Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
Pra vc, apenas vc caro leitor e conhecedor da Bíblia, vc acredita que há predestinação?

Jesus foi predestinado a morrer na Cruz?

Adão e Eva tinha que pecar para a profecia se cumprir?

Havia alguém predestinado a trair Jesus?

As coisas foram predestinadas a acontecerem ou tudo foi por acaso?

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
tudo puro acaso.

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
Primeiro vamos entender as diferenças no contexto bíblico.

-Destino: É algo imutável e independente de elementos específicos, como nomes, pessoas ou lugares. Vai muito alem de elementos...
-Profecia: Nada mais que uma previsão de fatos futuros, e não destino. Um coisa que pode ser prevista dependendo das circunstancias, decisões ou destino. Em suma, não é por ser uma profecia que vira predestinado.

O livre arbítrio é a base da predestinação. Não vou levar tempo enrolando aqui...

DESTINO

-O povo hebreu foi escolhido por DEUS, por causa do livre arbítrio do Abraão, e DEUS prometeu que sua descendência herdaria Canaã. E assim foi, mas qualquer "predestinação" pode mudar de elementos, ou seja, não depende de pessoas especificas, qualquer descendente de Abraão alem do Moises, Araão, Eleazar, ou qualquer outro desta época poderia herdar. Um qualquer descendente de hoje em dia.

PROFECIA

JESUS CRISTO morrer na cruz não era um destino, mas sim uma profecia, ou seja, algo que ocorreria dependendo de decisões e circunstancias daquele tempo.
Não é como se JESUS fosse predestinado a morrer na terra, mas por causa dos corações dos homens ele foi crucificado. Apenas era uma profecia se cumprindo, pos o principal objetivo do SENHOR era trazer crença através da pregação de fé (crer em JESUS, seguindo ele e as suas obras já seria o suficiente para ser salvo).
Em suma, com ou sem crucificação, JESUS salvaria o mundo, mostrando-lhes o caminho.

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
O destino já está escrito e é traçado pela causalidade.

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
Isso não é uma discussão bíblica. Ou ao menos não deveria ser.

É uma discussão científica. Existem múltiplas doutrinas filosóficas desse tipo que se originam partindo de uma análise neurocientífica, não religiosa: determinismo, compatibilismo e livre-arbítrio. E temos alguns filósofos que discutem muito acerca disso, como Sam Harris e Daniel Dennett.

Determinismo acredita que tudo foi pré-estabelecido desde o começo por reações químicas e físicas. Ou seja, não havia outra opção, tudo já estava determinado a acontecer.

Os que concordam com o livre-arbítrio afirmam que as coisas não foram pré-determinadas. Por fim, o compatibilismo acredita que o livre-arbítrio e o determinismo não são teorias mutuamente exclusivas. Videlicet, não se contradizem.

Digamos que você acorde e em 10 minutos esteja com vontade de comer panqueca. O determinista acredita que se você reproduzir as mesmas condições iniciais de 10 minutos atrás (ambiente, coisas que você viu, reações acontencendo no seu cérebro, etc.), você teria o mesmo resultado (vontade de comer panqueca).

O cara do livre-arbítrio acredita que mesmo se você reproduzir essas condições de maneira exata, você poderia ter um resultado diferente já que isso não foi pré-determinado.

Já o compatibilismo, que é a teoria mais lógica ao meu ver, concorda que isso já estava predeterminado pelas condições neurológicas e ambientais, porém acredita que a capacidade humana de reagir a essas condições e experiências de maneira racional por si só é um livre-arbítrio.


descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
O nome de Deus, diz muito sobre isso, em letras hebraicas: יהוה (YHWH), já em português, a tradução comum desse nome é “Jeová”.

Ta mais o que significa esse nome?
O próprio Deus explicou o significado de seu nome ao seu fiel servo Moisés. Quando este perguntou a respeito do nome de Deus, Jeová respondeu: “Eu Me Tornarei O Que Eu Decidir Me Tornar.” (Êxodo 3:14) A tradução de Rotherham (em inglês) traduz assim essas palavras: “Eu Me Tornarei o que quer que seja do meu agrado.” Assim, Jeová pode tornar-se o que for necessário para cumprir seus propósitos, e ele pode fazer com que aconteça o que for necessário com relação à sua criação e ao cumprimento do seu propósito.

