@Igorluiz589626Eu entendi o seu ponto de vista, apenas discordo disso e acho suas justificativas inconsistentes. Veja bem:
-> Você diz que os
Sannin não eram necessariamente fracos quando enfrentaram o Hanzou, mas ao mesmo tempo parece considerar que cada um deles era tão poderoso quanto o Kakashi (Parte I). E eu tenho dois problemas com isso:
I. O título
Sannin é claramente mais pesado que o título
Copy Ninja, o que invalida a ideia de que eles eram “apenas” tão poderosos quanto o Kakashi, eles seriam no mínimo mais poderosos do que ele.
II. O Kakashi (Parte I) já era considerado um oponente ameaçador para os ninjas da Akatsuki, criminosos de rank S e oficialmente classificados como nível kage:
O Itachi ordenou o Kisame para não enfrentar o Kakashi, explicando os dois resultados mais prováveis para aquela situação:
1) O Kisame não seria capaz de escapar sem ferimentos;
2) O Kisame iria levar muito tempo para obter a vitória.
No fim das contas, vimos que mesmo o Itachi precisou utilizar o Mangekyou Sharingan para superar o poder de “quase três Kakashi”. Baseado na sua linha de pensamento, o Hanzou teria um poder comparável ao do Itachi usando o Mangekyou Sharingan na Parte I e se isso não é algo para se considerar grandioso, não sei o que é.
Será que os tópicos comparando o Hanzou com alguém do nível do Madara são tão frequentes para você insistir em dizer que “o Hanzou não é tão poderoso quanto dizem”? Do contrário, é um pouco
non-sense afirmar isso quando a sua linha de raciocínio tende a seguir um caminho que faz o Hanzou parecer tão poderoso quanto os ninjas mais poderosos da Parte I.
-> Você também parece querer sustentar a ideia de que os
Sannin que conhecemos em ambas Parte I e Parte II de Naruto eram
muito mais poderosos do que quando eles enfrentaram o Hanzou, mas isso não se sustenta, o que você faz é exagerar sobre a diferença de poder deles nestas três fases.
I. Na Parte I, a Tsunade é várias vezes referida para estar abaixo do seu auge:
Por Jiraiya, no segundo quadrinho, que diz que ela estava enferrujada:
Por ela mesma, no segundo quadrinho, que menciona que as habilidades médicas de combate do Kabuto eram melhores que as dela no auge (Segunda Guerra Ninja):
Por Kabuto, no quarto quadrinho, que diz que ela ainda possuía um enorme poder, apesar dos vários anos aposentada:
Embora seja verdade que a Tsunade desenvolveu o Byakugou no In e o Souzou Saisei enquanto esteve aposentada, o que é uma vantagem em relação ao seu auge, também é verdade que ela desenvolveu a fobia de sangue, o que é uma desvantagem absurda contra praticamente qualquer inimigo. O que quero dizer é: não é porque ela desenvolveu novas técnicas que necessariamente superou o seu auge na Segunda Guerra Ninja. Você pode confirmar isso fazendo um paralelo com o Hiruzen da Parte I em comparação ao auge dele, apesar da sua versão mais jovem não ter o Shiki Fuujin em seu arsenal era considerada incontestavelmente mais poderosa do que vimos, seja por ele próprio ou pelo Orochimaru.
O seu exemplo só é válido, em parte, quando consideramos a Tsunade da Parte II, que pode ter treinado para recuperar a forma e mesmo assim não deixa de ser um exagero.
II. O seu questionamento sobre a diferença de poder do Jiraiya com o Modo Sábio quando ele enfrentou o Pain e o Hanzou também não é muito válido:
1) Fukasaku e Shima provavelmente não foram invocados pelo Jiraiya desde a época da Segunda Guerra Ninja ou antes, pois eles claramente desconheciam qualquer coisa sobre o Nagato:
2) Fukasaku e Shima também reclamam dizendo que o Jiraiya deveria começar a entrar no Modo Sábio sem a ajuda deles, um forte indício que ele não melhorou o seu Senjutsu em nada desde a última vez que convocou os sapos anciãos, algo que o próprio Jiraiya também confirma ao dizer que ainda era um bebê perto deles:
3) Jiraiya também não parece ter um conhecimento abrangente sobre as técnicas de Fukasaku e Shima, especialmente as mais poderosas, como o genjutsu.
