Sasuke pensou exatamente a mesma coisa que você: como ele iria, com um Sharingan, enganar outro usuário de Sharingan?
A interpretação do pessoal sobre essa luta é muito simplória. Entendam: Sasuke não queria matar Danzou, tampouco vencê-lo numa luta. Sasuke queria humilhar o Danzou. Em que aspecto?
Sasuke queria demonstrar que o clã que ele desprezou e destruiu é muito mais grandioso do que ele, que apenas roubou o poder dos Uchihas. A luta inteira estava focada na personalidade egocêntrica do Sasuke em mostrar como o Danzou EMPALIDECE frente ao Clã Uchiha, como um poder roubado não conseguiria bater de frente com o poder original de um membro do clã. Logo, o objetivo central do Sasuke estava em vencer com o Sharingan, especificamente com o Sharingan.
Imagine que Sasuke tivesse uma habilidade extremamente apelona que poderia negar o Danzou com facilidade. Sasuke usaria ela? Não, Sasuke tentaria articular a luta para demonstrar que é um user de Sharingan muito melhor do que o Danzou.
Para isso Sasuke lançou um primeiro genjutsu no Danzou, um genjutsu que forjava a imagem do Itachi. Aquele genjutsu tinha a função de testar se o Danzou iria ou não ser enganado pelo genjutsu do Sasuke, mesmo que por apenas alguns segundos.
Sasuke atestou, através da reação do Danzou, que ele foi enganado por esse genjutsu por uma pequena fração de tempo. Com essa informação, Sasuke formulou um plano de ação para persuadir o Shimura, onde:
1) O Genjutsu tinha de ser aplicado no melhor contexto possível. Tinha de ser um contexto onde o Danzou jamais suspeitaria que era uma ilusão, quando estivesse sobrando o último olho. A mesma coisa ocorreu contra o Deidara. Quem leu o mangá com atenção percebeu que Deidara não burlou o genjutsu do Sasuke, ele quebrou o primeiro e foi enganado pelo segundo, pois o segundo foi aplicado num contexto mais imprevisível.
2) Tinha de ser aplicado com um timing extremamente preciso. Se Sasuke usasse a ilusão no momento errado, o genjutsu seria percebido. Sasuke calculou exatamente quando Danzou checaria o seu braço e aplicou o Genjutsu imediatamente antes.
Diria que o fato do Genjutsu não ter sido percebido se deve tanto ao cálculo que o Sasuke fez (com a ilusão de Itachi), onde ele determinou que Danzou poderia ser apenas momentaneamente enganado, quanto ao fato dele ter aplicado o genjutsu num contexto extremamente inteligente e imprevisível.
O pessoal subestima a inteligência in battle do Sasuke apenas porque são burros demais para compreender a genialidade dentro das suas estratégias, ao passo que superestimam personagens com feitos simplistas em inteligência, como o Minato.
Quem em sua mente sã pensaria em usar um genjutsu contra um usuário de Sharingan? Qualquer um com uma mente minimamente saudável que conheça o Sharingan diria que é uma estratégia imbecil. Sasuke fez o impossível, transformou uma tática idiota em uma tática genial através de crua observação e sagacidade.