@Mr. Punisher pra falar a verdade, a Biblia não apoia a ideia de predestinação. Pense comigo... Deuteronômio 22:8 diz o seguinte:
Deuteronômio 22:8
8 “Se você construir uma casa nova, também deve fazer um parapeito para o seu terraço,a a fim de que a culpa de sangue não recaia sobre os da sua casa, se alguém cair dele.


Porque Deus pediria para os Israelitas construirem um parapeito na casa deles? Se houvesse predestinação, cada um morreria independente de ter ou não parepeito no seus terraços. Não deveria existir essa de culpa de sangue tbm, afinal na predestinação, a pessoa só morre qndo Deus quer, então quem matou tal pessoa, agiu como a mão de Deus, certo?

Jeová, tem o poder de ver o futuro, por exemplo, qndo aconteceu aquela questão no Eden, de imediato Deus proferiu a primeira profecia biblica que passaria por Jesus morto na estaca de torturas, e culminaria na destruição total de Satanás no futuro, esta em Gen.3:15:
Alem do texto, coloquei o link do site oficial. repare que tem algumas letrinhas soltas ai... são notas de referencias que ao clicar no site oficial, vc poderá ler todos os textos biblicos que tem ligação com essa profecia, inclusive pode ouvir em audio.
15 E porei inimizade*n entre vocêo e a mulher,p e entre o seu descendente*q e o descendente* dela.r Este esmagará* a sua cabeça,*s e você ferirá* o calcanhar dele.”t
https://www.jw.org/pt/biblioteca/biblia/biblia-de-estudo/livros/G%C3%AAnesis/3/#v1003015


O nome de Deus, e o fato de ele saber o que vai acontecer, indicam que ele (Jeová) pode manipular os eventos para que uma coisa aconteça como ele planejou ou não... ele pode apenas ver de camarote as pessoas fazerem o que ele sabe que vai acontecer. No livro de Daniel por exemplo, na profecia da estatua mostra um paralelo de grandes potencias mundiais que viriam uma apos a outra. Até nossos dias (pés e dedos de ferro+argila) e o futuro onde uma pedra se partiria de um monte e destruiria os pés da estatua (Deus destruindo todos os governos politicos existentes) e criando seu governo (Reino de Deus, onde seu filho Jesus é o Rei). São eventos que vão acontecer, mas saber o que vai acontecer não significa que há predestinação. Nem mudar eventos torna os humanos predestinados a algo. Cada um irá tomar suas proprias decisões, e no final cada um arcará com suas conseguencias por seus atos.

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
Eu acho alguns termos estranhos entre os evangélicos ou qualquer religião que tenha Jeová como Deus.

EXEMPLO: Alguém morre "Foi Deus chamando ele pra descansar" 

Pessoa sobrevive: "Foi Deus que livrou" 

O pessoal literalmente caga para probabilidades, tem gente que simplesmente vai sobreviver e tem gente
que simplesmente vai morrer e isso não é algo religioso é algo de PROBABILIDADE.

Eu apenas deixo de lado algumas questões que realmente são como "milagres" como um paciente de câncer 
superar uma doença terminal, ou alguém cair de um prédio sobreviver, alguém levar 30 facadas e não morrer...
São coisas realmente dignas do tal milagre que vocês falam(apesar de eu não acreditar em milagres).

Mas as vezes alguém bom e inocente como uma criança morre, e um ser tão jovem e inocente foi sei lá 
atropelado por um bandido e vem alguém me dizer que foi "Deus que chamou" ou "Deus já sabia", sem
sentido algum, a criança morreu porque um infeliz foi fdp e dirigiu errado.

