Qualquer um que seja contra isso esta correto.
O projeto visa regular fake News, sendo que o próprio conceito é subjetivo.
O projeto visa regular fake News, sendo que o próprio conceito é subjetivo.
BOG escreveu:Eu acho hilário(não ironicamente) o fato de que o Alexandre de Moraes é consequência direta do Golpe que a Ex-Presidenta Dilma sofreu, mas indo ao que interessa(ou não), não faz sentido tentar discutir se isso é correto do ponto de vista jurídico porque ninguém aqui tem o mesmo nível de conhecimento do assunto que os ministro do STF, já do ponto de vista prático, a ação é mais do que correta porque o aplicativo privado fez disparo em massa de mensagens com a tentativa de inferir na aprovação de um projeto de lei o que é uma clara tentativa de:
→ Uma empresa privada interferir em assuntos legais que a atinge diretamente;
→ Uma empresa estrangeira tentando controlar ações políticas de um outro país.
Tudo isso em nome de uma liberdade abstrata.
Ademais, leia outro livro porque citar 1984 já está ficando repetitivo. Se quiser na mesma pegada distópica, eu sugiro Admirável Mundo Novo que também é um clássico e, ao meu ver, está mais de acordo com a realidade que vivemos hoje.
ShinobinoKami escreveu:Onde está o crime ou a imoralidade em qualquer uma das ações que você cita?
ShinobinoKami escreveu:É amoral, além de ser de fato crime, a campanha da Globo pela aprovação da PL pois a globo é uma concessão estatal bancando por dinheiro público. O Telegram é um serviço privado, nenhum brasileiro é obrigado a usá-lo e muito menos pagar por ele.
ShinobinoKami escreveu:É claramente perceptível sua incapacidade de defender as ações do pseudo-ditador de toga quando você tem que apelar para argumentos do tipo "mas você acha que... mas você concorda que..." ao invés de apresentar fatos que corroborem com sua tese.
ShinobinoKami escreveu:Vamos aos fatos. Nada impede o Telegram ou qualquer outra empresa privada, seja nacional ou transnacional, de expressar sua legitima opinião sobre projetos de lei que podem afetá-la, inclusive usando seu próprio serviço para isso.
ShinobinoKami escreveu:Isso tanto é verdade que o nosso protetor careca, não foi capaz de citar um crime cometido pelo Telegram, a prática que embasou a decisão foi: "induzimento e instigação à manutenção de diversas condutas criminosas praticadas pelas milícias digitais". Encontre esse crime no código penal.
Mesmo se o Telegram tivesse cometido um crime, caberia ao Ministério Público denunciá-lo, a promotoria investigá-lo e um juiz puni-lo, com base em qual linha da constituição Alexandre de Moraes pode denunciar, investigar e punir? O pior é que o Ministério Público abriu uma denuncia, mesmo o Telegram já tendo sido punido pelo Lex Luhor, e sabe por qual crime? Violar seus termos de uso.
Moraes não apenas processou, investigou, ameaçou e puniu a empresa como a punição que ele aplicou foi tirado do buraco dele, não tem qualquer embasamento legal, e foi vexatória, obrigando a empresa a afirmar que mentiu, distorceu e fraudo na expectativa de enganar seus usuários, que linha da lei dá Moraes autoridade para fazer isso?
ShinobinoKami escreveu:Além disso, quem mente é ele, a mensagem do Telegram é verdadeira, PL 2630/2020 é um retalho cheio de furos que facilmente serviria como pretexto para o Estado pode censurar e controlar as redes sociais, que é o que Alexandre de Moraes deseja.
ShinobinoKami escreveu:Não há ministério da verdade em Admirável Mundo Novo, a censura é auto imposta graças a lavagem cerebral do Estado, que leva as pessoas a acreditarem que as ações dele sempre são perfeitas, em um caso como esse que nós vivemos, a população simplesmente defenderia a ação do Estado e clamaria que ela é pelo bem maior, isso te lembra alguém?
Eu acho que você não leu o que eu escrevi, por isso vou dizer novamente de outra maneira. Eu não sou formado em direito e mesmo que fosse dificilmente me acharia apto para contestar ações de um Ministro do Supremo Tribunal Federal até porque isso pode ser feito pelos pares dele.
Contudo, há um claro abuso de poder por parte do Telegram ao realizar disparos em massa para pessoas afirmando objetivamente que elas devem ser contra o PL, afinal de contas trata-se de uma empresa privada e estrangeira tentando interferir diretamente na política brasileira.
O nome disso é lobby e você sabe muito bem disso assim como deve saber também que todas as empresas da área da tecnologia(não apenas o Telegram) estão fazendo lobby contrário ao projeto.
No entanto, a rede Globo não está fazendo novelas apoiando o PL diretamente ou nada parecido com o que o Telegram fez e ainda assim você acha errado o apoio da Globo, mas não parece ver nada demais na ação do Telegram.
Não se trata de incapacidade meu bem, embora eu definitivamente não seja um especialista assim como duvido que você seja... É só uma forma de expor que ele não entende nada do assunto e está seguindo um comportamento de manada, ou seja, ele só reforça que as ações de redes sociais devem ser regulamentadas.
E quem está proibindo eles disso? O Telegram pode muito bem emitir a opinião dele como empresa, aliás veículos de informação fazem isso o tempo todo na forma de editoriais(os do Estadão são sua cara, por sinal). O problema está na forma que o Telegram fez isso, já que eles fizeram envio de mensagem em massa afirmando que o PL acabaria com a liberdade de expressão colocando isso como um fato e não como opinião deles.
Como eu já disse, eu não sou advogado, então não vou questionar uma ação legal de uma pessoa com notório saber jurídico, no entanto, a atitude do Telegram não foi vista como inadequada apenas pelo ministro:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/05/cade-deve-incluir-telegram-em-investigacao-sobre-acao-de-big-techs-contra-pl-das-fake-news.shtml
Não, não é. Essa é a sua opinião pessoal sobre o projeto que coincidentemente é a mesma das empresas que vão ter que atuar de forma mais transparente caso o projeto seja aprovado.
Na verdade, me lembra aqueles que defendem um sistema chamado C-A-P-I-T-A-L-I-S-M-O.
Ademais eu me recuso em continuar em uma discussão que não vai levar a lugar nenhum com tudólogos. A tendência é que mídias sociais sejam regulamentadas(assim como todas as demais empresas são) dentro e fora do Brasil e essa atitude dessas grandes empresas só revelam o quanto isso necessário porque elas se acham no direito de interferir na soberania do país através de Lobby(algo que infelizmente é comum) e também de forma direta dizendo quais projetos de leis as pessoas devem ou não apoiar. Isso sem contar que essa atitude pode fazer com que projetos inadequados sejam aprovados apenas pela urgência.
ShinobinoKami escreveu:Tudo bem então BOG, vamos discutir dentro da sua lógica, essa é a opinião dos especialistas sobre algumas do Senhor Alexandre de Moraes sobre o tema, elas são fartas visto que não é a primeira vez que ele exerce seu constitucional poder de censura e coerção:
Eumenes escreveu:Telegram é uma maravilha, de longe o melhor programa/aplicativo de comunicação instantânea que já utilizei, uso todos os dias e considero-o mil vezes melhor que o famigerado Atizape. Torço por uma maior popularização dele e que essas proibições legislativas jamais o atinjam. E acho que realmente não conseguirão o censurar.