Ação inicial.
1. Victor começou com uma tática de preparação envolvendo invocar a Ibuse e deixar uma kunai na boca dele, outras duas com os clones, uma consigo próprio e jogando a outra longe. É possível a ação inicial, considerando a perícia em NINJUTSU e a velocidade dele.
2. A discussão sobre o bastão enma é inútil. As regras proíbem invadir o lado do campo inimigo, seja por meio diretos ou indiretos. O
Comando Omega poderia, em vez de afastar o Victor em si, se afastar do Victor usando o bastão. E isso eu considero que ele faria com sucesso.
3. O Victor não surpreende o
Comando no começo da luta, por motivos de inteligência e porque suas próprias ações iniciais também não são comparativamente tão mais rápidas a esse ponto.
ATAQUE DO VICTOR X DEFESA DO COMANDO (observações)
1. O jutsu usado em Boruto não conta, uma vez que no NVS trabalhamos apenas com o mangá de Naruto e o Databook. Não colocando em cheque a capacidade do Kage Mane, apenas não é rápido o bastante para dar speed blitz em 5 kages.
2. As estratégias com o Doton: Chidoukaku como elemento surpresa são válidas, uma vez que o
Comando Omega não tem resposta imediata para essa técnica que desconhece e que pegou o próprio Madara de surpresa. Entretanto, o fato de o
Comando Omega possuir o Voo no C2 inutiliza todas as estratégias relacionadas ao Chidoukaku enquanto ele estiver no ar.
3. O
Comando Omega tem Voo e técnicas de larga escala com capacidade destrutiva para destruir uma vila. Com conhecimento do Hiraishin, estou certo de que o
Comando Omega consegue lidar com essa técnica. Veja: lidar não é sinonimo de inutilizar. O Hiraishin ainda pode ser uma ferramenta útil, muito útil defensivamente. Ofensivamente, por outro lado, a história é completamente diferente. Ao ver uma kunai (
Comando Omega tem conhecimento de tudo sobre a técnica, inclusive que as marcações estão em kunais),
Comando ficaria imediatamente alarmado e seria inclusive um elemento surpresa em desfavor do Victor, que poderia ser contra-atacado caso tente ofensivar com o Hiraishin.
4. Se Oodama Rasenshuriken pegar, não vejo o corpo de fios resistindo. O tipo de dano dos rasengans como um todo são capazes do tipo que oblitera aquilo que o recebe, causando dano amplamente por toda área em uma intensidade altíssima. É um péssimo adversário para o corpo de fios, que poderia ser completamente destruído por um dano dessa magnitude.
5. A Ibuse certamente é capaz de encontrar a Ostra. Deidara, com seu Moguragakure, já era capaz de sentir a pressão dos seus oponentes no subsolo e a Ibuse naturalmente terá uma noção equivalente ou mais apurada. Eventualmente, ela irá acabar localizando a Ostra verdadeira. Com o conhecimento do Victor, essa ferramenta encontra um cenário bem hostil.
6. O Veneno da Ibuse não vai matar a Ostra nessa luta, ao meu ver. Trata-se de um organismo muito maior que o ser humano, e o veneno da Ibuse já não mata humanos de imediato. Ela ficaria paralisada, mas isso não impede do gás ser expelido pelos sifões. A Ostra será eventualmente morta/desinvocada pelo Fuuton: Rasenshuriken.
7. Ademais, o Veneno da Ibuse pode ser dissipado pelos fuutons do Pulse Pack sem grandes esforços.
8. Taijutsu do Modo Sennin não é efetivo nessa luta, devido a longa distância inevitável por parte do
Comando. Kage Mane também pode ser burlado através do Corpo de Fios. Mas não é característico do Victor usar o taijutsu.
9. Rasenshuriken Gigante contra Doton: Doryo Dango provavelmente continua sendo efetivo. É um método de finalização válido, pois até levantar a pedra do Doryo Dango, acertar o Oodama FRS, e ainda contar que ele vai ser interceptado de forma a forçosamente se expandir antes de chegar no range do
Comando... é uma forma bem frágil de se defender do Oodama FRS. É FRS gigante + SM. Demais para o Doryo Dango.
10. Daikoudan pode ser combatido pelo GKF. Em um momento futuro da luta, caso o Victor insistisse o suficiente com o Daikoudan (o que não é garantido...) e os selos disponíveis do GKF já tivessem acabado, essa defesa não poderia ser mais usada. Aliás, qual é a proporção de um Daikoudan vindo de um campo sem água previamente formada? O que salva aqui é o grande chakra do Victor e o Modo Sennin. Ainda assim, se estiver realmente bem longe com o pássaro,
Comando poderia desviar do ataque, além de interceptar a técnica com as explosões. Victor poderia vir posteriormente a encaixar um ângulo com o Daikoudan, mas certamente nada cedo na luta, em que os selos GKF estão aí para aniquilar a técnica e frustrar, mais de uma vez consecutiva, a fé do Victor nesse jutsu.
11. A estratégia utilizando Chidoukaku + Salto + Hiraishin Mawashi é extremamente perspicaz e seria efetiva no
Comando Omega, olhando de primeira vista. Recurso extremamente perigoso. Entretanto... com 20% de inteligência? Cedo o suficiente na luta para pensar tão rápido nisso, antes do
Comando Omega ter tomado uma distância mais segura com o Voo? A estratégia seria mortal se tivesse mais inteligência na ficha do Victor. Como não tem, é menos mortal. Levará mais tempo. Ainda assim, é um método válido para finalizar o
Comando. Continua sendo mortal e algo que pode dar um fim na luta.
12. Engolir o
Comando com a Ibuse é pedir para ele matar ela de dentro pra fora. O Jiongu é o que tirava os órgãos das vítimas e colocava no Kakuzu para prolongar sua vida. Grande subestimação dessa habilidade aqui.
13. A principal ameaça para o
Comando são as táticas usando o Hiraishin + jutsu de larga escala, no "early game" da luta, embora não no começo. Victor saca essas estratégias antes das suas marcações serem 100% inutilizadas. E aí que está um grande problema para o Comanda Omega. Um grave e incômodo problema.
14.
@Victor, você tem marcações apenas em kunais e clones. Invocações também me parece válido enquadrar no Mawashi.
15. Kunais indo na direção do
Comando, que tem conhecimento, seriam rapidamente destruídas. O Mawashi é realmente a esperança do Victor, mas isso depende do
Comando Omega não contra-atacar o clone. O ataque, entretanto, é muito repentino e pode vir de um ponto cego, de uma situação inusitada, envolvendo um elemento completamente surpresa (Chidoukaku). O contra-ataque não seria imediato, especialmente considerando a distração do Oodama FRS estando em outro ponto antes do Mawashi. Não seria imediato para impedir um lançamento após um chidoukaku + teleporte. E os danos, em caso de contra ataque tardio, não se comparam ao do FRS gigante + SM.
DEFESA DO VICTOR X ATAQUE DO COMANDO (observações)
1. Sensor Sennin definitivamente detectaria o chakra carregado nas nanobombas do C4. Entretanto, Victor tem 20% de inteligência (Hidan) e não possui conhecimento sobre o C4. A possibilidade dele, não vendo nada na sua frente, adentrar no raio da nuvem de chakra, é real. Afinal, com qual fundamento ele adivinharia que é uma técnica ofensiva e não defensiva ou de suporte, detecção? Ele é tão precavido assim, com 20% de inteligência, o suficiente para abrir mão de fazer o que ele acha que seria mais vantajoso só para se prevenir de entrar no raio daquilo que está sentindo por toda parte?
A possibilidade de uma morte para o C4 é real e deve ser considerada na avaliação dos cenários possíveis da luta.
2. C3 e Gojou kibakufuda não são parados pelo Rashoumon Quintuplo. São explosões de área de efeito que, ao meu ver, o Victor não seria capaz de executar o jutsu a tempo de se salvar, especialmente sem conhecimento. C3 tem poder para destruir uma vila, e Gojoou Kibaku Fuda é extremamente poderoso também. Com Hiraishin para a Ibuse, Sensor Sennin e reflexos nível Hidan, entretanto, o Victor consegue escapar dessas explosões antes de morrer. Talvez o C3 seja capaz de ferí-lo, mas não vejo um cenário tão provável que aconteça algo além disso. Se o
Comando Omega fosse mais inteligente nos status, poderia montar armadilhas utilizando o delay do Hiraishin e o selo do GKF ou explosões do C3.
3. Os ataques com as máscaras seriam burlados pelo Hiraishin ou pela velocidade + Sensor Sennin. O próprio
Comando expressou que o Hiraishin é efetivo para escapar dos ataques utilizando as máscaras.
4. As kunais do Hiraishin são burladas com o tempo, embora não imediatamente. Os insetos eventualmente chegariam nas marcações na kunai e as desativariam se alimentando do chakra que reside no seu selo. A partir daí, o Victor não possuiria mais qualquer recurso realmente válido para se livrar das ofensivas mais incisivas do Coamndo.
Considero que o tempo da luta corre a favor do Comando Omega, portanto.5. Nessa mesma linha, a Ibuse também seria atingida por uma mina terrestre ou por um bunshin explosivo, em algum momento da luta. Ela não vai ficar se desvencilhando dessas ameaças indefinidamente. O tempo da luta corre contra ela. A Ibuse é o principal impeditivo para os insetos do
Comando. Se os insetos não fossem, entre outras coisas, capazes de livrar as pessoas de venenos conforme mostrado no mangá, eu diria que o Victor sempre poderia contar com o savepoint da marcação da kunai na Ibuse, mesmo morta. Mas não é o caso.
Além de tudo, como a Ibuse está no subsolo e o Victor não tem Moguragakure, a única forma dele se livrar do subsolo é com a Ibuse viva. Caso contrário enfrentaria maus bocados para sair do subsolo, o que seria perigoso o suficiente para potencialmente ser morto no processo.
6. O Dorou Domu, mesmo com o steroids do Byakugou, não é grande o bastante para caber um C4 (que é gigante) dentro. Não vejo validade nessa estratégia. Além disso, os ataques do Victor são de longa distância, por que ir pessoalmente lá quebrar a cúpula?
7. As máscaras podem ir sendo destruídas, sim. Mas o
Comando continua capaz de dissipar a névoa venenosa usando ele próprios os elementais.
8. As máscaras do
Comando pressionam o Victor no começo da luta, mas não tem capacidade de finalizar ele mesmo tendo mostrado capacidade de acompanhar o Hidan. Afinal, Hidan não tem Hiraishin, nem Sensor Sennin.
Considerações finais
A ficha de ambos os jogadores desequilibraria essa luta com uma quantidade maior de inteligência, pois ambos tiram proveito de táticas que poderiam finalizar a luta por si próprias: contra-ataques do
Comando Omega contra o Hiraishin, e táticas do Victor utilizando o Hiraishin.
O tempo da luta corre ao favor do
Comando Omega, pelos motivos supracitados. Embora isso não seja algo absoluto, já que um Daikoudan bem aplicado ainda daria certa sustância de luta para o Victor, ele estaria em lençóis péssimos sem o Hiraishin e com chances severamente menores de vencer.
O problema é que a tática utilizando o Chidoukaku + Mawashi + Oodama FRS buffado pelo SM, no meu entendimento, decide essa luta. Victor não sacaria essa tática logo de cara, pois não tem uma inteligência apta a isso. Acontece que no decorrer da luta, antes, na verdade bem antes dos insetos terem acabado com a totalidade das marcações do Hiraishin nas kunais (principalmente na que está dentro da Ibuse), antes da Ibuse esbarrar em uma mina... antes disso tudo, que até acontecer levaria um tempo bem considerável (é algo que se desenvolve com o tempo, no decorrer da luta), o Victor certamente pensaria nessa tática, que sequer é lá muito complexa. É só uma questão de usar o Chidoukaku para ganhar altura de pulo e então trocar com o clone para lançar uma técnica. Devido à baixa inteligência, não seria percebida de imediato. Mas eventualmente -- e certamente antes da Ibuse e do Hiraishin caírem -- essa tática naturalmente ocorreria ao Victor, mesmo sendo meio tapado, motivo pelo qual ainda leva um tempo para pensar em coisas relativamente simples como essa.
Esse é o cenário mais provável de ocorrer na luta. Ocorreria em algum momento de começo ou médio prazo da luta, e entendo que finalizaria o
Comando Omega quase que certamente. A Ostra seria detectada pela Ibuse e destruída pelo Super FRS. Victor não venceria essa luta se não tivesse acertado tão bem no seu conhecimento. Sem isso, nos outros cenários ainda não vemos um favoritismo total do
Comando Omega. Até no cenário em que a vitória dele é mais favorecida, temos o fantasma do Daikoudan criando ainda alguma chance aqui ou ali para o Victor. E infelizmente, mesmo para chegar nesse cenário, ele depende do decorrer da luta e quanto mais tempo se passa, mais é difícil não ver ele sendo surpreendido por um ataque assim e não tendo tempo o suficiente para reagir com efetividade a essa repentina mudança de posição do ataque e diminuição da distância de lançamento. De forma que o cenário que fica cada vez mais favorável ao
Comando acaba ficando atrelado a coisas que justamente ameaçam sua vitória tendo cada vez mais tempo de virem à tona.
Ademais, Victor jogou bem com seus recursos e esse cenário de vitória é quase que límpido. Não posso entender outra coisa senão que Victor tem mais chances de vitória nessa luta.
Por esse motivo, meu voto é no Victor, que avança para as Oitavas de Final da Winners Bracket e garante o Token da Temporada 9 de NVS. Parabéns!
Parabéns também ao
Comando que também foi criativo nos argumentos e me pegou de surpresa com sua originalidade e perspicácia em alguns momentos. Sua próxima luta será na Losers Bracket e será um concorrente bem ameaçador e propenso a avançar de fase.