APRESENTAÇÃO
Por tratar-se de um personagem secundário ainda da fase clássica, onde a escala de poder era bem inferior a parte II, é um personagem corriqueiramente subestimado e é aí, na intenção de mudar essa realidade, que proponho uma discussão sobre até onde o potencial do Kidōmaru poderia ter ido caso não tivesse morrido na parte I. O tópico, portanto, pretende fazer uma análise aprofundada sobre as habilidades e poderes do Kidōmaru, ressaltando algumas de suas capacidades de lutas e feitos esquecidos ou incompreendidos pela comunidade. Assim, dando a vocês embasamento para responderem as questões propostas pelo tópico
ADAPTABILIDADE E VERSATILIDADE
A primeira coisa importante de entender sobre o Kidōmaru é que o mesmo não se resume as suas características ou poderes únicos:
Ele, tal como o resto do quarteto do som, fazia parte da elite militar de Otogakure, sendo escolhido a dedo por Orochimaru para compor o grupo de guarda-costas do Sannin no ataque a uma das cincos grandes vilas. Muito disso se deve ao seu amplo conhecimento e domínio sobre os mais variados tipos de técnicas, sendo um especialista em Kekkaijutsu ("Técnica de Barreira") e Fūinjutsu ("Técnicas de Selamento") de alto nível. O Shishienjin, por exemplo, é uma barreira conjunta que deixou a Anbu de Konoha completamente impotente na defesa do Hokage e o próprio Sandaime Hokage, o Hiruzen — representando um dos patamares mais altos de poder da época —, observou que não seria nada fácil derrubar a barreira criada pelo quarteto [1].
É notável também seu conhecimento sobre anatomia humana, já que foi capaz de mensurar em quantos centímetros havia errado um ponto vital do Neji e deduzir precisamente em qual vértebra se encontrava a falha na visão do Byakugan [2]. O que mostra mais uma vez o quão versado era o Kidōmaru e o potencial que ele tinha para se especializar em diferentes tipos de habilidades ou áreas de conhecimento.
Acerca da sua capacidade de adaptação em batalha, temos a segunda coisa importante a saber sobre o Kidōmaru:
Destaque: "...and because of the gentle fist close combat's a no-no. My only option's to hit his blind spot from far away."
Tradução: "...e por causa do Jūken lutar no corpo a corpo é inviável. Minha única opção é atacar seu ponto cego a distância."
O Kidōmaru não é, normalmente, um combatente de longa distância, sendo que adotou esse estilo de luta contra o Neji no intuito de evitar ser constantemente pressionado pelo Jūken do Hyūga. O que é a primeira demonstração da sua flexibilidade e alta capacidade de adaptação as circunstâncias que a luta apresenta.
INTELIGÊNCIA
A característica mais impressionante do Kidōmaru é certamente sua inteligência e brilhantismo em batalha para decifrar os pontos fortes e fracos, vantagens e fraquezas, do adversário e elaborar a contramedida mais adqueda em cima disso:
Destaque: "He makes no pointless attacks,... from each one, gains some useful knowledge... like... picking up on the failings of the byakugan. He's brilliant... He's the strongest... i've ever fought!!"
Tradução: "Ele não faz ataques inúteis,... de cada um, adquire um conhecimento útil... como... descobrir as falhas do Byakugan. Ele é brilhante,... é o mais forte... com quem já lutei!!"
Não obstante a forma como o Kidōmaru tende a visualizar suas lutas como um mero jogo ou passatempo, ele ainda é considerado um ninja extremamente técnico e perspicaz em batalha. Sabe respeitar as vantagens do adversário e utilizar da sua versatilidade e adaptação para compreendê-las em sua totalidade no transcorrer da luta, permitindo-lhe a cada round ou etapa da batalha construir uma estratégia ainda mais efetiva do que a anterior.
Na primeira rodada de ataques a distância [3], o Kidōmaru conseguiu deduzir as outras capacidades visuais do Byakugan a partir da forma como o Neji percebeu o ataque pelas costas e como o Hyūga aparentemente conseguia ver sua exata localização:
Destaque: "Those moves... he blocked attacks behind him and pinpointed where I was hiding. He's got 360 degree x-ray vision..."
