Oq te faz acreditar ou desacreditar? Disserte.
Thousand Mirrors escreveu:Céu e inferno é a visão do "eu" sobre o "outro", aqueles que são como o "eu" vão para o céu, e aqueles que são como o "outro" vão para o inferno.
SenjuIchizoku escreveu:
Mestre”, perguntaram-lhe os discípulos, “porque foi que este homem nasceu cego? Por causa dos seus pecados em vidas passadas ou por causa dos pecados de seus pais?”
“Nem uma coisa nem outra”, disse Jesus.
Ben Ikneg escreveu:Talvez exista, talvez não exista... Não sei, mas...
Para ser sincero, eu não acredito no conceito de bem e mal no sentido divino, as pessoas são muito mais complexas do que isso e se analisarmos todo contexto histórico e biológico de um sujeito, sempre vamos notar que existe algum motivo para o comportamento de uma pessoa. Um psicopata já nasce sem capacidade de sentir empatia e está naturalmente inclinado para fazer o "suposto mal" ainda mais quando ele nasce num local com influência negativa para seu crescimento, porque um deus iria punir um sujeito que naturalmente nasceu assim? Porque simplesmente não dar o que "falta" para ele e dar uma nova oportunidade?
O "bem" e o "mal" que eu acredito é puramente um conceito criado pela sociedade. Um individuo está prejudicando a sociedade de alguma forma? Então ele será punido pelas próprias pessoas, sendo que... Esse julgamento não é perfeito porque o mundo não é perfeito, pessoas que fizeram atrocidades podem muito bem nunca serem presas e até mesmo inocentes podem ser presos, mas isso só mostra que não somos onipresentes para ditar como o nosso mundo vai funcionar.
E dessa nossa própria incapacidade, nasce o desejo que um deus consiga julgar as pessoas, mas... Será que é tão fácil de dividir as pessoas em bom e mal quando o livre arbítrio e as limitações do mundo estão envolvidas? Sinceramente... Acho complicado.