Disserte.
Rin escreveu:O minimalismo é apenas uma filosofia boba. Cada um com seu lifestyle, porém o meu problema com o minimalismo é que ele é uma filosofia usada para justificar fracassados.
Por exemplo, o que me faz querer estudar, trabalhar e me esforçar para me tornar bem-sucedido?
O desejo de algum dia poder andar com uma Ferrari, o desejo de poder me hospedar nos melhores hotéis, comer as melhores comidas, etc...
O problema do minimalismo é que ele desencoraja o indivíduo a buscar sucesso profissional. Já que eu preciso de pouco pra viver, eu não preciso me esforçar para me tornar bem-sucedido.
E a partir do momento que o minimalismo incentiva o fracasso, os fracassados usam ele como justificativa pra incompetência deles.
"Não, eu não sou um merda que não consegue prosperar, eu sou apenas um minimalista"
Quanto ao sobrevivencialismo, nunca nem tinha ouvido falar. Pelo que eu vi na internet é apenas um monte de gente conspiracionista mesmo.
Raven escreveu:Pelo o que eu pesquisei minimalismo é basicamente viver de forma consciente e controlada, não é antônimo de ambição e também pode ser usado pra focar nos objetivos.
Acontece que as pessoas enxergam tudo em dois extremos opostos e nunca existe meio termo.
Ou você é ambicioso, rico, consumista ou você é minimalista mão de vaca, pobre e desmotivado. Com esse problema de interpretação aliado a falta de inteligência emocional, surge gente usando a filosofia dessa maneira errônea como você falou.
Deusa Hinata escreveu:@Rin, eu ate entendo onde você quer chegar, tanto que eu dei uma boa explicação de ambas as formas de vida.
Mas a sua explicação foi grosseira e rude, como se os minimalistas fossem algum tipo de preguiçoso e sedentários.
Os minimalistas só gostam de ser livres, não querem coisas que lhes tragam problemas e peso a sua vida. E são bastante felizes por sinal. Alguns comem ate em restaurantes caros, sobem táxis caros, encomendam comida de qualidade, etc. E claro, existem outro que ate compram coisas caras como uma Ferrari.
Minimalismo não é uma consequência ou coisa de pobre mental, mas é um estilo de vida, uma escolha...
Big Head escreveu:Mas qual o problema da pessoa não conseguir luxo, se conformar e se considerar minimalista? Cada um com as suas limitações.
Um ponto positivo de ser minimalista é que a pessoa não se frusta com metas inalcançáveis.