Ludwig. escreveu: Mas vamos apimentar esse tópico:
@Black-kun @Yellow_Lantern
Hm... minha opinião aqui já seria um pouco controversa com o powerscalling porque também considero Gaara um adversário com as armas necessárias para opor-se ao Itachi. O powerscalling é importante, mas compatibilidade é extremamente importante também, temos por exemplo um genjutsu de uma personagem de nível chuunin sendo utilizado para de forma eficaz contra os muito mais poderosos Uchiha Bros.
Você trouxe muito bem pontos importantes e que concordo, como genjutsus dos corvos, distância dos genjutsus, finalização da Totsuka e a retirada do Susanoo (esse em especial, já que particularmente não concordo com a forma como citam isso por aqui).
Tem alguns pontos, porém, que eu gostaria de destacar.
O que me impressiona é argumentos esdrúxulos como "Gaara se esconde em um casulo e luta com o terceiro olho" sendo que Gaara lutou duas vezes contra Uchihas e jamais tentou nada disso. Às vezes o roteiro que a pessoa cria se afasta do que JÁ FOI APRESENTADO no mangá.
Eu não gosto muito desse tipo de argumento, porque acaba abrindo brecha para outros como "Gaara lutou duas vezes contra Uchihas e jamais foi pego em genjutsu, então não seria aqui" que certo grupo de pessoas, fãs de certo grupo de personagem gostam muito de usar.
Na minha opinião isso é muito mais um erro do Kishimoto do que qualquer outra coisa, já que ele coloca os personagens lutando contra usuários de sharingan a todo momento sem cautela. Inclusive o próprio Guy criador de técnicas efetivas para combater o Sharingan é pego em vários momentos olhando diretamente para um usuário de Sharingan.
Mas enfim, na minha tentativa de justificar essa falha do Kishimoto irei elaborar uma explicação do porque Gaara poderia adotar essa estratégia.
Conforme nos é apresentado por Chiyo, lutar no 2x1 é uma estratégia viável ao enfrentar o Sharingan, pois o companheiro pode livrar o aliado do genjutsu, então isso poderia explicar porque esses
imbecis ninjas altamente inteligentes acabam lutando sem desenvolver contramedidas individuais: é uma luta em time.
Podemos dizer que nos seus encontros anteriores com Uchihas, Gaara se valeu dessa estratégia, porém como está sozinho isso não seria efetivo e ele teria que tentar outra coisa. Temos que deixar claro primeiramente que Gaara tem completa ciência da necessidade de evitar contato visual.
Sobram duas outras estratégias:
Número 1 - Evitar olhar diretamente para os olhos e ler os movimentos do inimigo através do corpo olhando para os pés, como foi proposta por Guy.
Número 2 - Bloquear sua própria visão, valendo-se de outro sentido para localizar o inimigo, como foi proposta por Zabuza.
Qual dessas duas parece mais provável e que se encaixa melhor com as habilidades de Gaara? Eu inclusive vou além e diria que foi inclusive essa estratégia que ele adotou contra outro oponente que usa genjutsus: O quarto Mizukage.
Da mesma forma podemos notar que Gaara está rodeado por uma base despedaçada de areia, então não é insano presumir que ele tentou fechar numa defesa de areia e apenas foi revelado devido ao óleo do Gengejutsu
Então vejo perfeitamente viável a argumentação de que Gaara pode escolher lidar com genjutsus de Itachi fechando-se num casulo e usando o terceiro olho.
.
.
.
.
.
Porém...
Embora seja possível Gaara utilizar essa técnica aqui quero ressaltar algumas coisas bem importantes. O Rin já abordou a questão da distância dos genjutsus, mas quero apontar para um detalhe normalmente ignorado, ou até mesmo incompreendido:
Gaara não é exatamente um lutador de longa distância.Sim eu sei, parece loucura falar isso, mas Gaara normalmente não demonstra o estilo de combate de um lutador de longa distância, que é recuar do oponente e usar a distância como vantagem. Gaara é plenamento capaz de lutar a distância, mas não é incomum ver o Gaara constantemente fazendo o oposto de um lutador de longa distância:
se aproximar do inimigo.
