O que importa para um personagem é sua construção. Um personagem pode ser simples e clichê, mas se ele for bem construído dentro do trama, você naturalmente vai "gostar" dele de alguma forma. E não precisa ser uma construção excessivamente pesada em lore, personalidade ou visual, você pode fazer bons personagens em tramas simples ou até mesmo medíocres, basta saber o que está fazendo com tal sujeito.
Mas irei citar algumas características que me chamam atenção em personagens femininos que eu geralmente gosto:
- Imponência, imprevisibilidade e um visual simples mas estiloso:Makima não é nenhuma super-vilã super bem construída e com uma história inédita dentro da ficção, mas ela tem presença e suas ações são inicialmente imprevisíveis para quem está lendo, esse fator é algo que dá um bom charme para a moça, ainda mais que ela é visualmente bonita.
Realismo, coerência emocional com base em sua história e presença:Aiko é uma personagem com diversos problemas emocionais devido a sua péssima convivência com sua mãe. As atitudes de Aiko são coerentes com base no que ela viveu, até mesmo quando ela é incoerente há um motivo para isso, sem falar que sua presença é muito bem representada pelo autor de Oyasumi Punpun, seu relacionamento com o protagonista na história é a verdadeira representação de relacionamento tóxico e
você como leitor sente angustiado quando essa garota retorna mais tarde no mangá.
Malandragem e bom humorEu gosto bastante quando um personagem feminino consegue me fazer rir, Olivia apesar de ter esse visual todo waifutizado e todo fofinho, ela é completamente desconstruída com base nisso, suas ações não são fofas e sinto que o autor consegue usar ela muito bem dentro da comédia, alguns exemplos:
- Ela é uma personagem que finge ser de outro país e finge saber inglês, gera situações engraçadas onde ela tem que fingir ser uma pessoa que não é.
- Não possui notas boas.
- É malandra.
- Ela adora sacanear suas amigas, e não tem problema em trapacear em jogos.
- É impulsiva mas sem ser agressiva, gera situações desnecessárias mas naturais que todo adolescente pode acabar fazendo num impulso.
- Tem CC, sim, uma menininha japonesa tem CC e não passa desodorante.
Senso moral, consequência e naturalidadeIsso é algo bem simples, diversas personagens femininas que eu detesto podem ter essas características, mas sinto que a naturalidade pode ser o diferencial em diversos casos. Um exemplo que posso dar é a Hinata de Sangatsu no Lion, uma garotinha bobinha mas com forte senso moral, ela é punida por defender uma determinada pessoa e mesmo assim suas ações são coerentes e naturais com tudo que ela passou, ela consegue mostrar uma naturalidade que não é todo personagem feminino da ficção consegue mostrar.
Apesar dela ser inocente, o anime consegue demonstrar vários nuances de sua personalidade, foi tão bem trabalhada que podemos deduzir muito bem quando está triste, feliz, com raiva, preocupada e até mesmo com inveja.