"Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as Minhas vistas, te darei conselho. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem."

(Salmos 32.8,9)


O primeiro conselho já está aí: não seja burro, não seja teimoso; obedeça a Deus. Ele promete nos instruir e ensinar o caminho que devemos seguir.
Obviamente, o caminho apontado por Deus é sempre o melhor caminho.
Ainda que não seja um caminho fácil; ainda que seja caminho estreito; caminho de lutas; é o melhor caminho. Sendo assim, por que não obedecer?
Quando andamos pelo caminho indicado por Deus permanecemos sob Suas vistas. E sob Suas vistas, Ele nos dá conselho. Quem é inteligente, segue Seus conselhos. Quem é teimoso e desobediente, se faz burro. Ao contrário dos espíritos malignos, Deus não quer cavalos, mulas e burrinhos.
Deus quer que Seus filhos usem a inteligência que Ele deu a todos. Todos têm inteligência, mas nem todos a utilizam. Todos têm a capacidade de obedecer sem a necessidade de serem obrigados a obedecer.
Deus não obriga ninguém a nada. Ele espera que haja em você inteligência suficiente para sacrificar o que for necessário para segui-Lo. Sacrificar suas emoções, sua preguiça, sua tendência de fazer só o que tem vontade.
Ele espera encontrar disposição para obedecê-Lo, abrindo mão dos antigos costumes, com humildade para continuar no caminho que Ele ensinar.