ZeroFixe escreveu:
Disputa de interesses e luta de classe. Por exemplo, ensino público de qualidade quebraria quem comanda as redes privadas. Mesma coisa em saúde. É necessário sucatear o SUS, é necessário sucatear o Correios, é necessário manter a taxa de desemprego alta para consequentemente tirar direitos. "Emprego ou direitos" não é mesmo? acabamos ficando sem os dois. Sucatear qualquer outro serviço público é estratégico.
2021 batemos recorde em produção agrícola, mas pq metade da população, hoje, ou passa fome ou está em insegurança alimentar? Dólar tá batendo quase 6$, vale mais exportar do que vender pro mercado interno. Há pessoas que lucram com o caos e a desigualdade. Um dos maiores ensinamentos que tive nessa pandemia é que essa história de "todo mundo no mesmo barco" é historinha pra bobo acreditar.
O Brasil é um país de capitalismo dependente. Não somos Holanda, não somos Suíça ou Dinamarca como outro, erroneamente, comparou aí (além de botar culpa no povo). Temos uma posição subordinada na Divisão Internacional do Trabalho, ou seja, frente a economia mundial temos uma posição subordinada e dependente.
Na hora de olhar o comércio mundial não estamos na vanguarda tecnológica, não estamos produzindo chips, microchips, satélites, carros e etc. Estamos fundamentalmente produzindo e exportando minério de ferro, soja, laranja, carne de vaca, petróleo bruto e grande parte da população vivendo de comércio e serviços simples. Ter um papel subordinado na DIT, dentre outras coisas, faz com que o Brasil de maneira permanente transfira riqueza pra fora.
Outro exemplo, a Petrobras investiu anos e anos na descoberta no tal do pré-sal. Petrobrás desenvolveu tecnologia própria de perfuração em águas profundas com investimento público, bilhões. Tecnologia nacional que nem os chineses tinham. Hoje em dia os postos de pré-sal estão tudo na mão de multinacionais. Tudo. Quem mais lucra com pré-sal, hoje, é a Shell e petroleiras dos EUA. Uma riqueza nacional, nossa, descoberta com investimento público, dinheiro da classe trabalhadora, foi apropriado pelos monopólios internacionais e é transferido pra fora. Só quem lucra com Preço de Paridade de Importação (PPI) são acionistas estrangeiros. Com lucro recorde inclusive.
Enfim, não existe herói ou alguém que vai entrar e mudar tudo em 4 anos. Precisamos de um projeto nacional de desenvolvimento tecnológico e industrial e só conseguiremos fazer isso na cotovelada.
Perfeito, cara. Você disse tudo.
Eu queria dizer isso aí mesmo, mas não sabia como. Então você disse.
Quem tá por trás de todo o nosso atraso social, político, econômico, científico e tecnológico é esse SISTEMA maldito, que além de ser corrupto e perverso, é antinacionalista e antipovo.
O Brasil é um país muito rico naturalmente e possui um povo trabalhador e lutador. Mas toda essa riqueza natural não serve ao nosso povo, e o exemplo é a produção de soja pra engordar porco na Alemanha. Tem muito trouxa que se orgulha de o Brasil ser o maior produtor de soja do mundo, mas esquece que toda essa soja é vendida para o exterior e os milhões não retornam para o povo brasileiro, mas vai para a mão de um latifundiário que nem mora no Brasil. Enquanto isso a maior parte do povo passa fome, não tem educação, não tem saúde, não tem moradia e nem tem saneamento básico.
E pra piorar, esse Estado que nós temos dá apoio e suporte a esse SISTEMA maldito produtor de miséria e de atraso.
A tal democracia no Brasil só existe uma vez a cada quatro anos, e se resume a eleições. Só que eleição não muda um país, pois mudam-se as caras, mas o SISTEMA continua o mesmo.
Somente uma REVOLUÇÃO SOCIAL de CARÁTER POPULAR é capaz de derrubar esse Sistema e esse Estado, e mudar o Brasil. É nisso que eu acredito, pois a História mostra e prova que o que muda uma sociedade são as revoluções sociais populares.