Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionInjúria racial - Código Penal: Oque acham? EmptyInjúria racial - Código Penal: Oque acham?

more_horiz
Recentemente teve uma grande repercussão no caso dos filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso que sofreram racismo 
e recebeu uma grande quantidade de espectadores e a criminosa que cometeu tal ato foi levada no mesmo dia para a delegacia.

LINK DA NOTÍCIA :

E o pior de tudo é que a mulher que cometeu tal crime foi liberada, apesar de ter acontecido em Portugal, as leis contra o racismo lá são
as mesmas que existem no Brasil e assim como aqui.

Injúria Racial é ofender alguém com base em sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. O Código Penal, em seu artigo 140, descreve o delito de injúria, que consiste na conduta de ofender a dignidade de alguém, e prevê como pena, a reclusão de 1 a 6 meses ou multa.

Ao meu ver essas penas deveriam ser aumentadas e muito, em decorrência dos diversos fatos desde os tempos que se estendem até 
os dias de hoje, com morte de pessoas negras, crianças sendo discriminadas, falta de oportunidade... 

Eu não preciso ser negro para enxergar a decadência que é nosso país e os demais na américa latina em relação a pessoas negras e 
isso precisa de medidas drásticas, como penas de +8 anos, sem fiança, sem formas de se livrar de situações onde o racismo é explícito.

Oque vocês acham sobre o racismo atual, tanto no Brasil quanto no Mundo?

Acham que deveriam ser implementadas penas mais severas para quem comete tal crime?

descriptionInjúria racial - Código Penal: Oque acham? EmptyRe: Injúria racial - Código Penal: Oque acham?

more_horiz
Olha, pode ser meio polêmico o que vou falar mas acho que ofensas são os menores do problemas mesmo que isso cause danos psicológicos em um individuo, falo disso pois independente da cor, nacionalidade, religião, peso corporal ou sexualidade... Você vai ser ofendido ou agredido psicologicamente de alguma forma, alguns menos e outros mais, mas você não vai escapar de algum individuo tecendo comentários injustos ou ofensivos contra você, inclusive qualquer um de nós pode ser ignorantes de fazer tal coisa com outra pessoa... Vai que no futuro sejamos "cancelados" pela juventude por qualquer besteira que condenamos atualmente?

Nesse sentido, acho que deve existir um perdão para os indivíduos nesse sentido na primeira ocorrência julgada, mas caso seja reincidente e não demonstre nenhum tipo de arrependimento ou culpa em continuar desmoralizando outros indivíduos, a pena pode ser obviamente maior, assim como a multa e o trabalho comunitário serem exigidos.

Não acompanhei a noticia, mas já imagino o que deve ter acontecido, o povo de Portugal é bem predatório com o nosso povo, principalmente com mulheres brasileiras.

descriptionInjúria racial - Código Penal: Oque acham? EmptyRe: Injúria racial - Código Penal: Oque acham?

more_horiz
Oque vocês acham sobre o racismo atual, tanto no Brasil quanto no Mundo?
Quando era mais novo eu fui vitima... não gosto muito de dizer isso, até na hora eu levei na brincadeira e fiz piada, como sempre faço de tudo, mas foi um sentimento que guardei pra mim que foi horrivel... Em minha adolecencia, eu trabalhava de vendedor em uma loja de roupas em Guarapari/ES, uma cidade mais do interior que tem uma população bem sasional, devido as suas praias... então, a população natural de lá de 80mil habitantes, vira 1,2milhões no verão, final de ano, carnaval e em outros feriados... Dai, uma senhora entrou na loja, eu fui atender ela, ela olhou pra mim e me desdenhou, passou direto, e foi falar com uma amiga vendedora do meu lado. Eu não entendi, a minha amiga disse que eu iria atender ela (a senhora cliente), e ela disse que não queria ser atendida por mim, que ela se sentia melhor se fosse atendida por ela, e se ela não quisesse ela procuraria outra vendedora. Na hora eu fiz piada, e achei graça, mas aquilo doeu, não sei se foi por eu ser moreno e tals, e a vendedora loira, mas eu nunca havia visto a mulher, e ela me tratou daquele jeito... Hoje em dia, as coisas teriam ficado feias pra ela...Naquela epoca, eu só deixei e guardei isso.

