Uma batalha em off-screen, onde nem se sabe como Pain lutou. Mas, por motivos óbvios, como a própria performance do Jiraiya íntegro contra os três Pains anteriormente, obviamente Pain não precisou usar toda a sua força.
Jiraiya provavelmente lutou defensivamente com esquivas e distrações, por isso conseguiu pegar um dos caminhos. Isso não significa que ele sequer se aproxime do nível de Pain.
E, de fato, não se aproxima, a luta em ON-SCREEN dele contra o Trio Pain está aí pra provar isso.
A questão é que Jiraiya não passou nem perto de ser abatido contra o trio inicial, nem no pior momento para ele, que no caso é onde ele ataca "as cegas" sem ter noção das habilidades oculares do trio. Nem neste cenário o trio mostrou qualquer perigo para os reflexos do Sannin. Sinceramente, quando Jiraiya obteve o conhecimento básico sobre o trio, a luta ficou bastante desequilibrada e você sabe disso.
E realmente eu não sei em qual cenário você imagina que Pain lutando com os 6 corpos, contra um Jiraiya ferido (muito mais lento e com muito menos recursos) e mesmo assim demora para abate-lo, com um dos corpos sendo capturado, de alguma forma torne o combate "muito tranquilo para Pain" - Considerando isso:
Justamente essa "pequena dificuldade" que você viu Jiraiya dar ao trio, mostra o quão perigoso ele seria caso tivesse mais conhecimento, os dois braços e o Gamaringhsou ainda aberto para uso. Para termos noção do quão absurdo é o feito do Jiraiya só ter resistido ali (ignore que ele derrotou o segundo caminho mais forte) só o fato dele ter burlado 6 Pains na fuça dele, o coloca em um hall muito pequeno de Ninjas que sobreviveriam a essas condições. Basta lembrar a facilidade com que Deva capturou Naruto SM após recobrar seus poderes.
A fala de Zetsu, a fala de Obito e as considerações finais do próprio Nagato, deixam bastante óbvio o quão casca grossa Jiraiya era. Não vamos esquecer o motivo principal de sua derrota foi uma emboscada. O trio que você quer delimitar com "muito dificultoso" - na verdade teria dado uma luta muito tranquila ao Jiraiya. Te garanto que aquele trio pode tranquilamente colocar essa Taka a baixo.
É bem curioso.
Quando estamos falando de Kabuto, essa pressão que ele foi capaz de imprimir contra os Irmãos Uchihas ocorreu apenas porque os irmãos estavam na defensiva (o que é verdade)...
Quando estamos falando de Jiraiya, você é livre pra usar esse exemplo pra supor que Jiraiya pode fazer o mesmo, daí nesse caso o contexto nem importa mais né?
Claro, até porque colocar pressão em Sasuke FMS e Itachi edo é comparável a colocar pressão no Sasuke MS 1 lv1, certo? Se você me perguntar, eu não tenho nenhuma dúvida que Kabuto coloca a mesma pressão no Sasuke MS full ou Itachi vivo no 1x1, o problema seria ele colocar pressão no Sasuke FMS + Itachi edo podendo spammar combos, quando ficou claro que sua percepção do Sennin das cobras é facilmente burlada nesse cenário.
Quais justificativas você deu pro Jiraiya lidar com o Amaterasu? Puxar um sapo do bolso pra selar o Amaterasu enquanto ele é queimado por ele?
Estou esperando a justificativa para Amaterasu deixar sem reação alguém que possui reflexos sennins.
O Suiton não fez absolutamente nada, o Susano'o foi desativado pelo Sasuke, não foi rompido.
Claro, Sasuke se afogou porque quis, ele não foi sobrepujado, claro.
Se o Susano'o tivesse sido quebrado, você teria visto rachaduras e pedaços do Susano'o ao lado de Sasuke, a não ser que o Suiton do Kabuto seja Jinton. Nem faria sentido o Suiton quebrar o Susano'o já que a função do Suiton é repelir o usuário, o dano de verdade seria feito quando Sasuke colidisse com algum objeto.
Não acho que o Susano'o foi quebrado e isso é irrelevante. A questão é que um usuário de Susano'o pode ser tranquilamente surpreendido por um elemental de alta escala sendo lançado repentinamente. Jiraiya por acaso é mestre nisso.
O Goemon não vai derreter o Susano'o, basta lembrar do Susano'o do Madara vs. Youton da Mei Terumi. Não existe a menor evidência de que o Goemon vai conseguir derreter o Susano'o Costeleta, quanto mais o V1 e V2.
Gomeon não precisa derreter o Susano'o é nem vai. Agora imagine a pressão que um riacho de óleo fervente colocaria em Sasuke? Existe um cenário onde o Susano'o do Sasuke é inclusive varrido pela força da onda a exemplo do que Kabuto fez. Mesmo que o Susano'o resista, isso seria suficiente para aplicar Yomi Numa nos pés de Sasuke.
Você pode ficar aí rodeando e rodeando tentando procurar formas miraculosas pro Jiraiya lidar com o Susano'o, não vai achar nenhuma, cara. Absolutamente nada do arsenal do Jiraiya tem poder pra isso.
Quantas vezes Sasuke ativa e desativa Susano'o na luta? Te garanto que muitas. Considerando o Susano'o lv1, as chances de um caminhão como Jiraiya romper o Susano'o com Fukasaku + Shima são altas, considerando que Danzou fez isso com Futon e lutando com a versão lv2.
No mais, Sasuke ficar encurralado dentro do Susano'o é simplesmente derrota, seja por exaustão seja pelo Gamarinhsou.