Rin escreveu: O minimalismo é apenas uma filosofia boba. Cada um com seu lifestyle, porém o meu problema com o minimalismo é que ele é uma filosofia usada para justificar fracassados.
Por exemplo, o que me faz querer estudar, trabalhar e me esforçar para me tornar bem-sucedido?
O desejo de algum dia poder andar com uma Ferrari, o desejo de poder me hospedar nos melhores hotéis, comer as melhores comidas, etc...
O problema do minimalismo é que ele desencoraja o indivíduo a buscar sucesso profissional. Já que eu preciso de pouco pra viver, eu não preciso me esforçar para me tornar bem-sucedido.
E a partir do momento que o minimalismo incentiva o fracasso, os fracassados usam ele como justificativa pra incompetência deles.
"Não, eu não sou um merda que não consegue prosperar, eu sou apenas um minimalista"
Quanto ao sobrevivencialismo, nunca nem tinha ouvido falar. Pelo que eu vi na internet é apenas um monte de gente conspiracionista mesmo.
Meio off-topic, mas eu discordo desse seu argumento, acredito que se guiar por desejos superficiais é que realmente significa não ter ambição.
Essa é uma epifania que eu tive durante a faculdade. Eu também me movia pela respectiva de ter um emprego que paga bem e saciar pequenos desejos mundanos, mas após alguma reflexão, eu cheguei a conclusão que isso é desperdiçar meu potencial e abrir mão de moldar meu próprio destino.
O que me faz querer estudar, trabalhar e me esforçar para me tornar bem-sucedido é que eu quero ser o melhor no que eu faço, por isso eu escolhi uma área onde posso me destacar e se útil para o desenvolvimento da sociedade.
Eu sempre me questiono se esse é o tipo de coisa que se passa na mente das pessoas, acredito que a maioria, mesmo no Ensino Superior e provavelmente no mercado de trabalho também, simplesmente segue essa lógica de coelho perseguidor de cenouras.
A maioria dos meus colegas de curso claramente não deviam está nesse curso, eles não são burros, afinal conseguem decorar o conteúdo e passar, mas eles não tem qualquer interesse no que está sendo transmitido e nem conseguem entender, sempre tentam simplesmente passar da maneira mais fácil possível e claramente não tem afinidade com a área (é um curso de engenharia onde 80% da turma não sabe matemática básica e acho que não deve ser diferente em outros lugares).
Deusa Hinata escreveu: O minimalista como estilo de vida pode ostentar o que quiser, sem ocupar espaço de ninguém, sem gastar nada de ninguém, apenas ele e seus pequenos bens no seu cantinho. Seja milionário ou não.
Isso não faz nenhum sentido e auto contrário.
O Rin está correto, ninguém que tem uma Ferrari é minimalista, mesmo dentro da lógica em que o carro é uma necessidade essencial, com certeza uma Ferraria não é.