Tradução: "Esses movimentos... ele bloqueou ataques atrás dele e identificou onde eu estava me escondendo. Ele tem uma visão de raio-x de 360 graus..."
De modo subjacente e paralelo a isto, Kidōmaru compreendeu a mecânica do Hakkeshō Kaiten e determinou a melhor forma de combatê-la com apenas uma única visualização da técnica em ação:
Destaque: "If he can block physical attacks by emitting lots of chakra and rotating... All I need to do is stop that rotation!"
Tradução: "Se ele pode bloquear ataques físicos emitindo uma grande quantidade de chakra e girando... Tudo que eu preciso fazer é parar essa rotação!"
Ao inviabilizar o uso do principal recurso defensivo do Neji, o ninja do som força o Hyūga a ir ao máximo de suas capacidades para desviar de cada ataque. Nessa etapa da luta, o Kidōmaru ia aumentando gradativamente a pressão imposta em cada ataque, de forma a desvelar todos os limites físicos do adversário e a relação de dependência do Neji para com sua defesa [4][5]. Neste altura, o Kidōmaru já havia descoberto o grande segredo do Byakugan, o que fica implícito neste recorte do Neji:
Destaque: "He's caught on tô the secret of the Byakugan."
Tradução: "Ele descobriu o segredo do Byakugan."
Tradução: "Ele descobriu o segredo do Byakugan."
O segredo :
O autor revela esse segredo da seguinte forma:
Fazendo o Kidōmaru concatenar sobre todas as informações que havia adquirido no decorrer do combate para expor ao leitor que o ângulo morto ou a falha na visão do Byakugan inicia no nível da primeira vértebra torácica e se espalha para fora na forma de um cone estreito.
Indubitavelmente, um gênio no quesito de análise tática, sendo bem questionável quem seria superior a quem entre o Kidōmaru e o Shikamaru de idade similar.
ANATOMIA E ATRIBUTOS FÍSICOS
Reconhecer as capacidades físicas do Kidōmaru requer atenção nos pequenos detalhes, pois o estilo de luta adotado contra o Neji não favorece tanto uma boa visualização do seu verdadeiro potencial físico. Por exemplo, é preciso perceber que, segundo o Kidōmaru, as lâminas kunais por serem lançadas a mais de 50 metros do alvo, não retinha força o suficiente para ser tipicamente mortal ao adversário independentemente deste evitar ou não ser atingido em um ponto vital [6]. Contudo, o Neji ainda precisava usar a emissão de chakra para desacelerar a lâmina e desviar ou evitar um golpe fatal no último segundo [7]:
Destaque: "He slowed my dagger with chakra at the last second..."
Tradução: "Ele desacelerou minha adaga com chakra no último segundo..."
Tradução: "Ele desacelerou minha adaga com chakra no último segundo..."
Essa força naturalmente grande explica o poder destrutivo imenso que as flechas do Kidōmaru adquirem ao ter sua força amplificada pelo Jūin Lv2:
Um outro exemplo está relacionado a destreza e a capacidade de movimentação do Kidōmaru:
Durante todo capítulo 195, percebe-se que o ninja do som realiza a configuração ou preparação de seus ataques no ínterim em que o Neji sequer havia saído do lugar ou pudesse racionalizar alguma estratégia para combatê-lo. Isso é um detalhe que passa desapercebido ao olhos de muitos, devendo ser lembrado que o Kidōmaru aproveitava-se de toda a área ao redor do Neji, respeitando sempre o limite de alcance de 50m do Byakugan.
Sua percepção e reflexos eram elevados o suficiente para reagir à queima-roupa a uma sequência de ataques visando o seu ponto cego [8], sendo que seu feito mais impressionante neste sentido foi reagir ao Hakke Rokujūyon Shō também a queima-roupa e ativar sua técnica defensiva numa velocidade que o Neji não fosse capaz de perceber durante a execução do movimento de taijutsu [9]. Esta última façanha torna-se verdadeiramente impressionante, quando se considera que uma versão inferior do Hyūga (sem utilizar nada mais do que golpes normais do Jūken) executavas golpes numa velocidade capaz de cegar outro usuário de Byakugan e deixar a Kurenai completamente perdida sobre o que de fato estava acontecendo na luta [10].
Em relação a anatomia do Kidōmaru, a estrutura do seu corpo remete obviamente ao seu tema de aranha. Possuindo dois pares extras de braços que lhe proporcionam utilidade e dinamismo na execução de selos, utilização de ferramentas e outras variedades de tarefas, bem como, contribuem diretamente na potência dos ataques, no manuseio das teias de aranha e no tecer das formas que elas adquirem. Ele também possui um terceiro olho que lhe proporciona grande precisão visual a uma distância de algumas centenas de metros [11]. E, por fim, seu corpo é capaz de produzir ao menos dois tipos de substâncias que compõem a base do seu estilo de combate, substâncias essas que serão abordadas no próximo tópico.
ARSENAL DE TÉCNICAS
O arsenal de técnicas do Kidōmaru é majoritariamente composto por técnicas associadas ao seu animal símbolo, aranhas. É um arsenal único e relativamente extenso de técnicas Hijutsu que desvela a necessidade em dividi-las em dois grupos de Kumo no Jutsu ("Técnicas de Aranha") para compreendê-las em sua inteireza: as técnicas baseadas nas teias de aranha e as técnicas baseadas no ouro pegajoso.
TEIAS DE ARANHA
As teias criadas pelo Kidōmaru são, essencialmente, o produto da combinação de seus fluídos corporais e o chakra:
Mas também há chakra fluindo dentro dos fios [12], o que reforça as características naturais da teia como adesão e elasticidade, bem como a resistência dos fios. O próprio Kidōmaru chegou a comentar que as suas teias eram fortes o suficientes para suportar a dois elefantes, enquanto no mostrado eram tenazes o bastante para inibir o movimento de rotação do Hakkeshō Kaiten ou mesmo resistir a tensão aplicada pelos seis braços do Kidōmaru no disparo da sua flecha final:
Através dessas teias, ele adquire uma grande variedade de técnicas ofensivas, defensivas e suplementares em seu arsenal, já que a utilidade dessas teias vai desde a função básica de auxiliá-lo na captura de seus alvo a função de um sensor físico que detecta a mais insignificante mudança no ambiente ao redor.
OURO PEGAJOSO
O Kumo Nenkin é, nas palavras do próprio Kidōmaru, uma substância metálica e líquida que solidifica ao contato com o ar:
Destaque: "My Kumo Nenkin is metal that hardens upon contact with air and doesn't let chakra through, either. And I can emit it not just from my mouth, but from my sweat glands as well."
Tradução: "Meu Kumo Nenkin é um metal que endurece em contato com o ar e também impede a passagem do chakra. E posso emitir não apenas da minha boca, mas também das minhas glândulas sudoríparas."
O usuário através do chakra estimula as glândulas sudoríparas a produzir e secretar grandes quantidades dessa substância que pode ser moldada em diferentes tipos de armas ou ferramentas para o combate. Um material altamente durável a impactos e efetivo contra certos ninjutsus ou estilos de luta, por coibir a ação de técnicas que atuam por meio do chakra, o que adiciona um grande poder ofensivo e defensivo ao Kidōmaru.
KUCHIYOSE NO JUTSU E OUTROS...
A outra parte do seu arsenal é composto por técnicas de invocação e alguns recursos táticos que merecem certa atenção. Para não ficar uma seção muito enxuta, vou comentar algumas possibilidades verossímil.
Sobre as invocações, o Kidōmaru era um dos três membros do quarteto que possuía um contrato particular, sendo que seu contrato foi firmado com invocações do tipo aranha [13]. Embora não tenhamos visto muito do que esse tipo de invocação é capaz de fazer em batalha — quem sabe uso de venenos, cerdas uticantes, ácido, etc...—, ela foi usada para dar à luz a incontáveis filhotes de aranha que pressionavam o adversário não apenas com números, mas também usavam teias para capturar o alvo [14]. É curioso notar que o Kidōmaru deliberadamente sacrificou sua invocação na luta contra o Neji. O que nos leva a intuir que possivelmente ele possa invocar outras aranhas e, portanto, sacrificar ou não aquela aranha especifica não faria tanta diferença no seu arsenal.
