Observação importante:
O local da luta é o Desfiladeiro do País dos Rios, um lugar cheio de penhascos e precipícios, envolto em florestas densas e rios correntes. Nesse sentido, a geografia do lugar é uma vantagem para Hidan, pois fica difícil para Deidara voar nesse tipo de local. Hidan pode usar a geografia do lugar para realizar ataques furtivos e inesperados, preparar armadilhas, criar pontos cegos e ainda usá-lo como refúgio e defesa natural. Nesse tipo de local, será muito problemático para Deidara realizar ataques a distância, pois precisará se aproximar de Hidan (ou saber sua localização) para usar suas bombas guiadas.
Mesmo sendo inferior a Deidara em ninjutsu, se Hidan souber usar bem a geografia do lugar a seu favor, poderá conseguir ferir Deidara (para ele conseguir usar o kinjutsu, precisa apenas de uma gota de sangue do adversário).
Ademais, Deidara não poderá ficar sobrevoando a região por muito tempo, pois isso consome chacra. Mais cedo ou mais tarde ele terá que descer para poder atacar seu inimigo (nesse momento ele ficará vulnerável).
Em vista disso, Hidan teria chances de vencer Deidara.
Em termos de estratégia e raciocínio, Deidara é melhor que Hidan; mas até o melhor plano possui falhas e até o melhor estrategista pode cometer erros. Os imprevistos fazem parte da luta, e Hidan é um oponente versátil e insano, pois conta com a sua maldição da imortalidade.
Outro ponto importante: as técnicas de Deidara consomem mais chacra do que as de Hidan. Ademais, a goma de Deidara é limitada. Assim, se a goma acabar antes do final da batalha, Deidara ficaria em uma tremenda desvantagem.
Embora considere pouco provável, penso que Hidan teria possibilidades de derrotar Deidara nesse embate.