Acho que a afirmação se deve ao fato que os Jinchuurikis estavam sendo usados no tempo de guerra de uma forma satisfatória, não é a toa que Iwagakure supostamente tinha 2 Jinchuurikis que usavam o poder de suas bijuus de forma bem controlada. Tanto que Minato já esperava que a Kushina seria usada no campo de batalha como uma Jinchuuriki da Kyuubi, então provavelmente não era apenas Iwa que estava conseguindo forçar o uso das bijuus em plena guerra e uma hora ou outra, Kushina seria provavelmente forçada a partir da guerra e usufruir do poder da Kyuubi.
Se formos expandir essa narrativa, devemos lembrar que:
- Yagura era considerado Jinchuuriki perfeito, provavelmente usaria esse poder contra outras nações.
- Yugito supostamente tinha um controle bom sobre sua bijuu ao ponto de se transformar na Nibi, sem se preocupar com as consequências.
- Gaara mesmo criança, poderia liberar o poder do Shukaku e inclusive se transformar nela.
- Mito tinha o sensor de emoções negativas, habilidade que o Naruto só conseguiu obter ao ativar o KM1, alegando que provavelmente Mito tinha algum controle do chakra da Kyuubi. Então não seria uma surpresa, Mito ser obrigada a utilizar esse poder numa tentativa de beneficiar Konoha.
Então, basicamente... O poder das bijuus apesar de perigoso e ser complicado de dominar, provavelmente existiam Jinchuurikis que conseguiam usufruir desse poder em benefício de sua nação, inclusive de forma mais aprofundada que a fanbase realmente achava que seria. Mas devemos lembrar também que Han e Roshi não estavam com nenhum aliado de Iwagakure no seu lado, isso pode significar que não era seguro ter aliados com eles por motivos óbvios.
Justinboll escreveu: Precisa ser Oneshot dela não, pode ser do Hashirama que tem grande chance da Mito ser protagonista
Eu não duvidaria nada se essa informação da Mito ter sido a jinchūriki mais forte do seu tempo fosse oficializada, se Tsunade era a princesa, alguém tinha que ser rainha e provavelmente não era a mãe dela.
Yep, pelo visto na próxima votação, vou ter que votar no Hashirama. -n