Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? Empty[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Responda com sinceridade.

Para mim, definitivamente, ainda não está em um estágio em que eu realmente considere como alto nível, porém, a prática leva a perfeição.

Pelo menos a pontuação mais básica/primal, sem muitos erros crassos de "mais" e "mas", o pacote mínimo que todo membro deve ter instalado.

Dizem que quando você lê um livro, melhora sua capacidade de escrever, isso é verdade. Porque você está lendo uma escrita bem organizada e sem erros, então você melhora. Por isso sugiro que todos os membros comecem a escrever de forma menos primal, assim todos que estiverem lendo vão automaticamente melhorar por efeito passivo kkk.

Isso é algo que podemos observar em quase todos os membros, eles estão com um nível adequado. Comparo com há mais de 7 anos atrás, era o contrário, a maioria tinha um nível primal.


Então, da mesma forma, se todos nós começassemos a fazer mais calls organizadas via [Discord], estimulando a capacidade de se comunicar por áudio, iriamos melhorar não só escrevendo, o que por si só se tornou um pouco cansativo, mas literalmente expondo ideias através da fala.

Não proponho uma guerra declarada, alguma comparação aleatória e saturada, mas sim, por exemplo, no tópico do @Gaius sobre uma TierList de DragonBall, todo mundo tem uma opinião média mas com certeza um ponto ou outro existe uma divergência, então poderiamos bater uma conversa de 30 minutos, 1 hora, para entender melhor, fazer uma recreação.

Isso LITERALMENTE poderia virar uma bagunça, mas sei que independente de ter opiniões diferentes, todo mundo tem uma educação básica, e você deixa o membro expor a linha de pensamento dele, etc. Melhorando o Network nesse processo.

Sei que deve haver um canal do Discord do fórum, mas pense bem no [Chat] do Fórum NS, ele está ali, mas ninguém usa. Quando o [Chat] teve mais movimentação foi quando algum evento ou algo do tipo foi marcado. Então vejamos em algum tópico recente, que teve algum grau de engajamento, depois marca uma sessão de algum tempo em um canal no Discord, então todo mundo começa uma conversa sobre o tema.

Eu tive essa ideia depois que eu vi o tópico sobre o TierList do DragonBall, eu literalmente chamei um amigo para conversar, e foi uma experiência divertida, a gente levou um bom tempo para chegar em algumas conclusões, se vimos juntos pegando o mangá, lendo e analisando. Essa experiência o tópico comum não pode trazer. Pense sobre isso, por mais que você não tenha interesse em uma sessão de conversa porque é timído e eu ainda acho que isso poderia te ajudar, certamente você pode chamar algum membro para uma conversa, pense que nos conhecemos por anos, você pode tentar algo diferente ao invés de só ficar digitando infinitamente.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Cara, eu sou basicamente um analfabeto, se ninguém falar que eu estou escrevendo errado eu não vou saber, eu sou da época do Orkut (meus debates on-line são anteriores a essa época na verdade), ninguém me corrige por educação, eu me orgulho de muitas coisas mas certamente gramática não é uma dessas coisas.

Porém, se alguém notar que eu cometo alguma atrocidade nesse sentido eu dou autorização total pra me corrigirem ao vivo e a cores, inclusive aqui no fórum, se acharem que cometi algum erro muito bizarro qualquer membro está a vontade pra me corrigir.

Eu uso por exemplo a vírgula pra poder separar ideias, nem faço ideia qual a regra disso na gramática.

No final creio que o bom escritor é aquele que se faz entender, se a gramática me ajuda nisso ótimo, mas sou totalmente leigo nisso.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
A prática assídua de participar em debates online proporciona mais aprimoramento à habilidade de escrita do que anos de estudo escolar da língua portuguesa ou mesmo ler muito livros. Pessoalmente, conheço diversas pessoas com diplomas, que leram centenas de livros, mas que, ao escreverem cometem diversos erros triviais.

