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descriptionO que significa assentar-se na roda dos escarnecedores? EmptyO que significa assentar-se na roda dos escarnecedores?

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Salmos 1:1-6

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A linguagem é meio "primitiva", mas seria algo como andar segundo homens comuns, simples, tolos, etc. Todos esses que vivem pela carne e esquecem seu espirito e alguns estão nem ai para coisas de DEUS apenas vivem o memento.

Então viver como eles, seria como viver com eles ou entre ele.

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Precisaria de contexto, mas assentar-se seria juntar-se a uma trupe de escarnecedores, se tornar um deles, aí você adiciona ao contexto do que diz no salmo.

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1 Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores.
2 Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!
3 Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!
4 Não é o que ocorre com os ímpios! Ao contrário: são como a palha que o vento carrega.
5 Por isso os ímpios não sobreviverão ao Julgamento, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Pois conhecer o SENHOR é o caminho dos justos; o caminho dos ímpios, porém, conduz à destruição.

Capítulo 1

1 Abençoado com felicidade: ou, como no original hebraico "Quão verdadeiramente feliz". A chave da felicidade é a obediência à Palavra de Deus (A Tôrâ, Lei em hebraico, no AT). Os Salmos 1 e 2 são o prefácio do Saltério (conjunto de poemas e hinos hebraicos de adoração a Deus). Como guardiães da Sabedoria apontam para os únicos dois caminhos possíveis ao ser humano: a "roda dos zombadores" ou a "congregação dos justos" (v.5).
2 Ímpios: pessoas sem piedade, cruéis, desumanas, sem o devido respeito a Deus e à sua Palavra, incrédulas, autossuficientes, arrogantes, que não enxergam seus erros e não se arrependem. O termo hebraico chataim significa a perversidade franca, impiedosa e permanente.
3 SENHOR: em hebraico YHWH (o nome sagrado e impronunciável de Deus, mais tarde transliterado para Yahweh ou Javé) é o mais significativo nome de Deus no AT. Tem um sentido duplo: o Ser autoexistente, pois a palavra no original é relacionada ao verbo "ser" (Êx 3.14), e o Redentor de Israel (Êx 6.6). Esse nome ocorre 6.823 vezes no AT, especialmente associado à santidade de Deus (Lv 11.44-45), a seu ódio contra o pecado (Gn 6.3-7) e a sua misericordiosa provisão de redenção (Is 53.1-10).
A tradição judaica e cristã considera este Salmo como messiânico, da mesma forma que o Sl 110. Suas perspectivas são messiânicas e escatológicas.
Na expressão original "conhecer o Senhor" ou, literalmente, "conhecendo o Senhor", o particípio hebraico yôdêa está no estado construto, que rege o objeto direto. Portanto, "Senhor" é objeto do verbo "conhecer" e não, sujeito. Na frase, está subentendido o sujeito de totalidade.
4 Os pagãos e perversos não suportarão a ira de Deus no dia do Juízo Final (76.7; 130.3; Ed 9.15; Ml 3.2; Mt 25.31-46; Ap 6.17). A expressão original "comunidade" refere-se à "assembleia" dos crentes em Deus (justos); os adoradores que se reúnem no santuário para o culto e serviço espiritual dedicado ao Senhor (15.1,2; 22.25; 26.12; 35.18; 40.9,10; 111.1; 149.1).
5 O resultado final de uma vida dedicada à impiedade, sob a influência do maligno, é a punição eterna (Ap 20.11-15).

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