Rin escreveu: Porque ela é. Não obstante DIRETAMENTE afirmado pelo autor, o que por si só já deveria servir como evidência axiomática do fato, você ainda pode observar cenas onde a Totsuka demonstra a sua intangibilidade física.
1) O corpo do Nagato deveria ter sido movido com o impacto da espada.
2) A Totsuka não demonstrou nenhum impacto no chão, mesmo que a extensão tenha sida feita diagonalmente de cima para baixo.
3) Os papeis do Edo Tensei deveriam ter voado.
4) O casaco do Nagato se apresenta intacto.
Falácia. Onde sequer foi sugerido que a espada é intangível? Muito pelo contrário, são atribuídas características físicas a ambos os intens.
Totsuka > Corte da Kusanagi
Yata > adaptação de sua propriedades para anular o ataque.
O que o autor deixa claro, é que ambas as armas possuem propriedades espirituais. O escudo defende tanto a ataques físicos quanto espirituais (um Reika não passaria por exemplo, Shiki Fuijin e etc) - Totsuka a mesma coisa, ela perfura o físico e o espirito/alma do alvo.
Todas essas são interações simples que são verificadas em golpes físicos, mas que foram simultaneamente ausentes no ataque da Totsuka. Sobretudo, o desenho da espada perfurando o Nagato claramente possui traços de espiritualidade, não sendo perceptível nenhum furo no corpo do Nagato.
Tudo isso é verificável quando observamos situações similares. A mais notável:
Existe uma diferença gritante entre as cenas. Nos é mostrado efetivamente Danzou sendo atravessado pela flecha, já no caso do Nagato, só nos é mostrado depois que ele já havia sido perfurado.
E mesmo que, por algum acaso, fossem demonstrados casos isolados onde algumas dessas três interações foram ignoradas por objetos não etéreos, a argumentação não se trata disso.
O fato não se baseia nas afirmações de que "Nagato não se moveu", "Não teve talismãs saindo do Nagato", "O chão não foi afetado", portanto a Totsuka é etérea e intangível.
O fato se baseia na IMPROBABILIDADE de que esses três fatores, que apontam para a mesma conclusão, foram apresentados todos exatamente no mesmo frame, mas a conclusão é falsa pois pode ter sido uma tripla coincidência, um erro de "artwork".
Nagato não se moveu pelo motivo que foi externado por Kabuto, mobilidade debilitada. Não houveram talismãs saindo do Nagato devido a ser uma perfuração seca, se procurar vai achar várias cenas de edos sendo perfurados sem qualquer papel voando, inclusive quando itachi foi perfurado brutalmente pelo Muki Tensei, é imperceptível se tratar de um edo.
Sobre o chão não ter sido perfurado, se baseia em uma errônea leitura de tempo. O impacto no solo só vai ser visível no exato momento da colisão, não 3 segundos depois (tempo aproximado para Nagato recuperar a consciência e vermos o ataque).
Principalmente quando estamos falando de uma espada que já foi decididamente apontada como "etérea" pelo mangá. Você precisa ser no mínimo idiota em probabilidade para acreditar que três fatores que apontam pra um mesmo fato, todos contidos numa exata mesma cena, não passam de "um errinho do Kishimoto".
Nunca foi dita ser etérea. Sobre o escudo especificamente, foi dito que ele não possui
forma física, provavelmente a maioria não sabe a diferença entre alguém dizer que algo não possui
forma física, e que algo não é físico. Água por exemplo, não possui forma física em seu estado líquido, porém continua sendo matéria.
A prova mais concreta de que os intes são tangíveis, são sua interações, inclusive na descrição do escudo, dizendo que a mecânica por trás da defesa, é a capacidade de se adaptar ao golpe recebido, o que não faria sentido se sua propriedade fosse etérea. Aliás, nada etéreo que interaja com algo físico (fisicamente) faz qualquer sentido.
Refutando o mais utilizado argumento sobre o Orochimaru. A questão é mais simples do que se parece. Totsuka se apresentou etérea e intangível; aquém, ela também se demonstrou física e tangível. A conclusão é simples: a Totsuka adapta a sua natureza.
Contra Orochimaru, ela se demonstrou inicialmente tangível:
Segundos depois,
quando Itachi inicia o selamento da alma do Orochimaru (ou seja, supostamente acionaria a sua forma espiritual), o sangue do Orochimaru SIMPLESMENTE DESAPARECE, e a própria cabeça da Hydra não apresenta NENHUM SANGUE. Além daquele mesmo efeito visual de espiritualidade que também se fez visível na cena do Nagato.
Você diz que a espada estava no modo físico quando atingiu Orochimaru, depois diz que ela se tornou espiritual quando Itachi começou a sela-lo, por isso não havia ferimento na boca da cobra, só esqueceu de mencionar que Orochimaru e a Ydra foram atingidas
no mesmo momento pela mesma condição da espada.
O fato da cobra não ter ferimento no céu da boca enquanto Orochimaru foi rasgado, é facilmente explicado pelo poder de regeneração da própria, um corte vertical de menos de 60 cm não deve ser nada para ela, não a toa Orochimaru riu no primeiro momento.
Sobre o sangue "desaparecer" - bom, ele não desapareceu, ele foi sugado espada a dentro, a explicação é simples, aliás, considerando que a espada do nada ficasse "intangível" - tão pouco explicaria esse sangue desaparecer, no mínimo deveria haver a representação das gotas caindo.
Isso não é algo sem precedentes. A premissa de que a Totsuka é capaz de se adaptar, mudando a sua forma livremente é algo explicitamente enfatizado pelo Databook. Sendo isso algo bem fundamentado pelo DB4, a ideia de que a Totsuka é capaz de mudar a sua forma entre física e espiritual é algo PERFEITAMENTE realístico com o cânone.
Não dá pra mudar os fatos, apenas as nossas visões sobre ele. Se temos uma inferência de que a Totsuka é espiritual, e de outro lado uma demonstração de que ela é física, o único trâmite lógico é supor que ela pode ser ora física ora espiritual.
É simples, não se precisa negar nenhum dos dois fatos, basta reformular a sua visão de maneira a tornar ambos compatíveis.
Nunca foi dito isto, foi exatamente descrito que ambos os itens são espirituais, ambos os itens podem defender e atacar e defender, espiritualmente e fisicamente. Que existe um swap entre as formas físicas e espiritual, é pura invenção descabida.
Se a totsuka fosse 5% disso, Itachi teria partido o CT com ela, sendo justamente neste tipo de situação que vemos os limites das coisas.