Como sempre faço, irei ler a luta por completo e ir pontuando as questões que merecem comentários por algum motivo. Não irei comentar tudo, por motivos óbvios — isso não significa que não levei em consideração. Como foi uma luta curta, não é garantido que tenha 20.000 caracteres como é em lutas maiores.
1. Nada a dizer sobre o conhecimento.
2. Zeno não pode se libertar do Mateki: Mugen Onsa através da quebra dos dedos dos pés, uma vez que estamos falando do Mugen Onsa [Versão Kabuto]. Ou seja, a potência é a mesma que o Kabuto utilizou com senjutsu de um sennin perfeito. Ao usar esse argumento, Zeno baseou-se no fraco Mugen Onsa da Tayuya, subestimando a técnica adversária a despeito da versão expressa.
3. Além disso, o dedo quebrado não é sinônimo de imunidade ao Mugen Onsa. A intensa dor de quebrar o dedo faz você voltar para a realidade e quebra o paradigma anterior. Se você está constantemente ferido, não significa que você ganhou imunidade a genjutsu, não há essa cisão de paradigma ao ponto de fazer você cair na real de novo.
4. Kokuangyo tem média distância, mas as distâncias do Databook não são um dado absoluto e sim um dado relativo. No mangá,
já foi mostrado na prática que elas não tem natureza de definir alcance máximo, e sim revelam um aspecto da técnica, ou em qual distância ela é mais apropriada ou poderosa. No caso de genjutsus, é muito mais fácil você olhar no olho de uma pessoa se ela está na curta ou média distância. Em longas distâncias, é muito mais complicado que isso aconteça e seja percebido pelo usuário. O próprio Databook desmente essa tese de que as distâncias são um dado absoluto:
Perceba que o termo utilizado é "most effective", significa que o jutsu é
mais efetivo naquela distância. Se o jutsu é igualmente efetivo nas três distâncias, todas estarão marcadas. E a própria habilidade do usuário pode impactar na "efetividade" que o jutsu tem nos diferentes alcances. É exatamente o caso do Thousand Mirrors, que tem 5.0 em genjutsus.
5. No mais, abundam exemplos que comprovam que essa tese é a interpretação correta sobre o que o Databook quer dizer. O mais notório de todos é Sasuke colocando a Kyuubi, um ser com mais de 10 metros de altura (longo alcance), no Genjutsu: Sharingan, que tem curto alcance. Não se pode ignorar a lógica da técnica e dos fatos utilizando, para isso, uma interpretação duvidosa sobre algo que o Databook jamais disse (distâncias absolutas predefinidas).
6. Não acho que as correntes do Kongo Fusa sejam capazes de levantar nem uma pessoa normal (por conta da aerodinâmica da técnica, ela não é um ente ereto), quem dirá uma Ostra com toneladas de peso. Entretanto, vejo como uma preocupação desnecessária, já que o pólen não vai afetar uma Ostra, que é um animal que não "inala" e nem dorme.
7. Com 70% de inteligência, duvido muito que o Thousand Mirrors vai "atacar a miragem e inalar o pólen", pois o pólen tem cor e o Thousand Mirrors tem capacidade cognitiva o suficiente para entender o pólen como uma ameaça que não deve ser inalada. Além de que ele tem Máscara de gás, que burla o pólen.
8. Tem outro problema aqui: Zeno quer ir para lugares alheios ao campo de batalha. Se ele está nesses lugares e eles são longe do campo de batalha, o gás da Ostra consequentemente não está neles. Se você invoca a Ostra longe do campo de batalha, de que adianta?
9. O pólen pode ser evitado por Hyoton, que foi mostrado como apto para enviar seu usuário para o campo aéreo. O conhecimento do Kagerou aliado a 70% de inteligência e a locomoção dos espelhos é um problema para o Zeno, que não é tão inteligente e não tem conhecimento das ameaças que o cercam.