Sendo assim, acho que, na prática, o Jiraiya que enfrentou o Hanzou era basicamente o Jiraiya que enfrentou o Pain sem o Rasengan (e olhe lá). De resto, há fortes indícios de que o Jiraiya já era usuário de Senjutsu, já tinha uma afinidade muito forte técnicas de invocação de sapo, Katon (usou em
flashback com os Órfãos da Chuva), ninjutsu de cabelo (vide os combos prontos para usar com o Modo Sábio). Se pegarmos a luta do Nagato como base, temos que Nagato só não tinha conhecimento de Senjutsu e do Rasengan, o Senjutsu pode ser explicado porque o Jiraiya provavelmente nunca precisou chegar neste ponto enquanto esteve treinando os órfãos, já o Rasengan pela possibilidade da técnica ainda não ter sido inventada pelo Minato.
Enfim, na prática, a diferença de poder do Jiraiya e da Tsunade na Parte II em comparação à época que eles enfrentaram o Hanzou nem é tão grande quanto você faz parecer. O único que realmente adicionou algo de relevante em seu arsenal foi o Orochimaru com os Kinjutsus que ele aprendeu (Edo Tensei, Fushi Tensei) + poder da Cobra Branca.
-> Você diz que há outros ninjas que sobreviveram ao Hanzou e inclusive menciona que ele não é grande coisa porque o Mifune derrotou ele, mas:
I. Ignorou que o Hanzou, ao ser revivido pelo Edo Tensei, não estava no auge, algo que foi mencionado tanto pelo Nagato ao matá-lo quanto pelo Mifune ao enfrentá-lo.
No segundo quadrinho, o Mifune menciona que através da batalha deles naquele momento foi capaz de perceber o motivo pelo qual alguém tão forte quanto o Hanzou poderia ser derrotado e morto.
O
flashback com o Nagato entrega a explicação: o Hanzou ficou focado demais em se preservar e acabou enfraquecendo.
Por último, o Mifune compara o Hanzou com uma espada, dizendo que ele perdeu seu fio. Mesmo caso da Tsunade aposentada e do Kakashi no início da Parte I.
Eu percebi que a tradução de fã deste capítulo está péssima, então melhor ler um capítulo com tradução oficial, seja Viz ou Panini se quiser entender melhor.
II. O fato de outros ninjas terem sobrevivido contra o Hanzou não é um demérito para ele como você faz parecer. O Kakuzu não sobreviveu ao Hashirama? O Muu não sobreviveu ao Madara? Quantas vezes o Quarto Raikage e o Killer B sobreviveram ao Minato?
-> Em relação a você considerar o Hanzou “mais problemático que poderoso”, entendi, só não faz uma grande diferença na prática. No universo da obra, ninjas poderosos são problemáticos e ninjas problemáticos são poderosos, não tem meio termo. Fora que derrotar uma grande quantidade de ninjas sozinho sempre é um recurso narrativo muito comum que o Kishimoto utiliza para mostrar o poder dos ninjas.
Enfim, eu até posso concordar com quem diz que o Hanzou não é grande coisa quando o argumento utilizado é: "prefiro considerar somente o que ele mostrou e ignorar frases", mas tentar inferiorizá-lo até dentro do universo da obra é simplesmente cagar na intenção narrativa do autor ao construir o personagem.
Isso é o Jiraiya (supostamente muito mais poderoso de acordo com você) incrédulo com o fato de Pain ter sido capaz de derrotar o Hanzou sozinho e relembrando justamente da batalha onde ele foi nomeado um dos
Sannin.