Li recentemente a HQ Guerra Civil, não achei tão boa, embora com certeza seja uma das melhores coisas que li da Marvel, mas muitas coisas me incomodaram durante a leitura, a que mais me incomodou foi o Capitão América. O Capitão América do Guerra Civil é uma maluco.
A HQ é inegavelmente melhor que o filme da Marvel, mas pelo menos a discussão do filme é mais justa e equilibrada, na HQ o Homem de Ferro está inegavelmente correto e isso torna ela bem pior do que poderia ter sido.
Uma coisa que nunca vi falarem, mas que me ficou muito obvia lendo essa HQ, ela foi claramente se "inspirou" em O Cavaleiro das Trevas e Reino do Amanhã (DC), mas é bem inferior a ambas. Inclusive o autor dela é o cara que fez O Legado de Júpiter, outra obra "inspirada" em Reino do Amanhã.
Antes de ir ao ponto, uma outra opinião relevante para a discussão: O conflito entre o Homem de Ferro e o Capitão América do filme Guerra Civil da Marvel é melhor do que a HQ.
Na HQ o Homem de Ferro está indiscutivelmente correto. Eu lembro de ter lido essa HQ há muito tempo, mas não me lembrava de nada, quando eu via as discussões sobre ela na Internet e a questão era colocada como o Homem de Ferro é favorável aos heróis serem regulamentados pelo Estado porque eles são potencialmente perigosos e o Capitão América é contra porque o Estado é potencialmente perigoso e poderia se voltar conta o povo (paralelo com a discussão sobre o armamento?) a discussão me parecia justa, mas não é assim que é colocado na HQ.
Inclusive a HQ é muito auto consciente e aparentemente muitas pessoas que discutem ela não leram ela. Eu me lembro que a questão "se os heróis revelarem suas identidades secretas seus familiares podem ser alvo dos vilões" sempre surgiu quando a HQ estava sendo discutida e isso nunca fez qualquer sentido, a maioria dos heróis da Marvel não tem uma identidade secreta de verdade e a HQ sabe disso, logo no começo eles já respondem isso.
No capitulo seguinte ele (Homem-Aranha) argumenta que identidade secreta não é importante.
(Algum tempo depois dão um tiro na tia dele.)
Voltando ao ponto, o Capitão América nunca argumenta que os heróis não devem servir ao Estado porque não deviam confiar nele, nem que a identidade secreta é importante por motivos de segurança, o Capitão América nunca argumenta nada! Ele nunca fornece nenhuma base racional para o que ele está defendendo.
Inicialmente ele defende que os heróis sempre possuíram identidade secreta e isso é uma tradição inseparável do heroísmo americano, um apelo à tradição. A SHILD (governo americano) vendo que ele não lutaria contra os heróis, se volta contra ele. Isso somando ao fato de que ele sabe que a SHILD já estava tramando contra os heróis e o fato de que, na cronologia da HQ, o governo se voltou contra os X-Men há não muito tempo atrás me levava a crer que ele defenderia que heróis não deviam se submeter ao Estado porque ele pode se voltar contra os heróis ou o povo americano. Isso nunca acontece.
Basicamente na HQ o Homem de Ferro tenta ser razoável e argumentar com o Capitão América o tempo inteiro, embora o Capitão estava se voltando contra uma lei legitimamente aprovada pelo Congresso Americano e apoiada pela opinião pública. E o que o Capitão América faz contra os argumentos dele? Solta frases de efeito e acusa ele de ser um traidor, depois bate nele (isso acontece mais de uma vez).
Em momento algum o Capitão América argumenta contra o Homem de Ferro, nem quando o outro lado está claramente errado, tudo que ele faz é soltar frases de efeito e "reclamar" de coisas que só aconteceram por causa das ações dele e dos aliados dele (ao invés de apontar como elas mostram que o Estado é potencialmente perigoso para a liberdade dos indivíduos).
Spoiler do Final (tem um plot twist)
Spoiler :
O pior, no final, após destruir parte de Nova York e causar a morte de um homem, o Capitão América tem uma epifania e percebe que a opinião pública está completamente contra os heróis que são contra a regulamentação e se rende porque ele precisa vencer o outro lado nos princípios, não na força. O que leva a questão? Porque esse filho da puta nunca tentou provar a superioridade moral do lado dele então?
A HQ é inegavelmente melhor que o filme da Marvel, mas pelo menos a discussão do filme é mais justa e equilibrada, na HQ o Homem de Ferro está inegavelmente correto e isso torna ela bem pior do que poderia ter sido.
Uma coisa que nunca vi falarem, mas que me ficou muito obvia lendo essa HQ, ela foi claramente se "inspirou" em O Cavaleiro das Trevas e Reino do Amanhã (DC), mas é bem inferior a ambas. Inclusive o autor dela é o cara que fez O Legado de Júpiter, outra obra "inspirada" em Reino do Amanhã.