Joe Heartfilia escreveu: @Orochilherme Sinceramente, qualquer narrativa em que a Sakura começasse a luta para proteger algum ninja ferido no campo de batalha de um edo que queria matá-lo, e esse ninja ferido contasse a ela que esse ninja edo havia sido amigo dele no passado, mas escolheu a vingança e, por isso, o ninja ferido teve que matá-lo, traria o contexto necessário para explorar o que faltou na jornada da Sakura: como ela estava enxergando o Sasuke e o que achava que iria acontecer com ele dali em diante? Como ela enxergava seu papel no resgate dele?
A resolução da Sakura no final do arco da Reunião dos Kages mostrava que ela não tentaria mais resgatar o Sasuke, que só restava confiar ao Naruto fazer isso, mas o autor obviamente mudou isso na Guerra, já que colocou um momento com o Sasuke a desmaiando com genjutsu para ela não interromper a luta final entre ele e o Naruto. Como teve essa ruptura no fio narrativo dela, deveria ter um momento que conectasse a resolução anterior dela: "Não posso fazer nada. Só me resta confiar neles" com ela querendo impedir a luta dos dois a qualquer custo. O papel da Sakura no resgate do Sasuke e ela não aparecer com reflexões claras acerca das ações dele são talvez a única grande lacuna da personagem. O resto é somente um problema de maior aproveitamento das habilidades, isto é, não protagonizar batalhas como Naruto, Sasuke e Kakashi fazem aos montes.
Sakura poderia ter ser encontrado a Edo Chiyoo. Grande oportunidade desperdiçada para ambos os personagens.
Enfrentar algum Edo Kage ou ter uma participação bem maior no arco do Sasuke.
Os únicos momentos bons da Sakura foi sob a supervisão do lendário editor responsável pelo sucesso de Naruto:
Kosuke Yahagi.Desconfio que o arco da Sakura na floresta da Morte e inclusive a luta com o Sasori. Não foram ideias e nem roteirizados pelo Kishimoto e sim por esse editor.
No inicio do Shippuuden a função da Sakura era ajudar e ser tão importante quanto o Naruto no resgate do Sasuke.
Mas aparentemente Kishimoto mudou de ideia e quis deixar isso apenas entre o Sasuke e o Naruto e não quis a Sakura se intrometendo nisso e tendo mais influencia sob o Sasuke do que o Naruto.
Ele não queria mais outra personagem ofuscando o Naruto. A Sakura meio que perdeu a função e ficou limitada apenas a ficar chorando pelo Sasuke e ficar se apoiando no Naruto como a personagem admitiu.
Por isso ele colocou a Sakura fazendo aquele monte de bobagem no arco dos Kages para no fim se reconhecer como uma inútil.
Passou a guerra toda sumida e apenas voltou para a historia quando o Sasuke reaparece na guerra e ganhou o Byakugou de bônus e serviu como suporte contra a Kaguya, mas Kishimoto não se importou de criar algo novo para a Sakura que a diferenciasse da Tsunade e a fizesse supera-la.
A Sakura tentando parar o Sasuke de novo com outra declaração para ser colocada para dormir e não se intrometer.
E no fim o Gaiden foi mais focado na Sarada do que na Sakura, trollou a Sakura com a historia de mãe solteira e a luta com o Shin foi off panel no manga.
Depois que esse Editor deixou o manga, após o arco do Pein. Kishimoto nunca mais foi capaz de aproveitar a Sakura bem ou criar um enredo bom para ela.
Provavelmente Kishimoto além de não ter talento para desenvolver personagens femininas, ele também ficava bastante receoso de trabalhar a Sakura depois das criticas severas que a personagem sofreu no arco dos Kages e a queda de popularidade dela. Acredito que hoje ele ficaria bem mais confortável para escrever sobre ela com esse "boom" na popularidade dela, caso ele volte de novo e tenha ajuda de um bom editor.