Já tem um tempo que volta e meia vejo usuários/staffers me perguntando e querendo saber sobre as intrigas lendárias do Fórum NS e sua trajetória. Essa é uma série de tópicos que em que eu vou contar um pouco sobre a história do fórum e revelar alguns detalhes dos bastidores. Eu vou ocultar o nick das pessoas envolvidas (com codinames) quando estiver falando algo negativo — objetivo não é causar um constrangimento/estresse para ninguém. Como a pessoa com mais informações (e informantes), acredito que o meu relato será interessante tanto para os que desconhecem a história quanto para aqueles que fizeram parte dela — independente do nível de afinidade.
O fórum teve dois administradores gerais em sua história. O primeiro foi o Naruto-kun. A partir de 2013, após uma votação exclusiva entre administradores, eu me tornei o segundo e último administrador geral, recebendo do meu antecessor (que não tinha mais interesse no fórum) a transferência de todas as credenciais e do painel de fundação. Saliento que entre pessoas específicas, criou-se uma "mística" semântica com o termo "ADM geral", e passaram a nomear entre elas diferentes pseudo-adms gerais (que nunca tocaram nas credenciais ou tiveram tais poderes no sistema) em um curto espaço de tempo (3+ em ~1 ano de hiato meu por volta de 2018), como uma posição de respeito, como um líder, quase um título honorário. Contudo, não o foram de fato, pois nunca tiveram poder real sobre o fórum. Por exemplo, se um administrador comum quisesse, ele tinha poder/acesso para remover os poderes do pseudo adm geral, sem ele conseguir fazer nada a respeito. Devido a atualizações recentes no painel, por exemplo, o administrador @Thousand Mirrors tem mais poder hoje do que um "pseudo adm geral" daquela época. Então, para efeitos de esclarecimento e definição: o administrador geral é o dono da u1 (conta fundadora), das credenciais de acesso do painel de fundação, e efetivamente do fórum. Um administrador comum não tem poder para fazer qualquer alteração na conta do administrador geral. É o significado prático e real.
Nesse ano, completo 10 anos como administrador geral do fórum (2013-2023) — o dobro do meu antecessor (2008-2013) — e sou, por larga margem, a pessoa com mais tempo de staff (11 anos). Com o fardo de ter poder para dar/declarar a palavra final e definitiva, acabei no centro dessas intrigas, o que vai ficar bem evidente ao longo das reflexões. Por isso e o volume de perguntas, espero que esse relato lhe valha para algo ~ curiosidade, nostalgia, esclarecimento.
Meu compromisso é ser neutro, leia-se: oferecer um relato honesto e íntegro sobre o que objetivamente aconteceu ao longo das eras. Isso não será traído aqui. Contudo, eu não vou mentir/omitir informações que são verdadeiras, por medo de "parecer que estou puxando sardinha para o meu lado". Não serão reflexões em cima do muro.
Com isso, vamos à parte 1.
O COMEÇO DE TUDO
Eu me viciei no fórum em 2012. Porém, meu começo no fórum foi no ano de 2009, mais especificamente em 18 de agosto de 2009. Tinha 10 anos de idade. Eu na maior parte do tempo só acompanhava o fórum (assim como fazia antes de criar minha primeira conta). Não tenho tantas informações interessantes a refletir sobre essa época, exceto que o fórum era um lugar que já tinha suas intrigas. Entretanto, era uma linguagem muito mais inocente. As pessoas escreviam com mais simplicidade (com mais erros, menos formalidade), menos pretensão, e era a época que o fórum mais parecia realmente um passatempo, com comentários despretensiosos sobre um anime que todo mundo curtia. O mundo em si ainda era bem diferente naquela época, no fim das contas. Vale lembrar que o fórum nasceu no fim de 2008, de um grupo de amigos que organizavam um blog juntos.
Por volta desse período dos tempos de 2009~10, tive ciência de um breve desentendimento, entre o meu antecessor e outro membro da equipe, que havia ofendido o seu irmão (ou algo assim) de chato. Esse desentendimento culminou na saída dele para um longo hiato/inatividade que durou até o início de 2013. Ele tinha por volta de 800 mensagens, nessa época. Pode parecer algo bobo de início, mas novamente, era outra época. Um ambiente naturalmente muito mais leve. Pessoas muito mais próximas umas das outras. Nesse contexto, um comentário desabonador como esse, causou mal estar. Isso me cativa de certa forma. Essa época foi o mais próximo que o fórum esteve de ser uma comunidade amistosa. As pessoas brincavam, compartilhavam fotos... Havia discordâncias? Claro que sim. Mas você ficaria surpreso sobre como em uma época "inocente" como essa, as pessoas tinham, no fim das contas, muito mais maturidade.
