Foi um bom show no geral, a pontos que precisam ser acertados, porém a dinâmica ficou boa. Os cortes em certos pontos para redução de tempo, e até mesmo a volta de um único apresentador ou a estruturação em forma de teatro novamente.
Acho que o grande problema foi a forma regrada dos tempos dos discursos, 30 segundos para categorias técnicas e especificas, 1 minuto e meio à dois para as principais, porém a certas ocasiões que vão extrapolar os 30 segundos (que é pouco dependendo da equipe) e tem que existir uma margem de tempo extra para não acontecer cortes desrespeitosos e situações desagradáveis como aconteceu.
As canções originais tiveram uma boa distribuição, e elogios a Lady Gaga e a equipe de RRR.
Falando dos vencedores, bom isso é muito complexo, existe muita gente dando opiniões com pouco conhecimento, isso se torna cansativo, pois para quem acompanha o ano todo a corrida do Oscar sabe que existe algumas viradas e campanhas que impactam diretamente no resultado final.
Um exemplo disso é a categoria de melhor filme, eu não considero Tudo Em Todo O Lugar - Ao Mesmo Tempo o Melhor filme, porém as regras adotada nos últimos anos na categoria cria-se vencedores que considera a média geral dos votantes, então nasce "aberrações" em forma de resultado (não que seja o caso aqui, pois é um bom filme e estava no meu top3 dos indicados), CODA ano passado foi MUITO beneficiado pelas regras.
Para quem não conhece, a regra adotada é que o vencedor NÃO É QUEM TEM O MAIOR NUMERO DE VOTOS e sim QUEM TEM A MELHOR MÉDIA, exemplo;
Vamos supor que exista 2.000 votantes, eles recebem uma cédula para organizar os vencedores em um rank numerado (1-2-3-4....) então é realizado uma média de todos os votos para determinar quem ficou em melhor posição e declarar o vencedor.
1.000 Coloca X em primeiro
700 Coloca y em primeiro
300 Coloca V em primeiro
Normalmente todos julgariam que o vencedor é oq recebeu o maior numero de "votos" porém não é bem assim, o restante rank é contabilizado, e se dentro desses 2.000 votantes a maioria (superando o mais votado) colocar Y ou V no top3, dando uma media maior, nasce o vencedor. Por essa razão que nos últimos anos passou a existir tantos vencedores "fora da casinha" que choca até mesmo muito críticos.
Outro ponto importante que aconteceu nesse Oscar, foi a grande vitória de Nada de novo no Fronte que inicialmente foi ignorado pela Netflix e só passou a receber campanha após o destaque no final de novembro/Dezembro, o filme em si (inferior a sua versão mais antiga) teve todas as portas abertas, o principal concorrente direto era RRR que foi totalmente boicotado pela India, aqui novamente entra as regras especificas da categoria (Melhor filme Internacional), a principal é que o filme é escolhido para representar o país, a academia não interfere, o próprio país que cria a sua comissão e escolhe o filme para apoiar e enviar para o Oscar, a India escolheu não apoiar RRR que até então estava ganhando espaço mundial, então isso destruiu as chances do filme que mesmo com o boicote conseguiu sair com 1 Oscar.
Então quando a India tira RRR do cenário e o BAFTA reconhece Nada de novo, nasce o segundo filme mais reconhecido pela academia de 2022, SE e digo SE, RRR tivesse entrado em Melhor Filme Internacional os resultados poderia ser completamente diferente, principalmente para ELVIS.
Dito tudo isso, NADA digo NADA, superou a maior injustiça da temporada; Claudio Miranda fora dos indicados de Melhor Fotografia por Top Gun, isso foi algo que até agora não caiu a ficha.
Melhor Atriz
vencedora: Michelle Yeoh
Quem deveria ter vencido: Cate Blanchett
Melhor Ator
vencedor: Brendan Fraser
Quem deveria ter vencido: Austin Butler/ Colin Farrell
Melhor Atriz Codj
vencedora: Jamie Lee Curtis
Quem deveria ter vencido: Kerry Condon
(Jamie venceu pelo reconhecimento da carreira e não pela atuação no filme, a Angela Bassett nem deveria ser considerada como possível vencedora, desculpe mas é a realidade, a Kerry foi a grande injustiçada, ao menos o BAFTA reconheceu isso.)
Melhor Ator Codj
vencedor: Ke Huy Quan
Quem deveria ter vencido: -