Dito isso, eu tbm sou contra aquele discurso de que o Brasil é um pais racista. Bem, eu não sou Negro, sou parto, um moreno claro de cabelo liso, imagino que se eu supostamente sofri racismo, um negro mesmo, tem mais chances de sofrer tbm... Porem, não é assim em todo lugar, racismo sempre vai haver, afinal idiotas não são uma raça em extinção... Porem a miscigenação do Brasil nos garante uma tolerancia racial maior do que de outros paises. Na EUROPA eu não sei, mas sei que nos USA embora tenha mudado bastante, o racismo ainda é bem forte lá.

Acham que deveriam ser implementadas penas mais severas para quem comete tal crime?

Não sei, acho que o problema maior está na comprovação do racismo... voltamos ao caso da mulher supostamente racista de portugal. Está a palavra das crianças contra a da mulher, quem vai provar que ela realmente foi racista? Ela não admitiu a culpa. Entenda, não estou passando a mão na cabeça dela, até por que eu acho que ela foi racista mesmo... Mas até então eu, vc, e todos aqui... apenas achamos... não tem como termos razão. Depois ainda entra outra questão... O que é racismo? eu tenho um amigo/irmão que morou um tempo lá em casa quando era mais novo, depois que a avó que tomava conta dele ter falecido. Ele é negro mesmo, e a gente fica sacaniando, contando piadas de negro (Algumas bem pesadas até), e fazendo zuações pesadas pra caramba com ele... Mas até então, ele é meu irmão, eu tenho essa intimidade pra brincar assim e ele da essa intimidade.... Não sei se no seu caso @Victor tem algo parecido, por você ser homossexual, deve sofrer preconceito tbm de pessoas ignorantes e intolerantes, isso deve ser horrivel, mas se for uma piada de um amigo tudo bem...

O que eu quero dizer é que a intensão conta mais do que as palavras. Eu dizer que vou comer a mãe de um amigo é uma zuação, mas se eu tiver essa real intensão, ai o bagulho fica serio.

No fritar dos ovos, acho que o Racismo é um crime que deveria ser tratado com todo o peso na justiça como ele realmente é pra quem sofre. Mass. a analise e a forma de identificar o racismo não é tão facil de ser percebido como muitas vezes achamos.

more_horiz
Ben Ikneg escreveu:
Nesse sentido, acho que deve existir um perdão para os indivíduos nesse sentido na primeira ocorrência julgada, mas caso seja reincidente e não demonstre nenhum tipo de arrependimento ou culpa em continuar desmoralizando outros indivíduos, a pena pode ser obviamente maior, assim como a multa e o trabalho comunitário serem exigidos.

Faz sentido sim amigo, só não vejo muito sentido no perdão, pois geralmente ninguém tem que pedir perdão
por exemplo por discriminar um branco pela cor, mas o porque disso é que ninguém discrimina um branco pela
cor de pele, logo nunca haveria que ter perdão.

Mas consegui entender o seu ponto de vista, só não vejo muito o racismo como um acidente que pode ser perdoado
pois quando a pessoa ofende, com certeza tem ódio racial, mas claro eu falo sobre ofensa e não sobre comentários 
muita das vezes causados por criação estrutural onde crianças crescem com esse pensamento, mas podem ser ensinadas.

Paçoca do Mato escreveu:
Dito isso, eu tbm sou contra aquele discurso de que o Brasil é um pais racista. Bem, eu não sou Negro, sou parto, um moreno claro de cabelo liso, imagino que se eu supostamente sofri racismo, um negro mesmo, tem mais chances de sofrer tbm... Porem, não é assim em todo lugar, racismo sempre vai haver, afinal idiotas não são uma raça em extinção... Porem a miscigenação do Brasil nos garante uma tolerancia racial maior do que de outros paises. Na EUROPA eu não sei, mas sei que nos USA embora tenha mudado bastante, o racismo ainda é bem forte lá.

Bem realmente você não é negro, flao isso pois te conheci no Instagram, claro também não estou diminuindo o fato de 
que você realmente pode ter sofrido alguma discriminação por essa senhora na época, mas geralmente pessoas negras 
retintas são alvo mesmo de racismo.

Uma coisa é certa, o Brasil e o mundo tem que rever seus conceitos em relação ao racismo, que chega a ser algo banal, 
não consigo entender a discriminação por conta da pele e isso me deixa muito indignado.

Paçoca do Mato escreveu:
Não sei se no seu caso @Victor tem algo parecido, por você ser homossexual, deve sofrer preconceito tbm de pessoas ignorantes e intolerantes, isso deve ser horrivel, mas se for uma piada de um amigo tudo bem...

Sim basicamente é a mesma coisa na prática, felizmente eu nunca sofri homofobia diretamente, mas eu sempre
compro briga de amigos que sofrem, felizmente tenho um ciclo de amigos e familiares que me respeitam muito e
sempre brincaram comigo e tudo bem, pois somos íntimos, temos uma conexão de anos, por isso é rotineiro sempre
ouvir a gente se chamando "ei viadinho" "fala gayzona" "vem cá baitola" isso com quem eu tenho contato frequente 
e uma grande intimidade, nunca iria aceitar alguém que acabei de conhecer me chamar assim, pois as intenções não
seriam as mesmas de alguém íntimo.

more_horiz
Victor escreveu:
Paçoca do Mato escreveu:

Bem realmente você não é negro, flao isso pois te conheci no Instagram, claro também não estou diminuindo o fato de
que você realmente pode ter sofrido alguma discriminação por essa senhora na época, mas geralmente pessoas negras
retintas são alvo mesmo de racismo.

Uma coisa é certa, o Brasil e o mundo tem que rever seus conceitos em relação ao racismo, que chega a ser algo banal,
não consigo entender a discriminação por conta da pele e isso me deixa muito indignado.

Pois é @Victor... eu entendo isso, como você ve lá, acho que somos da mesma cor, não sou branco e nem sou negro... Mas foi o suficiente pra sofrer esse caso de racismo. E sabe, uma vez foi o suficiente... Imagine que sofre isso aos montes? Já aconteceu de eu estar indo pra Igreja e ser abordado por policiais em um onibus e sofrer batida... Não acho que foi um ato de racismo em si, outras pessoas tbm sofreram, mas pow... será que outra pessoa com pele clara do mesmo jeito, de terno e gravata seria tratado da mesma forma? Não sei dizer... na verdade acho que os policiais estavam fazendo seu dever... mas eu realmente não sei se o tratamento poderia ser diferente se eu fosse mais claro. E sei que se eu passei por isso, outras pessoas negras podem ter passado por coisa pior...

Porem, eu sempre vi isso como uma exceção... Mas imagine que é uma exceção de 1 em 100 mil... ainda existe gente pra caramba com essa mentalidade escrota. Eu realmente não acho o Brasil um lugar racista... Existem tantos negros no poder, e com poder aquisitivo alto. Trabalho em um sindicato Patronal, onde tenho contato com muitos donos de empresas, e com politicos, e vejo empresas grandes chefiadas por negros ou morenos... vou as vezes a eventos ou lugares chiques (me sinto um peixinho fora d'agua) e pessoas de todas as cores sendo tratadas da mesma forma.

Não sei se o preconceito esta mais ligado ao poder aquisitivo, pode ser tbm. Mas eu sou pobre (Esse mês então estou de parabens viu...), e tirando esse episodio da senhora na loja, nunca me senti desprezado ou discriminado por minha cor, ou vi algo parecido com alguns de meus amigos (nem sequer fiquei sabendo)... Mesmo assim eu sei que há.. e que é algo abominavel, e sinto muito mesmo, alguem ter que passar por isso.

Victor escreveu:
Paçoca do Mato escreveu:
Não sei se no seu caso @Victor tem algo parecido, por você ser homossexual, deve sofrer preconceito tbm de pessoas ignorantes e intolerantes, isso deve ser horrivel, mas se for uma piada de um amigo tudo bem...

Sim basicamente é a mesma coisa na prática, felizmente eu nunca sofri homofobia diretamente, mas eu sempre
compro briga de amigos que sofrem, felizmente tenho um ciclo de amigos e familiares que me respeitam muito e
sempre brincaram comigo e tudo bem, pois somos íntimos, temos uma conexão de anos, por isso é rotineiro sempre
ouvir a gente se chamando "ei viadinho" "fala gayzona" "vem cá baitola" isso com quem eu tenho contato frequente
e uma grande intimidade, nunca iria aceitar alguém que acabei de conhecer me chamar assim, pois as intenções não
seriam as mesmas de alguém íntimo.

Pois é, acho que conta muito mais mesmo a intensão da pessoa.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos