Não entendo de onde tiram que o Shanks é um dos Yonkous mais fortes, praticamente nada do seu poder foi mostrado, lol. Mas que tem hype, tem.
Akainu no meu ver consegue lutar de igual pra igual com qualquer yonkou, eu o veria lutando com Kaido, com resultado imprevisível. Garp e Sengoku pra mim se encarassem a big mom seriam mais prováveis de vencer, ela atualmente também não está em seu auge, como pudemos ver nos últimos arcos, ela perdendo sua memória, perdendo controle dos minions, sendo humilhada por Kaido, esse sim no auge (ou não?), Kaido simplesmente não mostrou nenhuma fraqueza ainda. Barba Negra se lutasse contra Aokiji, apesar das duas akumas do mi, ele tem um físico simplesmente muito fraco: derrotado pelo Magellan, quase morto por um barba branca praticamente morto, correu do Shanks, correu do Akainu, apanhou do Sengoku. É um homem que toma os golpes de fogo do Ace de cara e rola no chão, está sempre a sangrar com qualquer ataque, enfim. Penso que ele conseguiu virar um Yonkou por ter planejado a fuga dos piratas do nível 6 e pelos territórios que roubou do BB, foi mais uma conquista da sua astúcia (muito bem planejado, desde o furto da akuma no mi das trevas usando BB até a captura do Ace), me parece ser o Yonkou mais esperto. No 1x1, sem nenhuma maracutaia, eu realmente não o vejo vencendo nenhum Almirante.
Sobra Shanks e Kizaru, que eu não faço ideia do que aconteceria. Shanks tem sido hypado bastante pelo Oda, mas sobre sua força, só o vimos partir o céu naquele ataque contra BB nerfado (por isso, por falta de critério melhor, imagino que esse seja seu nível de poder). Shanks é um personagem estranho, no final das contas. Perder o braço daquele jeito e ser enganado pela bomba de fumaça do bandido eu entendo que foi no início do mangá, não conta. Mas sofrer uma cicatriz no olho do BN e admitir que não foi por descuido é chocante, BN saiu ileso? Mas mesmo tendo esses momentos estranhos, o hype é real, penso que Shanks venceria Kizaru.
No geral, vejo os almirantes como favoritos.