Bom vou esclarecer meu ponto de vista sobre a cena em questã. Vou usar também uma pitada de HxH pra ajudar, sendo inegável a influência deste na obra de Naruto.
O que o autor quis demonstrar? Um mero levantar de dedo poderia significar muito perigoso a todos ali.
Sendo algo mais simbólico a princípio, the problem, é que o Hashirama faz questão de mandar Tobirama abaixar seu dedo, diferente dele próprio que apenas inflamou seu Chakra, sem mover um músculo. A diferença entre Tobirama e Hashirama naquele caso, além do nível de poder, é que ambos agitaram seus Chakras, porém apenas Tobirama fez um movimento corporal.
Pra quê levantar o dedo? Por qual motivo Hashirama insistiu que Tobirama abaixasse seu dedo ao invés de simplesmente acalmar sua intenção assassina?
Isso me lembrou um acontecimento da parte I do mangá: Tsunade vs Naruto, que se desenrola nos capítulos 158 e 159.
A princípio pode parecer que Tsunade esta debochando do seu oponente, mas na realidade, isto se trata de uma técnica de alto nível, como revelado no DB do Okasho:
Então calma lá, estou dizendo que Tobirama usaria aprimoramento de força via Chakra pra fortificar seu dedo e atacar, e isso baseado em nada? Não é bem assim.
Isto pois, existem vestígios de que de fato, ele é usuário desta técnica, digo, aprimoramento de força.
É inegável inclusive, a semelhança com uma cena de HxH, onde Wing protagoniza o mesmo feito.
Vale lembrar que Wing é um tipo Reforço (ou Aprimorador), que no mundo de HxH, fazem basicamente a mesma coisa que Tsunade e Sakura, melhoram sua força de forma muito mais eficiente que qualquer outro.
Então vale a comparação.
Além disso, o Nidaime já demonstrou outro bom feito de força, perfurando com as mãos nuas seu próprio corpo, possivelmente passando também pela sua armadura.
Então, ao meu ver, o Senju atacaria sim usando seu dedo, aprimorando sua força e tenacidade, de forma semelhante ao que ocorre aqui:
A título de curiosidade, sendo uma coincidência ou não, Tobirama aparece nos dois capítulos em que se desenrolam a luta Tsunade vs Naruto, em um sendo citado, e noutro aparecendo na capa.