10. Como o Zeno vai atingir o Thousand com correntes se ele não consegue acompanhar o Thousand com os olhos? Essa vai ser uma tarefa, embora possível, árdua. A Ostra pode ocultar esse ataque e essa é a melhor chance do Zeno, mas se ela está em um lugar remoto do campo de batalha, esse ataque já fica condicionado a uma variável que não é certa, ao menos não no começo da luta.
11. Não faz sentido o Thousand Mirrors dizer que tem gastos de stamina menores que o Zeno, ao mesmo tempo que fala o quanto é rápido com seu Manto Raiton que gasta continuamente chakra E desgasta gradulamente fisicamente graças aos movimentos (fadiga), no longo prazo.
12. Correntes silenciosas também não rola. Não existe essa coisa de corrente silenciosa. Elas fazem barulho sim e isso fica claro no mangá através das onomatopeias. Com reflexos e audição, o Thousand Mirrors teria uma noção para se desviar, ele pode deixar a localização em um piscar de olhos e ir para um lugar totalmente diferente. Não é algo absoluto. Mas já ajudaria bastante. Uma coisa é dizer que a Ostra oculta jutsus, dizer que ela manipula as ondas sonoras dos jutsus é ultrapassar, em altíssima velocidade, o que o mangá e o Databook nos mostraram.
13. Rugido de Chakra denuncia a localização do Zeno, pois ele repele o gás que está nas imediações e, ainda por cima, faz barulho. Balão de Chirokyu não é possível, já que isso requer que a densidade do incipiente seja menor que a do ar, e o próprio peso das correntes não permitiria uma levitação de um "balão" que se separa do Zeno. Muito criativo, pouco prático.
14. Zeno não parece compreender como funciona um genjutsu visual. O Inton que é responsável pelo genjutsu está carregado nos fótons. Esses fótons são refletidos pelo espelho. O fenômeno da reflexão é apenas um redirecionamento — os mesmos fótons carregados com o Inton bateram no espelho e foram para outra localização. Sendo assim, é possível cair no Tsukuyomi através dos espelhos de Hyouton, do reflexo da água, e de qualquer outra superfície refletora.
14.1. A própria Lua, como bem apontado pelo Thousand Mirrors, foi utilizada para refletir os fótons do Tsukuyomi. Destaco aqui que o contra-argumento do Zeno foi um generalismo disforme, como se por Madara ter o que ele chama de "compreensão divina de todas as coisas", ele não precisasse detalhar como exatamente isso desconfirma o excelente exemplo apontado pelo Thousand, que funciona com ou sem "compreensões divinas", já que o fenômeno da reflexão naturalmente já redirecionam os fótons carregados com Inton que, se vistos pelo Zeno, entrariam direto em seu cérebro. Para isso, esse fenômeno prescinde de qualquer "ajuda misteriosa e inexplicável de uma compreensão divina". Essa já é a própria natureza do fenômeno, e isso permanece sem refutação até o momento atual.
15. Entretanto, é válido o ponto que o Zeno levanta quando diz que a imagem contida em cada espelho não é gigante como a lua para incutir o Tsukuyomi em todas as pessoas. É muito mais difícil olhar especificamente para um espelho do que para a lua. Mas não é impossível, especialmente para alguém sem conhecimento e com uma inteligência que não ultrapassa o nível mediano.
16. Se o Mugen Onsa versão Kabuto pegar no Zeno a luta acaba, pois ele desabilita o sistema de chakra do alvo e, dentro do subsolo com Kagerou, Zeno seria, na melhor das hipóteses, sufocado.
17. Não faz sentido dizer que a Ostra ia se desinvocar porque o chakra do Zeno acabou.
18. Não adianta, Mugen Onsa não burla Ostra. Não há sequer meios para se argumentar isso. É meio absolutamente impróprio.