O motivo para isso é como funciona o controle da sua areia, algo que também é incompreendido:
Gaara pode criar areia e aumentar exponencialmente seu domínio campal, porém essa areia não é tão eficaz quanto a areia do vaso, logo seria extremamente difícil pegar um oponente rápido como Itachi com areia normal, visto que já era difícil pegar o Jouki Boy com a areia do vaso. Para fazer uso dessa areia mais rápida Gaara teria que abrir um buraco na sua defesa, como foi contra Deidara, o que acabaria deixando-o vulnerável.
Outra alternativa é o Amaterasu, realmente o Kazekage é capaz de bloquear as chamas com sua areia, porém ele teria que remover a parte atingida, do contrário o fogo se espalharia por volta de toda sua areia e ele acabaria sucumbindo ao ser cozinhado em seu forno do deserto.
Quanto às formas de localização do inimigo, Gaara conta tanto com o terceiro olho quanto o sensor de areia via tato. Esses recursos possuem fraquezas.
Primeiro o terceiro olho que é bem óbvio. Itachi conseguiria notá-lo com seu Sharingan e já que estamos falando de alguém inteligente o suficiente para compreender o segredo da visão compartilhada após vê-la em ação apenas uma vez, não é absurdo considerar que ele será capaz de decifrar o terceiro olho. Para isso Itachi pode invocar corvos ao redor do olho para obstruir a visão, ou destruir a areia forçando Gaara a abrir sua defesa para criar um novo olho.
(A descrição do Daisan no Me é que é ligado ao nervo ótico via chakra, isso sempre me fez pensar se Gaara poderia sentir dor ao ser destruído o olho, ou ainda se seria possível o uso de genjutsu visual através do olho.)
Já quanto ao sensor de areia eu diria que não é tão eficaz quanto o terceiro olho, como visto na scan anterior que mostrei do Gengetsu, o mesmo comenta que ao usar isso Gaara parece estar mais distraído e focado na defesa. Fora que apenas sentir os movimentos dos pés do Itachi não irá previní-lo de ataques perigosos como a Totsuka estendendo-se para apunhalá-lo.
Quanto a discussão sobre as defesas de Gaara, a @Bitterwoman trouxe uma cena importante. Vemos que Gaara tem uma defesa sólida a ponto de bloquear a espada do Susanoo, sendo necessário atacar em conjunto para superá-la.
Levando em conta a cena do Madara x Kages, eu poderia pressupor que as Magatamas podem ter justamente a propriedade de quebrar defesas e este ser o motivo delas terem perfurado a defesa de Gaara enquanto a espada não. O fato do Madara posteriormente quebrar o golem em um ataque direto pode significar que as defesas já haviam sido suficientemente enfraquecidas com o ataque anterior, ou que o Susanoo do Madara naquele momento possuía muito mais força que os clones.
Isso acaba validando ainda mais a possibilidade de Itachi atravessar as defesas de Gaara. Concordo com o
@Lucas Lins que possivelmente não seja possível com as Magatamas, mas creio que seria possível com a Totsuka.
Acredito que Gaara teria mais facilidade bloqueando a espada do Susanoo de Sasuke do que a sua Chidorigatana justamente porque esta é dotada de grande potencial de perfuração e visto que a Totsuka é uma variante da Kusanagi, acredito que teria efeitos similares nas defesas de Gaara comparado à Kusanagi de seu irmão mais novo.
--
Dito tudo isso, acredito que Itachi vença, mas também reforço que acho mesmo que Gaara é um dos oponentes ideias para Itachi. Fosse um combate com conhecimento total, onde o Gaara realmente ficasse completamente à distância para evitar a Totsuka e preso no seu casulo ele teria totais chances de vencer isso aqui.