Tem muita coisa que mudaria no tempo em que ele teria para conseguir informações sobre a Akatsuki e Orochimaru,
sendo que com o cargo de Hokage ele perderia essa possibilidade de sair constantemente da vila em busca de informações.
Mas se ele estivesse na mesma circunstância em que ela se encontrava, eu creio que ele poderia no máximo conseguir
mais tempo, pois provavelmente ele não teria a informação que ele mesmo deu a Tsunade no lugar dela, sendo assim ele
poderia lutar diretamente com o Pain.
Mas dessa vez ele não iria usar apenas algumas de suas habilidades como fez no embate com Jiraya, aqui ele possuiria o
ST que nem mesmo o Kakashi teve reação e muito menos ele teria reação ou resistiria a muitos.
Então creio que além da vila ser destruída da mesma forma, o estrago seria ainda maior, pois as pessoas em sua grande
maioria iriam morrer, já que o Jiraya não tem nenhum meio de impedir o Chou Shinra Tensei, primeiro que ele não voa e
segundo que ele não possui nenhuma habilidade de suporte em larga escala.
Eu não sei se o rumo da Akatsuki e sua evolução teria grande mudança, uma vez que
NENHUMA DAS VILAS tinha controle
sobre isso e o Jiraya não seria uma exceção.
Sobre administração da vila não tem muita base para se opinar, mas Tsunade se mostrou muito astuta e apta para enxergar
algumas necessidades e ações que poderiam mudar o rumo das coisas, exemplos:
- Enviar um segundo time(time Guy) de apoio na missão do resgate ao Gaara foi essencial e graças a ela tiveram sucesso;- Enviar o time 7 como apoio para Kakashi e Ino-Shika-Chou foi essencial e salvou a vida de todos que provavelmente morreriam;- Administrou o hospital de konoha a ponto de salvar a vida de Neji, Choji e Kiba/Lee;- Ela foi fundadora da criação do oficial sistema de iryō-nin e as leis que os regem;Entre outras ações que ela tomou, onde demonstraram sua forte liderança e tomada de atitudes que podem sim ter efeitos
positivos em missões e até na obtenção de informações importantes.
E para finalizar, o próprio Jiraya a considera a melhor opção para o cargo:
"
Ela não apenas contribuiu muito para a vitória de konoha durante a era turbulenta da grande guerra...Mas ainda não há ninguém que possa ficar ombro a ombro com ela em relação à batalha ou jutsu médico.Além disso, Tsunade é neta do primeiro Hokage, então ela é uma shinobi de Konoha de uma linhagem digna."
Não especificamente pela linhagem do priemeiro hokage, mas ele expos que ela foi uma das que mais contribuiu na grande
guerra e que ninguém poderia enfrentá-la no mano a mano ou ser superior em ninjutsus médicos, demonstrando que ela
tinha total capacidade de cuidar de uma vila.
Conclusão:
Pra mim o Jiraya poderia sim causar algumas mudanças como um hokage, mas ele não demonstrou inteligência fora de combate e
percepções como ela, em liderança, creio que ela seja melhor pelos demais fatos ditos acima.
Mas em combate, ele seria sim superior a ela, podendo até mesmo causar muitos danos ao Pain com ajuda do Kakashi e afins, e
provavelmente poderia trazer mais chances para que o Naruto chegasse e assim derrotarem ele, mas fora o melhor desenvolvimento
em combate, eu não vejo ele superior a ela nos demais quesitos fora de combate.
Jiraya foi um ninja colocado como espião e ajudante das sombras, ele sempre foi ótimo em agir sozinho e nunca foi mostrado em liderança.