Ao meu ver, a forma mais eficaz de elevar a proficiência na escrita é por meio de uma prática constante. Embora a  prática deve ser complementada por estudos aprofundados e dedicação para se aproximar da perfeição.

Antigamente no fórum, tinha dois membros (Feitan e UchihaPower) cuja escrita era mais complexa e sofisticada que do @Rin de alguns anos atrás, de tal forma, que muita gente não conseguia compreender as mensagens deles.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Acho que melhorou, sei lá, meus textinhos de 2013 para baixo eram tudo cringe, não que tenha melhorado muito nesse sentido :kyo2:

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Hellspell escreveu:
Antigamente no fórum, tinha dois membros (Feitan e UchihaPower) cuja escrita era mais complexa e sofisticada que do @Rin de alguns anos atrás, de tal forma, que muita gente não conseguia compreender as mensagens deles.

Isso é bobagem, quase um tipo de narcisismo consciente.

Não se escreve de maneira excessivamente requintada sem, necessariamente, estar forçando a si próprio a escrever dessa forma. É uma forma de tentar atestar o próprio intelecto.

"Muita arte, pouca substância"

É normal falar de maneira formal e correta, ou até as vezes falar PONTUALMENTE algumas palavras mais complicadas e eruditas por costume de leitura, mas se você escreve dessa forma coditianamente e com frequência, você está fazendo de forma artificial.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Rin escreveu:

Isso é bobagem, quase um tipo de narcisismo consciente.

Não se escreve de maneira excessivamente requintada sem, necessariamente, estar forçando a si próprio a escrever dessa forma. É uma forma de tentar atestar o próprio intelecto.

"Muita arte, pouca substância"

É normal falar de maneira formal e correta, ou até as vezes falar PONTUALMENTE algumas palavras mais complicadas e eruditas por costume de leitura, mas se você escreve dessa forma coditianamente e com frequência, você está fazendo de forma artificial.


O lendário Uchiha Power tinha 180 de QI e lia (segundo o mesmo) mais de três livros por dia, falava várias línguas incluído latim e hindi, ele era naturalmente assim.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Sim. Para os que duvidam, eu recomendo comparar o primeiro capítulo de O Refugiado com o último lançado (88.5): https://www.forumnsanimes.com/t99732-o-refugiado-4-topico-definitivo?highlight=definitivo

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Sim. Participar do fórum foi essencial para minha jornada acadêmica.

Só que, ao longo dos anos, desenvolvi uma fobia à textões. Então, hoje, não consigo escrever nem ler algo com mais de 5 parágrafos. :heheh:

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
No geral, sim. Por aqui acabei criando o hábito de tentar ser mais coeso nas coisas que falo, me espelhando nos melhores argumentadores.

Sobre a fala, tenho alguns problemas (vícios regionais e cadência desequilibrada) que me atrapalharam por toda a vida e que foram potencializados pela pandemia. Pra minha profissão isso é um lixo e reconheço que preciso melhorar bem. Como se não bastasse, no começo do ano fui alvo de um carniceiro jogando bola e fudi minha cabeça na parede, o que por si só não me deu problema, mas acabei no impacto deslocando a mandíbula e acho que até agora não foi pro lugar (ocasionalmente não consigo falar muitos sons de S numa mesma frase).

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Nem tanto, venho aprimorando desde o Orkut. Acho que os melhores recintos virtuais pra aperfeiçoar isso não ironicamente são alguns chans.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Craru.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Ajudou sim, principalmente quando entrei aqui, isso por volta de 2014~2015.

Além da escrita, ver os debates e argumentações, isso é, a leitura, é um grande auxílio para o texto que você vai lançar aqui no fórum - e em outros lugares.

description[Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever? EmptyRe: [Conversa] Você acha que o fórum melhorou sua capacidade de escrever?

more_horiz
Melhorou a escrita e a fala. Na primeira semana usando aqui já notei uma diferença, comecei a responder pessoas com mais inteligência.

Atualmente estou enferrujadx, tenho que voltar a práticar.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos