Vejamos algumas justificatívas que eu acho plausíveis:
1)
Baixa produção de Células S - Akira disse que saiyajins em um ambiente tranquilo conseguem uma melhor concentração de células S, como Gohan estava sobre constante perigo e estresse no futuro isso prejudicou a produção de células S, juntamente com seu desempenho no treinos.
2)
Racionamento de comida Esssa possibilidade eu vi pouco tempo atrás e não lembro do canal. Basicamente essa teoria diz que havia racionamento de comida no futuro dos androides e o que impossibilitou o Gohan de se alimentar como um saiyajin e acabou enfraquecendo ele.
3)
Gohan tinha depressão esse é meio difícil de acreditar. Quando a mente enfraquece, o corpo enfraquece também, por um lado o Gohan estava bem esperançoso de poder derrotar os androides, mas por outro ele depositava sua confiança toda em trunks.
4)
Gohan não tinha meios mais eficientes de treinar - Gohan não sabia sala do tempo e nem tinha a câmara de gravidade da Bulma, ele treinava na raça e sem esses melhores métodos de treino o desempenho dele seria algo bem demorado.
Pessoalmente acho que a 1º e 4º opções são as mais próximas da realidade.
Bônus:
Pelo que deu a entender o Gohan não era mais forte do que o Goku que voltou de Yadrat: