O que me incomoda não é tanto esse lance de cultura, pode até incomodar, mas não tanto. Cada um tem que viver a sua vida e fazer o que acha produtivo para si mesmo sem ficar de olho no quintal alheio. O que me incomoda de verdade é isso https://economia-uol-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/01/11/inflacao-dezembro-de-2021-ipca-ibge.amp.htm?usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D&_js_v=a6&_gsa=1#referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&csi=1&share=https%3A%2F%2Feconomia.uol.com.br%2Fnoticias%2Fredacao%2F2022%2F01%2F11%2Finflacao-dezembro-de-2021-ipca-ibge.htm, a merda da inflação acima de 10%. Pagar 66% do preço acima da gasolina, imposto absurdo, você paga por exemplo 2 reais no preço de um latinha de refri e mais 2 reais para o governo, além disso, o estado que deveria suprir a necessidade da população não faz nada, suga o nosso dinheiro pra nada. Ruas, avenidas e estradas em países de primeiro mundo parece tapete, o dinheiro que a população gasta ao estado tem retorno em educação, segurança e no transporte público. Alimentos que são produzidos no Brasil tem péssima qualidade, leites, carnes, refrigerantes são péssimos, cheios de química. Caso o problema do Brasil fosse somente músicas ruins ou esportes desinteressantes estávamos feitos. O Brasil tem um puta poder econômico, porém é menos desenvolvido que os outros países da América do sul, produtos transportados para o Brasil é apenas refugo (carros, celulares, computadores, etc).
@Joker Estou considerando os melhores smartphones, pois 95% são refugos no brasil. Afinal, o que chamamos de "luxo" aqui, lá é "lixo". Uma TV com a qualidade dessas que tem no território nacional brasileiro, no exterior encontra no lixão, sem brincadeira. Um carro usado que você gasta 10K no MÍNIMO, lá vc encontra carrão usado (a nível brasileiro) por 900 a 3K dólares
Uma família gastar 500 reais em uma compra do mês no supermercado + alimentação? Impossível, colega. A inflação subiu mais que 10%
PS5 mídia digital e física + controle + 2 jogos você vai gastar mais que 6K.
A depender da região onde você morar, uma cidade com uma qualidade de vida ok e tals, é em torno de 1000 reais no mínimo – considerando materiais –, isso se você quiser concorrer às melhores universidades brasileiras, como dizes.
@JuliaDark Sim, mas certifique-se que você ganha e gasta em dólares, portanto não é vantajoso converter em reais.
Ademais, concordo quando dizem que financeiramente é mais vantajoso morar no Brasil ganhando bem que morar fora do país ganhando pouco, mesmo existindo discrepância na qualidade de vida.