A despeito dos recursos táticos anteriormente mencionados, gostaria de chamar atenção de vocês ao Kekkai Hōjin:
É essencialmente um Kekkaijutsu, uma barreira levantada dentro de um perímetro delimitado por selos. No momento em que alguém adentra esse perímetro, ele é instantâneamente atingido pelos efeitos transcritos nos selos em questão:
Spoiler :
Neji: "A letter bomb... I see five more. They're forming a perimeter barrier."
Tradução: "Uma tarja explosiva... e consigo ver mais cinco. Elas estão formando uma barreira perimetral."
Shikamaru: "It's a kind of trap ninjutsu. A booby trap ninjutsu is triggered when an enemy enters a specified area."
Tradução: "É uma espécie de ninjutsu de armadilha. Um ninjutsu de armadilha que é acionado quando um inimigo adentra uma área específica."
A principal vantagem deste recurso é que ele pode ser adaptado para diferentes funções ou efeitos, pois os selos ou amuletos usados na técnica podem ser escritos com diferentes tipos de fórmulas. Há selos explosivos, selos que provocam incêndios, selos que suprimem o chakra, selos que negam a visão do Byakugan (Fūkoku Hōin), etc.
RESOLUÇÃO
Curiosamente, dentre os membros do quarteto do som, nas suas respectivas batalhas individuais, o Kidōmaru foi o único a usar o Jūin Lv2 não por ser forçado a recorrer a ele para ter que lidar com seu adversário, mas sim como forma de reconhecer o Neji como uma bom desafio:
Destaque: "Well... He did give me my money's worth (constitui-e numa expressão que traz a ideia de ter "valido a pena" o esforço, investimento ou confiança empregados em algo.). So in thanks..."
Tradução: "Bem... Ele recompensou-me pelo meu investimento. Então, em agradecimento..."
Corroborando com a observação feita por Sakon e Tayuya quanto a natureza do Kidōmaru:
Cap. 195 :
Destaque: "Sakon: You know he likes to amuse himself... One of them probably struck his fancy. Tayuya: Yeah, but when that fool gets excited... he goes into that state way too easily."
Tradução: "Sakon: Você sabe que ele gosta de se divertir... Provavelmente, um deles atraiu sua atenção Tayuya: Sim, mas quando aquele idiota fica excitado, ele entra nesse estado (o segundo estágio) muito facilmente."
Tradução: "Sakon: Você sabe que ele gosta de se divertir... Provavelmente, um deles atraiu sua atenção Tayuya: Sim, mas quando aquele idiota fica excitado, ele entra nesse estado (o segundo estágio) muito facilmente."
O que mais uma vez mostra o quão formidável o Kidōmaru era em tenra idade, nos conduzindo de volta a questão que dá nome ao tópico:
→ Considerando que aos 14 anos o Kidōmaru já tenha atingido um nível absurdamente alto e que sua curva crescimento continuaria a mesma, o quão longe ele poderia ter chegado com tanto potencial caso tivesse sobrevivido a luta contra o Neji? Ele poderia ter se tornado um ninja de nível Kage? Aos 17, 20 e 30 anos ele poderia ter se tornado mais forte que algum shinobi poderoso na obra?
→ Considerando sua inteligência, qual a técnica mais complexa que o Kidōmaru seria capaz de destrinchar e propor uma forma combatê-la (Kamui, Rikudō no Pain, Joki Boy, Izanagi)? Caso tivesse sobrevivido, poderia ter se equiparado a alguns dos maiores intelectos da obra?
→ Você acredita que o Kidōmaru com o tempo pudesse vim a desenvolver alguma técnica que aumentasse exponencialmente seu nível? Ou que tipos de técnicas você acha ou imagina que se encaixaria perfeitamente no tema de aranha?
[...]
Espero que gostem do tópico e que, por Deus, não flop. Bjs...