O clã Uzumaki possui um distante parentesco com Clã Senju. Ao longo dos anos, os Uzumaki e Senju mantiveram uma aliança, havendo inclusive casamentos entre os membros dos clãs. Após a fundação de Konohagakure no final da Era dos Estados Combatentes, os Senju decidiram simbolizar a amizade de seus clãs adicionando o brasão dos Uzumaki ao design dos coletes da vila. Konoha e Uzushiogakure mantiveram sua aliança nas décadas seguintes e o Templo Armazenador de Máscara do Clã Uzumaki foi construído nos arredores de Konoha.
Devido à sua aptidão com técnicas de selamento, o clã Uzumaki ganhou respeito e causou temor em todo o mundo ninja, ao ponto que algumas das nações do mundo se uniram para destruir Uzushiogakure, acreditando que a vila era muito poderosa para continuar existindo, graças a isso, o poder colossal do Clã Uzumaki foi reduzido para poucos membros sobreviventes. Diversos membros desse clã acabaram se escondendo e se espalharam por todo o mundo.
Um dos motivos do imenso poder do Clã Uzumaki seria seu conhecimento extenso sobre FUINJUTSU e conhecimento extenso sobre entidades sobrenaturais, curiosamente este clã tinha uma rivalidade histórica com o Culto Jashin do País das Fontes Termais, apesar de que o culto em especial, nunca conseguiu rivalizar diretamente com o poder desse clã.
[...]
Tragédia do Clã UzumakiPara entender o começo da tragédia deste clã devemos falar sobre uma suposta lenda que supostamente originou esse problema, nascida do amor entre um homem Uzumaki e uma mulher do Clã Yuki, nasceu uma talentosa mulher com imensas habilidades que ela não sabia controlar muito bem, ela tinha um imenso poder regenerativo onde uma gota de seu sangue conseguia curar até mesmo pessoas que estavam na beira da morte. A jovem era vista como um objeto que apenas servia para tratar ferimentos e obliterar inimigos que ameaçavam sua suposta família, desde criança foi colocado um selo especial em sua testa que impedia ela de controlar seu corpo como bem queria, quem era dono de suas ações era Uzumaki Chiro.
Seu corpo foi ficando lentamente deformado pelas lutas que ela passava, seus cabelos vermelhos haviam ficado negros pelo intenso estresse que consumia sua mente e pelo fato que ela era obrigada a oferecer chakra e fluidos corporais constantemente para outros ninjas do seu clã. Essa situação durou até seus 28 anos quando ela finalmente conseguiu quebrar o fuinjutsu que limitava o controle do seu corpo e com uma imensa facilidade, ela congelou até a morte o ancião que controlava ela desde seu nascimento.
O País dos Redemoinhos caiu em desespero, uma espécie de neve negra começava a se espalhar pela pequena vila e a maioria dos habitantes começavam a ser congelados por uma espécie de gelo que tinha a propriedade de nunca derreter ou se quebrar.
A usuária de Hyoton teria exterminado a grande maioria do seu clã, mas sua alma fora dividida em duas partes sendo seladas em dois imensos espelhos que lembravam um escudo. Mais tarde, ninjas de outras nações teriam invadido o País dos Redemoinhos, aproveitando a matança que a mulher teria feito naquele local. Apesar de diversos anos terem se passado, há boatos que o usuário de Hyoton que originou o desastre do Clã Uzumaki ainda estava viva de alguma forma dentro dos escudos que ela tinha sido selada.
[...]
Apesar de não existir muitas informações, o Clã Uzumaki esteve profundamente envolvido na criação das:
- Lendárias Armas Etéreas (Totsuka, Yata, Yumi Kyudo, Correntes de Gleipner, Hypnos...)
- Máscara do Shinigami
- Selamentos capazes de aprisionar uma bijuu num corpo humano.
[...]