A Cuca
Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
Que a Cuca te pega
Uma das lendas mais conhecidas do imaginário brasileiro graças ao escritor Monteiro Lobato.
A lenda conta que a Cuca é uma velha bruxa que sequestra criança para devorá-las ou usá-las em rituais de magia negra. Sua característica mais marcante é sua cabeça de jacaré, em algumas versões todo seu corpo é crocodiliano enquanto em outras ela é uma velha mascarada ou deformada. Em todos as versões do mito ela é uma poderosa feiticeira, que pode ter centenas de anos ou ser "tão velha quanto o tempo", e prática maldade com crianças, muito das vezes, crianças desobedientes tal qual o bicho-papão.
Origem do Mito
A origem da lenda da Cuca se encontra no mito da Coca do folclore galego-português. O nome Coca pode ser derivado de "coco" (cabeça, crânio, cabaça) enquanto o termo "cuca" tem significado de esperta ou aproveitadora.
A Coca é uma bruxa com cabeça de abóbora, ou cabaça, da qual saí fogo. Ela sai as ruas assustando as crianças mal comportadas nas procissões do dia de finados, em Portugal.
Em Portugal, a "abóbora de halloween" é chamada de coca:
A origem desse mito, assim como do Jack-o'-lantern anglo-saxão é muito provavelmente o fenômeno do fogo-fátuo que costumava ser associado a espíritos e demônios.
Na cultura popular
A Cuca já foi representada várias vezes na cultura popular brasileira, sua encarnação mais Clássica é a versão do Sítio do Pica-pau Amarelo:
Ela também tem uma versão Netflix: