Não do modo que muitos sugerem.
Para o Sasori ter "escolhido" morrer, ele teria que ter se convertido no fim. Ou seja, de alguma maneira ele teria que ter se arrependido dos seus crimes e/ou mostrar que alguma coisa no embate fez ele lembrar da importância que a avó tem para ele. Caso contrário, não parece ser coerente que depois de todos os obstáculos superados o Akatsuki simplesmente se entregasse à morte, certo? Relembre o tanto que ele persistiu no embate: Hiruko foi destruído, a marionete do terceiro Kazekage foi destruída, suas 100 marionetes foram derrotadas, ele trocou de corpo para não ser selado, tentou perfurar a avó e não obteve sucesso porque a Sakura entrou na frente e recebeu o golpe e, mesmo assim, tentou mais uma vez perfurar a avó e aí... foi derrotado. Mas o que aconteceu então?
O que a Chiyo diz à Sakura é: "Para ser franca, era eu que deveria ter sido derrotada...Sasori antecipou meu ataque final, mas por algum motivo ele não conseguiu desviar dele. Ele ficou com a guarda baixa por um momento..."
E o que seria esse "algum motivo"? Simples: as marionetes papai e mamãe. Não é à toa que teve um flashback mostrando que essas marionetes foram as primeiras criações do Sasori e mostrando que ele chegou a manipulá-las para simular receber um abraço de seus pais. É como se essas marionetes fossem a última essência de humanidade do Sasori. Não é coerente um indivíduo que cresceu com o vazio de não ter os pais e que, na infância, tentava controlar "papai e mamãe" para ser abraçado por eles tivesse um momento de hesitação quando, de repente, visse essas marionetes vindo em sua direção? Será que, por um instante, ele imaginou os pais vindo lhe abraçar...? Enfim, a última cena do Sasori morrendo é justamente um paralelo com a cena do Sasori criança sendo "abraçado" por "mamãe e papai" e o momento atual dessas marionetes com armas perfuradas através do corpo dele: o autor fez questão de retratas as cenas de modo parecido, como vocês podem ver a seguir:
Para o Sasori ter "escolhido" morrer, ele teria que ter se convertido no fim. Ou seja, de alguma maneira ele teria que ter se arrependido dos seus crimes e/ou mostrar que alguma coisa no embate fez ele lembrar da importância que a avó tem para ele. Caso contrário, não parece ser coerente que depois de todos os obstáculos superados o Akatsuki simplesmente se entregasse à morte, certo? Relembre o tanto que ele persistiu no embate: Hiruko foi destruído, a marionete do terceiro Kazekage foi destruída, suas 100 marionetes foram derrotadas, ele trocou de corpo para não ser selado, tentou perfurar a avó e não obteve sucesso porque a Sakura entrou na frente e recebeu o golpe e, mesmo assim, tentou mais uma vez perfurar a avó e aí... foi derrotado. Mas o que aconteceu então?
O que a Chiyo diz à Sakura é: "Para ser franca, era eu que deveria ter sido derrotada...Sasori antecipou meu ataque final, mas por algum motivo ele não conseguiu desviar dele. Ele ficou com a guarda baixa por um momento..."
Fala da vovó :
E o que seria esse "algum motivo"? Simples: as marionetes papai e mamãe. Não é à toa que teve um flashback mostrando que essas marionetes foram as primeiras criações do Sasori e mostrando que ele chegou a manipulá-las para simular receber um abraço de seus pais. É como se essas marionetes fossem a última essência de humanidade do Sasori. Não é coerente um indivíduo que cresceu com o vazio de não ter os pais e que, na infância, tentava controlar "papai e mamãe" para ser abraçado por eles tivesse um momento de hesitação quando, de repente, visse essas marionetes vindo em sua direção? Será que, por um instante, ele imaginou os pais vindo lhe abraçar...? Enfim, a última cena do Sasori morrendo é justamente um paralelo com a cena do Sasori criança sendo "abraçado" por "mamãe e papai" e o momento atual dessas marionetes com armas perfuradas através do corpo dele: o autor fez questão de retratas as cenas de modo parecido, como vocês podem ver a seguir:
Sasori enfim sendo abraçado :
Com isso, é necessário frisar: não há demérito na vitória de Chiyo e Sakura contra Sasori; usar de elementos que fazem o oponente fraquejar pelo emocional é um mérito. A questão é que não fica claro se a Chiyo utiliza "mamãe e pai" como as marionetes do golpe final de propósito ou se foi apenas coincidência, mas, de qualquer forma, Sasori hesitou e perdeu o tempo de reação porque "a arma" usada para matá-lo mexeu com seu emocional, mesmo que por instantes.