19. Paw e Maw foram invocados por Jiraiya e não saíram de campo quando ele estava completamente esgotado. O mesmo vale para o Sasuke e a Manda. A Katsuyu obviamente estava tentando não fazer o Kuchiyose sumir devido a carga excessiva ou ao fim das reservas de chakra dela própria. No caso dela, existe uma ligação que é frequente no mangá entre o chakra da Tsunade e a Katsuyu. Usar isso para tentar dizer que as invocações só duram até onde o usuário mantém elas alimentando com o próprio chakra... aí já é demais. Naruto foi invocado por Fukasaku que ficou inconsciente.
19.1. Essa é uma scan do Kuchiyose: Enma permanecendo em campo de batalha após Hiruzen já estar morto desde o capítulo anterior. Hiruzen já estava com sua alma presa fora de seu corpo no Shiki Fujin durante vários capítulos antes. Dizer que o Mugen Onsa vai desinvocar a Ostra porque desativou o Susano'o é uma tese completamente incorreta, já que nem a morte tem esse efeito sobre as kuchiyoses:
20. Os espelhos do Hyouton não refletem ondas sonoras. Espelhos acústicos existem e são coisas diferentes de espelhos ópticos, feito de materiais diferentes.
20. É uma luta muito difícil de julgar. Se forem ficar os dois parados, Thousand pode ficar com um gasto menor de chakra. Por outro lado, o Zeno tem mais chakra do que ele. A luta não é parada. O Mugen Onsa Versão Kabuto pode ser usado quantas vezes forem necessárias, mas, com o Kagerou, pode-se argumentar que o Zeno pode desativar o seu sentido de audição já que é possível que no processo de fusão com o subsolo, o usuário possa fazer de forma que seus ouvidos não funcionem. É uma possibilidade a ser considerada. Por outro lado, Zeno precisa enviar clones. Basta que dois clones sejam derrotados pelo uso do rugido de chakra ou das correntes denunciando sua localização, e ele precisará sair do Kagerou para enviar mais clones pro campo de batalha. No campo do desgaste, depende muito de como a luta vai se dar. Do jeito que Thousand descreveu, o desgaste está ao lado do Zeno como vencedor da luta, ele tem muito mais chakra e o desgaste de correr com Manto Raiton não é necessariamente menor do que o gasto do Zeno com Kagerou. Por outro lado, são também três Thousand Mirrors que são difíceis para o Zeno devido a sua alta velocidade e alto ritmo de batalha. Se em um desses momentos de repor clones o Zeno tomar um Mugen Onsa, será fim de luta pra ele. Se ele olhar para o espelho, pode tomar um Genjutsu: Sharingan ou um Tsukuyomi, já que o espelho também permitirá ver os olhos do Zeno através da reflexão. São coisas muito problemáticas aqui. O Thousand poderia ficar em cima de um espelho e franquear o desgaste físico para seus clones, mas aí seriam dois mantos raitons ativos ao mesmo tempo. No topo de tudo, o Zeno também tem possibilidades de finalização furtiva com as correntes, o que aconteceria na invisibilidade. Do mesmo jeito que Thousand põe possíveis pedras no caminho, Zeno também coloca possíveis pedras no caminho, e pedra por pedra, no meio dessas chances, quem cai por desgaste primeiro é o Thousand Mirrors. Isso desempata uma luta que foi extremamente equilibrada. Talvez, a luta mais difícil de decidir que já julguei. Não pelo tamanho, não pela quantidade de acertos, mas por quanto é exótica e difícil visualizar o vencedor. A despeito disso, vejo mais chances para o Zeno, que tem vantagem no longo prazo pelo desgaste e tem chances mais sólidas com uma Ostra que não foi respondida com sucesso pelo Thousand.
Zeno avança para as Quartas de Final. Thousand Mirrors terá que vencer a próxima luta na Repescagem Final para conquistar sua vaga nas Quartas de Final.
________________________________________________Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)