Bom, tenho uma opinião formada do assunto.
Mas, só engloba a obra original e alguns extras. Para mim, Boruto The Movie foi a última coisa relacionada a Naruto feita pelo Kishimoto.
No mangá tivemos uma deixa, de que Kaguya estava preparando um exército para se defender de alguém. E então, nos foi apresentado Momoshiki.
Ele era da casa principal, enquanto Kaguya e Kinshiki eram servos secundários no clã, mas todos eram descendentes de um ancestral que já havia comido algum fruto de Chakra (o que explica os Dojutsus e habilidades naturais Otsutsuki).
Momoshiki, ao contrário dos outros, detinha o Rinnegan, reforçando sua superioridade. Além de dominar todos os elementais e até algumas KGs (provável que possua todas), seu jutsu mais peculiar é justamente uma variação do Mokuton no Jutsu (que ele usou também no filme).
A habilidade de converter Chakra alheio em sementes ou frutos, possivelmente, através disso ele plantou o Shinju na terra. Vale lembrar que no Planeta original deles tinha uma Shinju já seco, assim como o planeta estava deserto e sem vida, apontando que o Shinju teve 100% de sucesso ali.
Se pegarmos os cap de flashback do Obito, a união Células de Hashirama + Gedo Mazo criou um "mini-shinju", com os zetsus brotando nas raízes, da mesma forma que no passado o Shinju tinha capturado em sua raízes as vítimas do antigo MT.
Momoshiki cria uma semente especial, programada para virar uma enorme árvore, que usa seres vivos para absorver a energia natural da Terra. Ou seja, ele unifica toda a energia do planeta em um fruto.