Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual atitude vc tomaria? EmptyQual atitude vc tomaria?

more_horiz
Essa materia mostra um rapaz que foi matar o atual namorado da sua Ex no trabalho. Deu 4 tiros e a arma falhou. Então o rapaz e o dono da oficina entraram em luta corporal com o meliante e depois deixaram o rapaz ir embora.

Mas deixar o cara ir embora não é uma atitude ruim?

Não é dissiminando a violencia nem nada, mas eu já pensei muito sobre isso, em situações semelhantes em que eu pudesse estar.

Sinceramente, eu acho que não deixaria o cara ir embora vivo não. Eu aproveitaria pra finalizar o cara de uma forma ou de outra, e encararia o julgamento apelando pra legitima defesa.

E vcs, o que acham desse caso?

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/07/15/homem-tenta-matar-o-namorado-da-ex-a-tiros-e-desarmado-e-leva-surra-da-vitima-em-sp-video.ghtml

descriptionQual atitude vc tomaria? EmptyRe: Qual atitude vc tomaria?

more_horiz
Sim eu imagino que deva ser indignante ver cenas como estas.

Como você perguntou uma questão mais pessoal e não geral, eu no MEU CASO iria recorrer a justiça o mais
rapidamente possível e de preferência já iria me mudar para bem longe do local e da cidade, pois querendo
ou não se o rapaz teve a audácia de tentar cometer tal atitude, ele seria capaz novamente.

Mas EU faria isso, porque sou contra violência e EU não consigo/tenho coragem de matar nem mesmo uma
mosca direito, logo seria inviável eu tentar matá-lo por legítima defesa, sendo que seria inútil, pois eu não 
tenho coragem de matar alguém e nem tenho vontade. 

É isto, simplesmente eu fugiria.

more_horiz
@Victor eu imagino que essa seja a atitude mais correta mesmo a se tomar... Mas pra ser sincero eu não sei. Eu já pensei muito sobre isso, qndo mais novo já meio que sai em brigas por conta disso... e sempre ficava pensando, o que aconteceria se aparecesse um Ex armado atras de mim? ... se eu conseguisse desarmar o cara, será que eu simplesmente soltaria o cara depois e ligaria pra policia? Sinceramente, eu sou muito zen... sou muito de boa hoje em dia... mas nesse caso, eu acho que seria mais frio ainda, a ponto de matar o cara e aproveitar a oportunidade pra apelar pro legitima defesa... acho que um cara que faz isso uma vez, faz duas vezes... mas sei lá... na hora a reação pode ser outra.

more_horiz
no mínimo, eu chamaria a polícia por tentativa de assassinato. Depois eu me mudaria do lugar.

more_horiz
O ato seria julgado não seria julgado como legítima defesa, mas como excesso de defesa. Depois de desarmar e impossibilitar o cara, homicídio não seria excesso de defesa?

Mas de qualquer forma, os caras aí do vídeo não sabem lutar, então é aquilo também né, se eles conseguissem finalizar com um, dois ou três golpes, aí faria sentido dizer que foi legítima defesa mesmo.

1. Desarmou.
2. Golpeou.
3. Matou.

Em uma sequência rápida? Dá pra argumentar completamente que foi um caso de legítima defesa, estava sob perigo e matei o sujeito imediatamente.
Agora se formos ver o cara desarmado, todo fudido no chão e eles ainda agredindo o sujeito, seria excesso de defesa, já que eles já não estariam mais sob risco e mesmo assim estariam tentando matar o meliante.

Mas matar um cara na base da luta de imediato assim não é nada fácil. Pra matar uma sequência de golpes fortes no pescoço do cara é um convite pro inferno, no coração eu não sei quanta força precisa pra ser fatal, acho que depende da capacidade do cara que desfere.

Minha atitude? Não sei, quem sabe.
:yoda:

more_horiz
Depois de desarmar e impossibilitar o cara, homicídio não seria excesso de defesa?

Sim, seria considerado excesso Doloso... o que quero dizer é que as vezes o medo de um possível retorno do meliante, talvez compense encarar a justiça mesmo com a defesa de que tudo foi feito em legitima defesa, e encarar o processo de excesso doloso. Como réu primário, e dado as circunstancias, a pena talvez pode até cavar um excesso culposo.

cade a galera do direito? o Mikeias faz direito né? .... quem mais aqui saberia sobre isso?

more_horiz
Paçoca do Mato escreveu:
Depois de desarmar e impossibilitar o cara, homicídio não seria excesso de defesa?

Sim, seria considerado excesso Doloso... o que quero dizer é que as vezes o medo de um possível retorno do meliante, talvez compense encarar a justiça mesmo com a defesa de que tudo foi feito em legitima defesa, e encarar o processo de excesso doloso. Como réu primário, e dado as circunstancias, a pena talvez pode até cavar um excesso culposo.

cade a galera do direito? o Mikeias faz direito né? .... quem mais aqui saberia sobre isso?

@The Wick

more_horiz
Paçoca do Mato escreveu:

Aí dependeria se você detém de posse de arma. Porque se você tivesse, na próxima vez que o cara brotasse lá armado era só uma nuca do vagabundo e você possui garantia de legítima defesa contra atentado iminente.

Mas como eu já disse, basta você não impossibilitar o cara. Se o cara estiver armado, você fechar distância, segurar a mão armada e matar o cara instantaneamente, provavelmente não seria considerado como excesso doloso, porque aquela foi a medida que você achou adequada para eliminar o perigo.

E por que isso? Porque nessa situação o meio necessário te protege. Não é desproporcional você matar o cara se ele apontou uma arma pra você, a lei vai entender isso como o meio que você usou para garantir sua própria vida.

O problema é justamente se você desarmar o cara e depois impossibilitar ele, porque aí você já usou o meio necessário e não está mais em risco, agora você não está mais salvaguardado pela legítima defesa.

Eu acho que o julgamento certo seria esse pelo menos.
:kyo2:

more_horiz
Eu faria que nem o Homem-Aranha... Amarrava o cara e ligava pra Polícia
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos