É uma manipulação de terra em que ele cria "pedras preciosas", e, ao meu ver, tem mais a finalidade de explicar um negócio futuro, que envolve CASAL.
Já sobre o Sasuke utilizar gelo, em outra novel, ele combina água e vento para "mimetizar" uma versão inferior da liberação de gelo. No capítulo desta semana foi comentado pelo Jiji, prisioneiro colega do Sasuke, que o ambiente da prisão é frio, então acho que o mais provável é que o Sasuke apenas liberou água e a temperatura natural a congelou na kunai. Mas, grosso modo, ele banhou a kunai em gelo sim.
Além de o primeiro capítulo de
Sasuke Retsuden ter batido 2 milhões de views no Mangaplus do Japão, superando as views do primeiro capítulo de
Boruto, o mangá está no top 3 dos mais lidos do Ocidente, ou seja, está fazendo um sucesso gigantesco.
A enfermeira é, sim, a Sakura. A Sakura é co-protagonista dessa novel, e, durante esta missão que eles participam juntos, tem momentos do casal entre ela e o Sasuke, incluindo DR e o Sasuke aparece tendo ciúmes dela, e essa história de mulher casada usar anel nessa região em que ele estão não foi colocada à toa, hein? Já adianto isso para vocês não serem pegos de surpresa quando marido e mulher tiverem momentos, choquem-se, de marido e mulher.
Eu particularmente não li a novel, só sei de alguns relatos do que acontece por acompanhar o fandom da Sakura/Sasusaku em certos fóruns e no twitter. Minha expectativa, conforme os relatos, é que a Sakura, ao menos, apareça na página final do próximo capítulo.
Voltando ao capítulo atual, eu achei a lutinha do Sasuke contra o dinossauro muito legal.