamente com sua defesa absoluta. Claro que daqui a pouco vem os fanfiqueiros para dizer que Tsunade tem emissão de chakra que bloqueia amaterasu. Mas sim, concordo quanto a esse uso do campo.
8. Oukashou vs JuukenMaior besteira que falou até agora. Parece que as pessoas pularam uma luta chamada Neji vs Kidoumaru.
O Juuken pode matar com um golpe apenas. A diferença é que o Oukashou precisa de um golpe certeiro, enquanto o Juuken precisa apenas de um toque.
As 64 palmas bloqueiam completamente o fluxo de chakra, não é uma técnica feita para matar. Tanto é que Neji a usou em Naruto. Você só esquece que são ataques consecutivos. A partir do momento que o inimigo é atingido pelos 2 primeiros golpes, os outros 62 vem logo em sequência.
9. Oukashou vs OnmyoutonDiscutível, porém concordo.
10. Oukashou vs SusanoConcordo também. A diferença do Gouken está aí. Ele é muito mais efetivo em quebrar barreiras.
Porém, porque você não fala de outras técnicas defensivas que deixou passar que o Juuken teria vantagem em relação ou Gouken da Sakura?
Oukashou vs Domu? Oukashou vs Suika? Oukashou vs Jiongu? Oukashou vs Armadura de areia(já citada)? Oukashou vs Hari Jizou? Oukashou vs Kongou Rouheki?
Oukashou vs Karamatsu no Mai? Oukashou vs Shikigami no Mai?
Quais desses a Sakura do início do Shippuuden ou a Sarada teria vantagem em relação à Hinata ou o Neji?
Quando o juuken vai ter alguma chance contra uma defesa como o susano ? Quando for fortalecido por Byakugou ou portões do chakra.
Quando o juuken vai fazer algum dano em um user de onmyouton como kaguyaQuando for usado contra um.
Quando o juuken vai ter algum uso tatico e estrategico para remover montanhas, florestas, cavernas Quando inventarem um jutsu de médio alcance chamado Hakke Kuushou/Kuuhekishou.
O Juuken é mais mortal que o Gouken e eu posso discutir que supera mais defesas. É mais prático, pois pode atacar a curta ou média distância, não precisa de um golpe certeiro, mas apenas um toque. Mas versátil por poder ser usado tanto de forma ofensiva como defensiva. Situações do estilo da Tsunade sendo usado de forma defensiva no mangá?
Outro ponto importante é que é mais fácil invalidar o Gouken do que o Juuken. A força bruta depende de movimentação corporal e não pode ser usada corretamente caso o movimento esteja limitado:
Ou restringido:
Já o Juuken pode ser usado como contra-medido mesmo ao ser atacado por trás.
E se eu fosse citar as técnicas de imobilização que o estilo da Tsunade não conseguiria lidar? Suirou no Jutsu, Yomi Numa, Kumo Shibari, Jiongu, Ranjishigami, Shikigami Bachi, Jagei Jubaku, Okutopasu Horudo, Gama Yudan, etc.
Sendo que no geral a natureza do Juuken permite lidar contra a maioria delas, removendo a distância do combate a curta distância.
Crimson Lilac escreveu: Sobre a pergunta e resposta aqui, eu acredito que a força bruta provinda do Okashou e Kongoken das kunoichis seja efetivo em uma gama maior de defesas e personagens em um combate, pois, quase qualquer ninja relevante em tenacidade ou quantidades massivas de chakra conseguiria resistir aos golpes do Juuken enquanto que o mesmo não aconteceria em relação aos punhos adamantinos. Isso se estivermos falando do personagem recebendo os golpes com exatidão.
Está completamente equivocado nesse caso, Crimson.
O Juuken burla a resistência natural do inimigo. Não importa se Orochimaru consegue aguentar uma porrada da Tsunade, ou do Naruto com o manto. O Juuken ignora isso. Não importa se Bee aguenta uma bicuda do Sasuke ou um murro do Juugo. O Juuken ignora isso. Não importa se o Kisame aguenta uma porrada do Naruto KCM ou um Hirudora. O Juuken ignora isso (Só que o Kisame é o inimigo natural de um usuário de Juuken).
O Juuken torna-se valioso no momento que temos personagens com muita resistência física em exemplos como esses:
Outro questionamento: O Juuken não seria uma ferramenta útil para lidar com edos devido a possibilidade de bloquear o fluxo de chakra sem causar danos letais aos corpos?