Aqui o Taijutsu e velocidade de Jiraya e algo quase infalível, já no manga com seu SM, ele correu de 3 corpos de Pain dizendo que morreria se fosse enfrentar os 3 no mano a mano, teve seu soco bloqueado facilmente por um dos caminhos, e de fato ele não conseguiu derrotar nenhum caminho com Taijutsu.
Senjutsu melhora o taijutsu com a técnica dos sapos, além de deixar o usuário muito mais rápido e forte. Ainda assim não é o suficiente pra enfrentar três usuários de rinnegan com coordenação perfeita. Atributos como força e velocidade são muito superestimados, é preciso acertar de forma efetiva, pra dar um bom dano.
O ponto forte da velocidade é o fato de cegar os inimigos correndo dos olhos deles pra acertar pontos críticos, tal efeito não é conquistado contra o pain, que tem uma visão que cobre todos os pontos.
Outro ponto e o Gamarinshou, aqui e só ativar e pronto, mas o manga deixo claro como a água que precisasse de uma preparação, e que o Genjutsu só foi possível por causa do ambiente em que eles se encontravam, ele se aproveitou das tubulações para correr e se esconder enquanto os Sapos sincronizavam a voz, oque definitivamente não aconteceria em um ambiente aberto.
Mas aqui todos cagam para isso e só manda um: Jiraya vence via Gamarinshou.
Não sei em que argumento é dito que Jiraya vence via gamarinshou. Mas o fato é que precisa de tempo pra carregar e isso é óbvio, como tu disse. Acredito que quem argumenta isso tem em mente que contra o determinado oponente o jiraya teria tempo pra carregar. Se eu argumentasse isso ao menos seria com o pensamento de que o Jiraya conseguiria comprar tempo pra usar a técnica.
Minha inspiração foi ver gente dizendo que Jiraya e superior a Kabuto SM no Taijutsu, quando ele não tem quase nenhum proeza nessa área.
Hmm... Quanto a isso, nem jiraya nem kabuto se mostraram muito eficientes aqui. O ponto forte deles nem é o taijutsu em si, é o fato de terem algo que ajuda muito. Que é o caso do senjutsu e dos seres grudados neles. Se for puramente no taijutsu, então creio que o Kabuto mostrou mais. Ao que parece o senjutsu das cobras dá mais reflexo e isso é uma das melhores coisas pra se ter em uma luta de alto nível de taijutsu.
Ou gente dizendo: Jiraya vence via Gamarinshou, em um ambiente totalmente aberti, ignorando completamente as circunstâncias em que o Jutsu foi usado.
Nada é dito sobre ter que ser usado em ambientes fechados, salvo engano. O Jiraya usou os tubos pra comprar tempo só, até onde eu sei. Assim como ele conseguiu comprar tempo pra juntar senjutsu com os sapos, ele poderia conseguir comprar tempo de outras formas dependendo do nível da batalha. Contra um outro usuário de senjutsu seria difícil, mas não impossível.