1. Seja diferenciado. Evite clichês como "...portanto, a população precisa se conscientizar sobre..." que claramente tornam a sua redação medíocre e não são bem vistos pelos olhos do corretor.
2. A questão da formalidade não é exatamente uma dica pra ganhar ponto, mas pessoalmente eu acho que dá um pouco mais de credibilidade pro seu texto. Aprenda boas palavras pra usar no texto, formais porém não
vetustas (esse é um exemplo de palavra pra não usar), tipo "paradigma".
3. Use conjunções. Basicamente se o seu texto não tiver conjunções você vai perder ponto. Uma das habilidades que é mais analisada pelo corretor é justamente o seu domínio sobre as conjunções.
Além disso, não se esqueça de usar conectivos entre parágrafos.
4. Entenda a estrutura da redação, o que você precisa fazer na introdução, desenvolvimento e conclusão. E na conclusão não esqueça de ter os cinco elementos na proposta de intervenção (ação, agente, modo, efeito e detalhamento).
No caso da proposta de intervenção, eu tive uma conversa com o
@Wick sobre isso no zap e ele me deu a dica de que é essencial você ter conhecimento sobre as funções dos
três poderes e do
Ministério Público.
5. Não faça o mínimo de linhas e de parágrafos. No Enem as redações com maiores pontos são aquelas que possuem 4 parágrafos. Isso permite que você desenvolva melhor a sua redação.
6. Faça um
brainstorming. Basicamente, antes de você começar a escrever a sua redação, separe um tempo para pensar em várias ideias. O que você vai fazer com essas ideias é simplesmente escrevê-las em algum lugar da folha, escreva
todas.
Depois que você tiver pensado em várias ideias, você vai escolher quais delas você vai usar e vai começar a sua redação. Depois basta encaixar as ideias no texto enquanto você escreve.
Mas... o que são
ideias?1) Informações que você possa colocar no seu texto, como um dado científico, uma estatística ou um fato;
2) Citações de pensadores que você possa mencionar no seu texto;
3) Assuntos que você possa abordar em algum momento do texto;
E você também pode escolher um norte. Se for algum tópico sobre o mundo digital, por exemplo, você pode falar sobre a alienação que o mundo digital causa, as fake news ou até pode falar sobre como o mundo digital causa a depressão.
Percebeu que dentro de um mesmo assunto você pode seguir
vários nortes? Vale a pena pensar para decidir que norte você quer seguir antes de começar o texto. Só lembre de estar em consonância com o que foi pedido na redação.
7. Tenha um bom repertório. Para você fazer um brainstorming rico em ideias, você vai precisar de um bom repertório. Vale a pena dar uma estudada em alguns pensadores que tratam sobre temas universais e ir expandindo o seu repertório de informações.
E seja criativo. Lembro que vi uma redação nota 1000 que citou o coringa num tema sobre "transtornos mentais".
Praticamente todo conhecimento serve. Lembro que teve uma redação sobre o ambiente digital que eu fiz onde eu comecei o texto citando a Revolução Técnico-Científica Informacional e citei o Leandro Karnal e o Maquiavel no texto.
Conhecimento de história é bem útil em redação também.
É isso brother, boa sorte no teu Enem aí.