Após isso, o fórum continuou com seus administradores comuns. É interessante porque foram anos de gestão sem a presença efetiva da figura de um administrador geral. Cada administrador tinha seu poder para gerir o fórum, e se desse algum problema ou dúvida importante, votações ocorriam. Quanto mais tardava, mais a figura do meu antecessor era vista como misteriosa e até meio lendária. Mais e mais usuários se registravam em uma época posterior ao início da ausência dele.
Esse foi o início do fim do clima de amistosidade no fórum. Uma ascensão firme de intrigas. Como cada administrador tinha poder pleno, existiam decisões conflitantes entre dois administradores que tinham poder igual. Nas discussões que aconteciam na equipe, cada membro tinha que tomar um partido e isso, muitas vezes, causava irritação a alguma das partes. Existiam moderadores e administradores que tinham mais afinidade com X administrador, outros com mais afinidade com Y administrador. Brigas e disputas internas de poder aconteciam por causa disso e ficavam cada vez maiores.
Aos poucos, uma frase do meu antecessor — entender o fórum como um hobby e não como uma obrigação — se tornava cada vez mais uma mera lembrança remota. Passado.
Inclusive, você tinha que ser extremamente confiável para ser administrador. Pois qualquer administrador tinha poder para remover todos os outros, e como o Administrador Geral estava sumido... isso causaria um grande problema.
Grandes administradores que pude conhecer foram Itachi Uchiha, Garcia, LUCAS CRR, Léo (hoje Leonardo). Os dois primeiros eram especialmente respeitados, muito pela forma como se portavam e impunham, respectivamente. Itachi Uchiha (aka Leona) foi um grande símbolo de confiança e estabilidade, mesmo em tempos em que várias pessoas diferentes tinham poder pra dar palavra final. Não conheci até hoje uma pessoa daquela época que não o respeite. Aliás só uma, que não vou mencionar aqui.
O INCIDENTE DE LUTRA ANGEL
Em 2011 aconteceu a maior crise de todas até aquele momento. O administrador Lutra Angel supostamente removeu todos os administradores da staff, deixando apenas ele com poderes de administração. O Administrador Lutra Angel foi um dos fundadores do Fórum NS de certa forma, pois era do grupo de amigos do meu antecessor e, se não me engano, também ajudou no antigo blog que antecedeu o Fórum NS.
É ninguém menos, na minha opinião, o membro que chegou mais próxima de ter tido poderes de Administrador Geral — em sua definição correta — sem ter sido um. Isso porque, muito embora ele não detivesse o acesso ao painel de fundador do fórum, Lutra Angel possuía a senha de acesso da u1. Ele se manteve intocável e todos temiam remover ele da staff por inatividade após esse incidente de 2011, mesmo os administradores com maior prestígio tinham "medo" do que ele poderia fazer.
O Lutra anunciou que foi hackeado e restituiu o acesso de todo mundo. Entretanto, nunca mais foi removido da staff, só no retorno do meu antecessor em 2013. E mesmo frente ao retorno dele, houve um registro de que ele foi recolocado no grupo de Administradores. E olha que, daquela vez, quem tinha removido foi o meu próprio antecessor.
Enfim, o incidente ficou conhecido como um dia lendário no fórum, e foi falado sobre durante muito tempo. O nome de Lutra Angel ainda era muito presente e ecoou durante quase toda minha trajetória no fórum. A "ameaça Lutra" era um fator naquele período de "igualdade de administradores". Alguém que poderia botar um ponto final naquilo tudo a qualquer momento, com um estalar de dedos.
Como poucos conheciam a personalidade dele, e a icônica risada "KUAKUAKUAKUA", o nome dele tinha também toda uma misticidade quanto as pessoas falavam nele no Chatbox. Ele era um grande nome do Fórum NS. Quem viveu, sabe disso.
O que sei sobre a história dele foi o que me contaram ao longo dos anos e o que descobri olhando os arquivos do fórum. Em 2011, eu não tinha o hábito de acessar o fórum.
O NIDAIME CHEGA À VILA
Somente em fevereiro de 2012 voltei a olhar o acessar novamente e, agora com 13 anos, por nem lembrar que eu já tinha criado conta (provavelmente nem me liguei que era o mesmo fórum), criei uma nova conta para começar do zero e defender o Itachi. E foi a partir de então que me tornei um membro de fato, com o hábito de logar no fórum e me envolver de verdade nas discussões, acessar o chat... Foi a partir daí que os demais começaram a conhecer o meu nome. O começo de uma história massante, mas que me ensinou muito e me preparou para várias situações da vida real e até profissional.
Mas isso vai ficar para a próxima parte.
O fórum teve dois administradores gerais em sua história. O primeiro foi o Naruto-kun. A partir de 2013, após uma votação exclusiva entre administradores, eu me tornei o segundo e último administrador geral, recebendo do meu antecessor (que não tinha mais interesse no fórum) a transferência de todas as credenciais e do painel de fundação. Saliento que entre pessoas específicas, criou-se uma "mística" semântica com o termo "ADM geral", e passaram a nomear entre elas diferentes pseudo-adms gerais (que nunca tocaram nas credenciais ou tiveram tais poderes no sistema) em um curto espaço de tempo (3+ em ~1 ano de hiato meu por volta de 2018), como uma posição de respeito, como um líder, quase um título honorário. Contudo, não o foram de fato, pois nunca tiveram poder real sobre o fórum. Por exemplo, se um administrador comum quisesse, ele tinha poder/acesso para remover os poderes do pseudo adm geral, sem ele conseguir fazer nada a respeito. Devido a atualizações recentes no painel, por exemplo, o administrador @Thousand Mirrors tem mais poder hoje do que um "pseudo adm geral" daquela época. Então, para efeitos de esclarecimento e definição: o administrador geral é o dono da u1 (conta fundadora), das credenciais de acesso do painel de fundação, e efetivamente do fórum. Um administrador comum não tem poder para fazer qualquer alteração na conta do administrador geral. É o significado prático e real.
Nesse ano, completo 10 anos como administrador geral do fórum (2013-2023) — o dobro do meu antecessor (2008-2013) — e sou, por larga margem, a pessoa com mais tempo de staff (11 anos). Com o fardo de ter poder para dar/declarar a palavra final e definitiva, acabei no centro dessas intrigas, o que vai ficar bem evidente ao longo das reflexões. Por isso e o volume de perguntas, espero que esse relato lhe valha para algo ~ curiosidade, nostalgia, esclarecimento.
Meu compromisso é ser neutro, leia-se: oferecer um relato honesto e íntegro sobre o que objetivamente aconteceu ao longo das eras. Isso não será traído aqui. Contudo, eu não vou mentir/omitir informações que são verdadeiras, por medo de "parecer que estou puxando sardinha para o meu lado". Não serão reflexões em cima do muro.
Com isso, vamos à parte 1.
O COMEÇO DE TUDO
Eu me viciei no fórum em 2012. Porém, meu começo no fórum foi no ano de 2009, mais especificamente em 18 de agosto de 2009. Tinha 10 anos de idade. Eu na maior parte do tempo só acompanhava o fórum (assim como fazia antes de criar minha primeira conta). Não tenho tantas informações interessantes a refletir sobre essa época, exceto que o fórum era um lugar que já tinha suas intrigas. Entretanto, era uma linguagem muito mais inocente. As pessoas escreviam com mais simplicidade (com mais erros, menos formalidade), menos pretensão, e era a época que o fórum mais parecia realmente um passatempo, com comentários despretensiosos sobre um anime que todo mundo curtia. O mundo em si ainda era bem diferente naquela época, no fim das contas. Vale lembrar que o fórum nasceu no fim de 2008, de um grupo de amigos que organizavam um blog juntos.
Por volta desse período dos tempos de 2009~10, tive ciência de um breve desentendimento, entre o meu antecessor e outro membro da equipe, que havia ofendido o seu irmão (ou algo assim) de chato. Esse desentendimento culminou na saída dele para um longo hiato/inatividade que durou até o início de 2013. Ele tinha por volta de 800 mensagens, nessa época. Pode parecer algo bobo de início, mas novamente, era outra época. Um ambiente naturalmente muito mais leve. Pessoas muito mais próximas umas das outras. Nesse contexto, um comentário desabonador como esse, causou mal estar. Isso me cativa de certa forma. Essa época foi o mais próximo que o fórum esteve de ser uma comunidade amistosa. As pessoas brincavam, compartilhavam fotos... Havia discordâncias? Claro que sim. Mas você ficaria surpreso sobre como em uma época "inocente" como essa, as pessoas tinham, no fim das contas, muito mais maturidade.
Após isso, o fórum continuou com seus administradores comuns. É interessante porque foram anos de gestão sem a presença efetiva da figura de um administrador geral. Cada administrador tinha seu poder para gerir o fórum, e se desse algum problema ou dúvida importante, votações ocorriam. Quanto mais tardava, mais a figura do meu antecessor era vista como misteriosa e até meio lendária. Mais e mais usuários se registravam em uma época posterior ao início da ausência dele.
Esse foi o início do fim do clima de amistosidade no fórum. Uma ascensão firme de intrigas. Como cada administrador tinha poder pleno, existiam decisões conflitantes entre dois administradores que tinham poder igual. Nas discussões que aconteciam na equipe, cada membro tinha que tomar um partido e isso, muitas vezes, causava irritação a alguma das partes. Existiam moderadores e administradores que tinham mais afinidade com X administrador, outros com mais afinidade com Y administrador. Brigas e disputas internas de poder aconteciam por causa disso e ficavam cada vez maiores.
Aos poucos, uma frase do meu antecessor — entender o fórum como um hobby e não como uma obrigação — se tornava cada vez mais uma mera lembrança remota. Passado.
Inclusive, você tinha que ser extremamente confiável para ser administrador. Pois qualquer administrador tinha poder para remover todos os outros, e como o Administrador Geral estava sumido... isso causaria um grande problema.
Grandes administradores que pude conhecer foram Itachi Uchiha, Garcia, LUCAS CRR, Léo (hoje Leonardo). Os dois primeiros eram especialmente respeitados, muito pela forma como se portavam e impunham, respectivamente. Itachi Uchiha (aka Leona) foi um grande símbolo de confiança e estabilidade, mesmo em tempos em que várias pessoas diferentes tinham poder pra dar palavra final. Não conheci até hoje uma pessoa daquela época que não o respeite. Aliás só uma, que não vou mencionar aqui.
O INCIDENTE DE LUTRA ANGEL
Em 2011 aconteceu a maior crise de todas até aquele momento. O administrador Lutra Angel supostamente removeu todos os administradores da staff, deixando apenas ele com poderes de administração. O Administrador Lutra Angel foi um dos fundadores do Fórum NS de certa forma, pois era do grupo de amigos do meu antecessor e, se não me engano, também ajudou no antigo blog que antecedeu o Fórum NS.
É ninguém menos, na minha opinião, o membro que chegou mais próxima de ter tido poderes de Administrador Geral — em sua definição correta — sem ter sido um. Isso porque, muito embora ele não detivesse o acesso ao painel de fundador do fórum, Lutra Angel possuía a senha de acesso da u1. Ele se manteve intocável e todos temiam remover ele da staff por inatividade após esse incidente de 2011, mesmo os administradores com maior prestígio tinham "medo" do que ele poderia fazer.
O Lutra anunciou que foi hackeado e restituiu o acesso de todo mundo. Entretanto, nunca mais foi removido da staff, só no retorno do meu antecessor em 2013. E mesmo frente ao retorno dele, houve um registro de que ele foi recolocado no grupo de Administradores. E olha que, daquela vez, quem tinha removido foi o meu próprio antecessor.
Enfim, o incidente ficou conhecido como um dia lendário no fórum, e foi falado sobre durante muito tempo. O nome de Lutra Angel ainda era muito presente e ecoou durante quase toda minha trajetória no fórum. A "ameaça Lutra" era um fator naquele período de "igualdade de administradores". Alguém que poderia botar um ponto final naquilo tudo a qualquer momento, com um estalar de dedos.
Como poucos conheciam a personalidade dele, e a icônica risada "KUAKUAKUAKUA", o nome dele tinha também toda uma misticidade quanto as pessoas falavam nele no Chatbox. Ele era um grande nome do Fórum NS. Quem viveu, sabe disso.
O que sei sobre a história dele foi o que me contaram ao longo dos anos e o que descobri olhando os arquivos do fórum. Em 2011, eu não tinha o hábito de acessar o fórum.
O NIDAIME CHEGA À VILA
Somente em fevereiro de 2012 voltei a olhar o acessar novamente e, agora com 13 anos, por nem lembrar que eu já tinha criado conta (provavelmente nem me liguei que era o mesmo fórum), criei uma nova conta para começar do zero e defender o Itachi. E foi a partir de então que me tornei um membro de fato, com o hábito de logar no fórum e me envolver de verdade nas discussões, acessar o chat... Foi a partir daí que os demais começaram a conhecer o meu nome. O começo de uma história massante, mas que me ensinou muito e me preparou para várias situações da vida real e até profissional.
Mas isso vai ficar para a próxima parte.