O Pain vence sem precisar fazer nenhum ataque.
Susano'o:
— Eu considero o Susano'o do Itachi um recurso inútil devido à existência de uma técnica em específico chamada 'Banshō Ten'in', que acredito ser capaz de puxar e separar o Itachi de seu Susano'o, semelhante ao que o Gaara reproduziu com o Madara durante a guerra. O Banshō Ten'in é uma técnica de atração gravitacional focada, ela pode focar no objeto a ser puxado, podemos ver isso quando o Nagato puxa um pedregulho de dentro da água para jogar em Naruto, porém não atrai a água do rio, apenas a pedra, portanto ele poderia puxar o Itachi sem atrair o Susano'o junto. Inclusive, o Itachi não seria capaz de manter o Susano'o por muito tempo, o que significa que apenas mantendo distância ele não seria nada letal, principalmente com o Tendō sendo capaz de criar distância entre eles através do 'Shinra Tensei'. As suas relíquias também não seriam um perigo, neste caso. E eu particularmente tenho minhas dúvidas se a Totsuka poderia selar corpos sem alma como são os 'Seis Caminhos da Dor'.
Amaterasu:
— Amaterasu eu considero o mais inútil e prejudicial para o Itachi neste combate, veja bem; o Pain possui mais de uma alternativa para inutilizar esta técnica, ao mesmo tempo em que o Itachi se desgastava muito quando a utilizava. Além do Pain poder ver o acúmulo de Chakra no Mangekyou Sharingan do Itachi, ele pode reagir à técnica por mais de uma alternativa, seja o Shinra Tensei, Kychiyoses ou o Gakidō. E mesmo que o Itachi conseguisse acertar algum deles, contanto que protejam o Caminho Naraka, eles serão revividos. Além disso, mesmo que o Itachi consiga acertar as Kychiyoses com o Amaterasu, quantas vezes ele pode reproduzir isso sem se desgastar totalmente? Você sabe quantas Kychiyoses o Pain possui? Se uma for pega pelo Amaterasu, ele invoca outra, e assim por diante, e nem mesmo acertará os Caminhos da Dor, portanto isso só será prejudicial ao Itachi no fim das contas.
Genjutsu:
— Acredito que os Genjutsu oculares sejam inúteis aqui, pois o Kakashi (um não-Uchiha) tinha resistência aos Genjutsu do Sharingan do Itachi, e só perdeu para o Genjutsu do Mangekyou Sharingan. Com esta informação, eu presumo que o Genjutsu do Sharingan também seja ineficaz perante um doujutsu como o Rinnegan.
— Já o Tsukuyomi do Itachi é o mais engraçado aqui, pois é completamente ineficaz. Veja; Os Seis Caminhos da Dor são CADÁVERES, são corpos sem vida sendo controlados remotamente pelo Nagato. Ou seja, você vai usar esse Genjutsu em corpos mortos? Vai apenas desgastar novamente o Chakra do Itachi com uma tentativa inútil. Cada Genjutsu possui sua própria funcionalidade, e não é porque um Genjutsu é mais poderoso que outro que ele será eficaz em qualquer personagem. O Gamarishou por exemplo, era um Genjutsu sonoro de paralisia, ele causava a paralisação dos corpos dando chance para o Jiraiya cravar uma lâmina em cada um, enquanto o perigo do Tsukuyomi está em sobrecarregar a mente da vítima manipulando o tempo dentro do Genjutsu e através de suas torturas psicológicas, porém, que torturas mentais teria em corpos mortos cuja consciência é meramente controlada por alguém que nem está ali? Assim como o Gamarishou não teve repercussões no Nagato, o Tsukuyomi também não teria, e os corpos do Pain não teriam nenhum problema com isso. Além disso, talvez nem funcione, pois se o Rinnegan é imune ao Mugen Tsukuyomi, por que cairia sob o Tsukuyomi do Itachi?
— O Itachi iria perder sozinho de desgaste. Ele não aguentaria a pressão, pois as suas únicas técnicas que poderiam causar algum dano consomem muito das suas reservas, podem torná-lo cego e reduzir seu ritmo de combate. Enquanto isso os Pain podem sustentar um combate longo sem problemas. Itachi não tem repostas ao Chibaku Tensei e Gedō Mazō: Kyoryū Ranbu.