Bom, segue a listinha:
- A maioria das pessoas tem uma condição de vida razoável. Isto é, poucos são extremamente pobres (leia-se, existem poucos mendigos em comparação com a maior cidade da metrópole). E poucos são extremamente ricos (você dificilmente vai ver carros de luxo por aqui, mas se ver, alguém sabe a quem pertence). Quem vive nas cidades vizinhas diz que não tem favela aqui.
- O comércio segue o Sol. A maioria inicia as atividades pelas 6 horas da manhã e a maioria já está fechado depois das 18 ou 19 horas.
- Muitos se formam em Química para trabalhar na Petrobrás que tem na cidade. Mas temos o ar mais poluído da região e nosso combustível não é mais barato.
- Quem mora na cidade há mais de 10 anos recebe o direito de fazer uma faculdade parcial ou totalmente paga pela prefeitura.
- O transporte público é barato e até gratuito em domingos e feriados. E é válido para cidade inteira. O ponto ruim disso é que os ônibus ficam superlotados e demoram muito para passar nos pontos de parada.
Eu diria que as pessoas até que estão confortáveis. Quem quer sair geralmente quer sair do país em si, não da cidade, do contrário prefere viver por aqui mesmo. Apesar de ser interior, você geralmente encontra a maioria das coisas que encontraria em uma cidade grande e se precisar chegar em uma cidade grande, chega em menos de meia hora a não ser que seja horário de pico (7-9h ou 17-19h). Talvez isso fosse um problema duas décadas atrás, mas com a tecnologia que temos hoje em dia, dá pra comprar coisas do outro lado do mundo sem precisar sair de casa.
De resto, acho que não tem muitos pontos turísticos, nem eventos. Se a vida que você prefere levar é simples, não é ruim, do contrário, melhor ir para uma cidade maior. As pessoas também geralmente tem casa própria ou pagam aluguel durante a vida toda, então quem vive muito tempo aqui deve conhecer bem a vizinhança a não ser que more em condomínio, aí a interação com os vizinhos é reduzida drasticamente, de qualquer forma, acho que isso vale mais para gerações anteriores, hoje em dia nem tanto.
Sobre mulheres, é menos comum ver mulheres com "roupas ousadas" marcando tudo pelas ruas do que em outras cidades, não que sejam raras, mas geralmente se vestem assim pra ir pra academia mesmo. Ouvi dizer que elas preferem ficar caras de fora da cidade, embora eu não saiba o motivo (talvez pra não ficar falada). E é bem comum ver casais se formando na adolescência e levando pra vida... vários colegas meus se casaram com suas namoradas do ensino médio e esses geralmente tem filhos cedo, tipo com 20 anos.
Se eu for me mudar, será pra fora do Brasil, se não valer, então prefiro ficar na minha cidade mesmo, tem muitos benefícios que não quero abrir mão.