Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyComo fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
vou prestar enem esse ano, já estou treinando minha redação faz 3 dias sozinho, vendo alguns videos no youtube e com ajuda de alguns professores de português.

vim aqui perguntar pra vcs oq seria necessário pra fazer uma redação nota 1000 (900+ tbm é uma opção) :v

aqui tem muita gente de 20 anos pra cima, que com certeza (talvez) ja passou por isso, ent me diz ai como foi sua experiência. erros q vc cometeu que possa servir de exemplo, essas coisas.  :gato:

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
1-evite repetições de palavras
2-não tente bancar o intelectual com palavras difíceis (entendeu @Rin ?)
3-sempre dê aquela engordada na letra pra ocupar mais espaço
4-sempre divida seu texto em: introdução, desenvolvimento e conclusão
5-sempre dê aquele pequeno espaço no início do parágrafo
6-se for apontar uma solução "normal" ou não muito arriscada, trate de detalhar ela para que tenha algo de diferente
7-não olhe pro cofrinho do colega da frente, vc perder a concentração
8-tenha um bom tempo reservado pra fazer a redação, montar texto às pressas nunca é uma boa idéia (vai por mim)
9-Leia minhas obras (não vão ajudar você a escrever melhor mas são um bom entretenimento)

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
1. Seja diferenciado. Evite clichês como "...portanto, a população precisa se conscientizar sobre..." que claramente tornam a sua redação medíocre e não são bem vistos pelos olhos do corretor.

2. A questão da formalidade não é exatamente uma dica pra ganhar ponto, mas pessoalmente eu acho que dá um pouco mais de credibilidade pro seu texto. Aprenda boas palavras pra usar no texto, formais porém não vetustas (esse é um exemplo de palavra pra não usar), tipo "paradigma".

3. Use conjunções. Basicamente se o seu texto não tiver conjunções você vai perder ponto. Uma das habilidades que é mais analisada pelo corretor é justamente o seu domínio sobre as conjunções. Além disso, não se esqueça de usar conectivos entre parágrafos.

4. Entenda a estrutura da redação, o que você precisa fazer na introdução, desenvolvimento e conclusão. E na conclusão não esqueça de ter os cinco elementos na proposta de intervenção (ação, agente, modo, efeito e detalhamento).

No caso da proposta de intervenção, eu tive uma conversa com o @Wick sobre isso no zap e ele me deu a dica de que é essencial você ter conhecimento sobre as funções dos três poderes e do Ministério Público.

5. Não faça o mínimo de linhas e de parágrafos. No Enem as redações com maiores pontos são aquelas que possuem 4 parágrafos. Isso permite que você desenvolva melhor a sua redação.

6. Faça um brainstorming. Basicamente, antes de você começar a escrever a sua redação, separe um tempo para pensar em várias ideias. O que você vai fazer com essas ideias é simplesmente escrevê-las em algum lugar da folha, escreva todas.

Depois que você tiver pensado em várias ideias, você vai escolher quais delas você vai usar e vai começar a sua redação. Depois basta encaixar as ideias no texto enquanto você escreve.

Mas... o que são ideias?

1) Informações que você possa colocar no seu texto, como um dado científico, uma estatística ou um fato;
2) Citações de pensadores que você possa mencionar no seu texto;
3) Assuntos que você possa abordar em algum momento do texto;

E você também pode escolher um norte. Se for algum tópico sobre o mundo digital, por exemplo, você pode falar sobre a alienação que o mundo digital causa, as fake news ou até pode falar sobre como o mundo digital causa a depressão.

Percebeu que dentro de um mesmo assunto você pode seguir vários nortes? Vale a pena pensar para decidir que norte você quer seguir antes de começar o texto. Só lembre de estar em consonância com o que foi pedido na redação.

7. Tenha um bom repertório. Para você fazer um brainstorming rico em ideias, você vai precisar de um bom repertório. Vale a pena dar uma estudada em alguns pensadores que tratam sobre temas universais e ir expandindo o seu repertório de informações.

E seja criativo. Lembro que vi uma redação nota 1000 que citou o coringa num tema sobre "transtornos mentais".

Praticamente todo conhecimento serve. Lembro que teve uma redação sobre o ambiente digital que eu fiz onde eu comecei o texto citando a Revolução Técnico-Científica Informacional e citei o Leandro Karnal e o Maquiavel no texto.

Conhecimento de história é bem útil em redação também.




É isso brother, boa sorte no teu Enem aí.

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
Fiz 780 em 2018, tema dificil. Tinha 16 anos. Não duvido que se tivesse que fazer de novo hoje, tiraria minimo 900, sabendo o que fazer.

Na época o governo era de esquerda, consequentemente os corretores eram mais alinhados a esquerda, então minhas referências estavam mais associadas a esse espectro, como Paulo Freire que citei par auxiliar na proposta de intervenção.

Regra de ouro é trabalhar sabendo que eles levam em média 1 minuto e 30 segundos para olhar a tua redação, e provavelmente, estarão bem fartos de ler muita coisa, logo pode colocar ai 1 minuto... na época eu tinha isso em mente, então faça o básico bem feito e não tenha erros bruscos.

No mais, ler as redações nota 1000 e reparar o padrão, depois siga o modelo e pratique bastante, na época eu conseguia fazer até dissertação sobre as folhas do inverno europeu citando maquiavel...o negócio é robótico mesmo, finja que sabe algo mesmo sabendo pouco...ou você acha mesmo que esses alunos de 16/20 anos sabem de fato a solução para por exemplo os problemas do sistema penitenciário brasileiro, hahaha.

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
Rin escreveu:
No caso da proposta de intervenção, eu tive uma conversa com o @Wick sobre isso no zap e ele me deu a dica de que é essencial você ter conhecimento sobre as funções dos três poderes e do Ministério Público.


Além disso, recomendo que saibam, em cada caso:

No caso do Poder Executivo, saibam sobre o que cuida cada ministério. Afinal, eles podem promover campanhas e ações/programas. Pesquisar sobre campanhas e ações/projetos/programas já realizados pelos ministérios do Governo Federal vai te ajudar a entender qual tipo de ação pode ser feita de maneira realista, e vai te ajudar a dar detalhamento e profundidade para a sua proposta de intervenção. Será um grande diferencial.

No caso do Poder Judiciário, saibam o que é um mandado de injunção, uma ação civil pública e um ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental). E quem pode entrar com essas coisas (o Ministério Público, por exemplo, pode entrar com ação civil pública).

No caso do Poder Legislativo, a diferença entre um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) e um Projeto de Lei. É bom você usar "Congresso Nacional" ou "Poder Legislativo Federal".

No caso do Ministério Público, entenda realmente qual é a função dele, veja campanhas e seminários que ele faz (afinal, você pode propor uma nova campanha ou seminário), de que forma ele atua na defesa do interesse público através da ação civil pública e da ação penal pública.


Enfim, não seja mais do mesmo feijão com arroz que todo mundo copia. Isso não só vai te ajudar a tirar uma boa nota na redação (que é decisiva), como vai te ajudar a ser um cidadão mais preparado.

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
Se o tema for livre, escolhe "Mundial do Palmeiras" e deixa em branco...

De nada viu.!!!!

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
@rin

não sei se a 1. está tão certa, eu já li 3 redações que utilizaram argumentos iguais no mesmo tema e as três obtiveram nota mil, teve até um aluno q tirou nota 1000 duas vezes usando a mesma frase do filósofo Aristóteles.

https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/estudante-que-tirou-1000-duas-vezes-na-redacao-da-dicas-para-ir-bem-no-enem/

a ideia da redação não seria de testar seu conhecimento de escrever um modelo de texto que é igual pra todos? então não utilizar de tal palavra só pq é clichês não é contraditório? eu acho q eles devem analisar outro tipo de coisa, como seu conhecimento geral e de sinônimos.

que se foda se não vai ser bem vista pelo corretor, ele não é nem loco de dar menos ponto se eu não fugi das regras.

@Wick

aproveitando q você está aqui, qual sua opinião sobre argumentos coringas?

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
Comando Omega escreveu:
4-sempre divida seu texto em: introdução, desenvolvimento e conclusão


ava

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
Ak do Flamengo escreveu:
@rin

não sei se a 1. está tão certa, eu já li 3 redações que utilizaram argumentos iguais no mesmo tema e as três obtiveram nota mil, teve até um aluno q tirou nota 1000 duas vezes usando a mesma frase do filósofo Aristóteles.

https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/estudante-que-tirou-1000-duas-vezes-na-redacao-da-dicas-para-ir-bem-no-enem/

a ideia da redação não seria de testar seu conhecimento de escrever um modelo de texto que é igual pra todos? então não utilizar de tal palavra só pq é clichês não é contraditório? eu acho q eles devem analisar outro tipo de coisa, como seu conhecimento geral e de sinônimos.

que se foda se não vai ser bem vista pelo corretor, ele não é nem loco de dar menos ponto se eu não fugi das regras.

@Wick

aproveitando q você está aqui, qual sua opinião sobre argumentos coringas?

Não entendi o que isso tem a ver com clichês. A redação que você postou não possui nenhum clichê e de fato é exímia, só porque outras pessoas citaram Aristóteles não significa que Aristóteles virou clichê.

O próprio site que você linkou está dizendo pra evitar clichês, na verdade.

Embora seja interessante ele mencionar Aristóteles no texto, já que o filósofo defendia a inferioridade feminina. Isso é pra você reparar que sempre há um jeito de encaixar citações na redação, sejam elas coerentes ou não.

Não é questão de tirar pontos, é questão de não receber. Seguindo a estrutura correta do texto e não cometendo nenhum erro ortográfico você só consegue 600 pontos.

Como você passa de 600 pontos? Aí entra os diferenciais no seu texto. As paráfrases, as menções históricas, os argumentos e a proposta de intervenção.

Se você usar algum clichê o corretor vai te dar menos ponto. Isso é fato. Qualquer professor ou site falando sobre o assunto vai te dar essa dica, se duvidar pergunte pro ChatGPT.
Como fazer uma redação nota 1000? 2259519260

descriptionComo fazer uma redação nota 1000? EmptyRe: Como fazer uma redação nota 1000?

more_horiz
boto fé
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos