APRESENTAÇÃO
Vamos lá...
Zabuza e Haku ficaram eternizados na memória do fandom como os primeiros antagonistas da série (ignorem o Mizuki), ligados ao grande primeiro arco dramático de Naruto que fora o "País das Ondas", o que também lhes prejudicou de certa forma. A dupla teve uma resolução muito precoce dentro da obra, quando o mangá ainda não tinha expandido o suficiente para que se houvesse uma escalada de poder. Isso fez com que, no decorrer da série, o nível de poder apresentado por eles fosse ficando cada mais desatualizado, empalidecendo em contraste a personagens com recursos cada vez mais poderosos e difíceis de lidar, principalmente na parte II da séria. Contudo, por mais que eles nunca tenham efetivamente lutado juntos em tela, a dupla possui uma potencial sinergia que os tornariam tão poderosos quanto vários personagens nível Kage na fase II.
ASSASSINOS A PREÇO FIXO
A primeira coisa que devemos fazer é desvincular a imagem do Zabuza e o Haku ao uso de técnicas extravagantes. Esqueça, por exemplo, a utilização de vários clones, técnicas de água de grande dimensões ou uma cúpula de espelhos gigante, o grande trunfo de sucesso dessa dupla não se encontra nesses recursos. A verdadeira arma do Zabuza e o Haku é o Silent Killing:
Destaque: "MOMOCHI ZABUZA... AS A MEMBER OF THE HIDDEN MIST... HE WAS KNOWN AS AN EXPERT IN SILENT KILLING"
Tradução: "Momochi Zabuza, como membro da Névoa Oculta,... ficou conhecido como especialista em matança silenciosa."
Eles desenvolveram a capacidade de apagar todo e qualquer rastro sonoro de sua movimentação, ao passo em que conseguem rastrear suas vítimas até pelos sons dos batimentos do coração. Isso dentro do contexto em que o Zabuza consegue executar o Kirigakure no Jutsu, como uma técnica suplementar que lhe serve de defesa e também reduz a visibilidade do oponente de forma a aumentar a eficácia da matança sileciosa, o Momochi sozinho torna-se um adversário complicado mesmo para os padrões Jōnin. Todavia, o Zabuza poderia ir muito mais longe quando o Haku entra em cena, trazendo tudo o que lhe falta para se tornar o assassino perfeito.
O CORPO (ZABUZA) & A MENTE (HAKU)
O Momochi e o Yuki são antítese um do outro. O espadachim é um brutamontes de constituição física intimidadora no combate corpo a corpo, enquanto o Haku é um personagem de aparência e personalidade delicada focado um estilo de combate letal com sua velocidade e precisão. As armas que eles utilizam também refletem um pouco dessa diferença, com o mais velho portando um espada longa e pesada que se apoia no uso de muita força bruta, enquanto o jovem nukenin faz uso de agulhas de acupuntura.
Contudo, por mais que os dois sejam absolutamente diferentes em termos de estilo de luta, eles apresentariam uma sinergia MUITO BOA se optassem por lutar em conjunto, uma vez que eles se completam. O Zabuza que é um lutador mais direto, não tão direto por emboscar suas vítimas em meio a névoa, traz o poder físico que o Haku não possui em um confronto, enquanto o Haku é a mente por trás do Momochi:
O Yuki também é altamente capaz de fornecer assistência ao Zabuza em combate, fora ou dentro do Kirigakuri, pois ele também se tornou especialista em matança silenciosa. Levando em consideração o fato de que o Haku detém de um conhecimento anatômico do corpo humano colocado de igual ao de ninjas médicos [1], e, também, o fato de que suas armas são perfeitas para atingir pontos de acupuntura. Me digam qual dificuldade existiria para ele inutilizar ou prejudicar temporariamente os movimentos de um adversário para aumentar as chances do Zabuza finalizar? Sem falar que ele próprio é capaz de colocar alguém em estado de morte temporária, como ocorreu com o Momochi no início do mangá. Sua capacidade de movimentação pelos espelhos que lhe permitem assumir ângulos mortos/cegos do adversário com muita facilidade [2], tornam o Haku um ninja extremamente perigoso dando cobertura ao espadachim. Mesmo ninjas capazes de lidar com a condição de 0 visibilidade dentro do Kirigakure teriam dificuldades tremendas em lidar com essa dupla...
...