É isto.

descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
@Victor vc esta certo mano. Isso por que não existe essa de foi Deus que quis assim... É obvio que Deus (Jeová) não interfere na vida de cada pessoa. Não faria sentido ele interferir, sairia do proposito dele. É a mesma questão levantada por Satanas no Eden e depois na epoca de Jó. Não sei se tu lembra ou conhece esse relato, foi uma questão onde Satans diz que se Jeová colocar um muro de proteção em volta do ser humano, abençoar dando o bom e o melhor pra quem lhe servir... é obvio que eles vão preferir servir a Deus.

Jó1:9-11 e Jó2:4 escreveu:
Então Satanás respondeu a Jeová: “Será que é por nada que Jó teme a Deus?l 10 Não puseste uma cerca de proteção em volta dele,m da sua casa e de tudo o que ele tem? Tu abençoaste o trabalho das suas mãos,n e os rebanhos dele se espalham pela terra. 11 Mas agora, levanta a mão e atinge tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua própria face.”

Jó2:4
ontra eleg para o destruir* sem nenhum motivo.” 4 Mas Satanás disse a Jeová: “Pele por pele. O homem dará tudo o que tem pela sua vida.


O que isso quer dizer? Jeová não vai como a galera ai diz, abençoar dessa forma que eles acham. Vou pagar dizimo pra igreja e Deus vai me tornar alguem rico. Vou pedir 1milhão de Dolares, e Deus vai depositar na minha conta.

Victor escreveu:
Alguém morre "Foi Deus chamando ele pra descansar"

E eu sei, que muitos até com boa intensão dizem coisas como essa, ou então dizem: "Filano morreu, por que Deus queria um anjinho la no céu do lado dele..." mas isso tudo é mentira. Deus não causa o mau a pessoas inocentes, a Biblia mesmo diz:

Tiago 1:13 Quando estiver sob provação, que ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, com coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova a ninguém.



descriptionA PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO  EmptyRe: A PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO

more_horiz
@Victor
Mas as vezes alguém bom e inocente como uma criança morre, e um ser tão jovem e inocente foi sei lá
atropelado por um bandido e vem alguém me dizer que foi "Deus que chamou" ou "Deus já sabia", sem
sentido algum, a criança morreu porque um infeliz foi fdp e dirigiu errado.


Crianças, jovens, adultos,... todos são almas para o SENHOR. Por isso que sempre falo para as pessoas: "a sua justiça não é igual a de DEUS"
Para DEUS todos nos somos iguais aos seus olhos, uma criança ma por exemplo, pode não agradar a DEUS, assim como um adulto mau. Mas DEUS prefere perdoar a criança antes do adulto, já que o mesmo é que deve educar a mesma.

Em suma, se uma criança morre, só é injusto para os seres humanos, porque se apegam a coisas fofas e frágeis. Mas para o SENHOR qualquer morte do ser humano é morte do ser humano, porque todos somos seus filhos de igual maneira.

Nos criamos pensamentos de que "é injusto isso acontecer", e "justo que aquilo aconteça". Outro exemplo, é que para DEUS, os assassinos, feiticeiros, pastores ateus, etc, são todas suas criaturas, mas apenas um seleto pode ser chamado de filhos.

Crianças morrem por causa do pecado do mundo, isso é consequência do pecado. Infelizmente todos sofremos por isso, porque todos somos pecadores. Crianças também? Sim, mas diferente dos adultos, elas são inocentes, então é nossa responsabilidade mostra-lhas o caminho de DEUS.

Pode usar também o antigo testamento como exemplo, onde DEUS deixava o povo de israel ser oprimido por pessoas que o Mesmo falou para se afastarem. Tipo crianças e jovens pagavam pelos pecados dos pais, porque os mesmos os ensinavam isso.

Todos morremos por consequência do pecado!
Mas felizmente essa não é a nossa casa, 2 anos, 10 anos, 100 anos, todos morremos cedo ou tarde, porque isso é inevitável. DEUS prometeu descanso eterno, de vida feliz e satisfatória para todos que o buscarem, o Paraíso para o servirmos.
A nossa morte é o nosso nascimento.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos