Banheiro unissex é uma ideia que é aplicada fora do Brasil, nesses países mais desenvolvidos e tals. Aqui não daria muito certo não, de fato minaria a segurança das mulheres.
Victor escreveu: Então basicamente oque tem haver a fala do Lula com a causa LGBT?
Banheiro unissex é uma pauta relativamente reproduzida na agenda LGBT. Você nem precisa ter vivenciado a situação, basta pensar um pouco: por que a agenda LGBT fala sobre gênero neutro?
O movimento quer eliminar as distinções de gênero. O banheiro unissex (apesar de algo comum e natural em outros países) na cabeça dessa gente é como o "Todes" do banheiro.
Dá pra ver que o Lula quando fala "eles", subentende que está falando desses grupos progressistas modernos.
O Lula não é progressista, ele apenas surfou nessa transfiguração da esquerda que deixou de focar apenas no proletariado e passou a se apoiar nos marginalizados ideologicamente para conseguir audiência.
Você deve até se questionar: "Mas por que o Lula faria um comentário desse tipo se isso lhe traria impopularidade?". E existem vários pontos pra responder essa questão:
1) A maioria dos eleitores do Lula não são progressistas, muitos são, inclusive, conservadores nos costumes. A maioria do cabo eleitoral do cara é uma massa pobre que se emocionou com o discurso populista de apoio social dele e que acha que o Lula é um bom presidente porque o primeiro governo dele foi próspero economicamente (o que é um erro de análise técnica).
2) Como a única segunda opção é o Bolsonaro, ele pode se dar o luxo de falar o que quiser que o movimento progressista vai continuar votando nele já que a única outra opção é o satanás em pessoa pra esquerda.
3) Como a dicotomia política do Brasil evoluiu e acarretou num fanatismo absurdo tanto pro eixo do Bolsonaro quanto pro do Lula,
cada um dos lados pode fazer qualquer merda que os adoradores sempre acharão algum malabarismo pra não aceitar que o político de estimação deles é um canalha.