Bom, o Kishimoto sempre quis passar a ideia de que a idade não era um limite para o poder de um ninja. Em um dos primeiros arcos do mangá, já havia sido revelado que existiam ninjas mais jovens do que o Naruto (12 anos) e mais poderosos do que o Kakashi (Jounin). Inclusive, não é como se os ninjas atingissem a plenitude dos seus poderes apenas depois dos 30 anos, pelo contrário, a maioria é poderosa desde sempre, a exemplo temos o próprio Kakashi, que se tornou um Jounin com apenas 12 anos e permaneceu no mesmo patamar de força durante praticamente toda a sua carreira de shinobi.
Sobre os personagens mencionados:
→ A Kurotsuchi era uma usuária de Kekkei Genkai, o que por si só já dizia muito a respeito sobre o seu potencial. Além disso, ela era filha do Kitsuchi, um Jounin da Pedra que era mundialmente famoso, e neta do Terceiro Tsuchikage, que simplesmente dispensa comentários. A Kurotsuchi não foi muito explorada, assim como vários outros personagens, mas o Databook 4 diz que ela já era uma figura de motivação para as gerações mais jovens de shinobi.
→ O Akatsuchi possuía uma força física considerada incomparável e era usuário de um jutsu Doton de alto nível que era altamente valorizado durante as guerras. O Databook 4 mencionou algo sobre ele ter experiência em guerras, mas eu não sei dizer qual foi o sentido original da frase porque a precisão das traduções desses personagens secundárias é baixa.
→ O C é um considerado um gênio de mente brilhante e altamente habilidoso em Genjutsu, Ninjutsu Médico e Sensoriamento de Chakra. Além disso, era ajudante do Raikage desde a geração anterior.
Todos são altamente competentes apesar de jovens. No máximo, podemos dizer que o Databook 4 foi equivocado ao escolher as idades deles, especialmente Akatsuchi e C, já que tentaram passar a ideia de que eles já estavam ativos na época da Terceira Guerra Ninja, então deveriam ter a idade do Kakashi, no mínimo.
De qualquer forma, a idade dos personagens costuma ser próxima da idade do público-alvo da obra para um se interessar mais pelo outro, isso é uma tática de escrita muito comum e que costuma funcionar bem. É por isso que existe uma grande quantidade de adolescentes relevantes em Naruto em contraste com a quantidade de adultos relevantes.
Fora isso, se pegarmos pelo nosso próprio mundo real, uma pessoa com vinte e poucos anos “começando a vida” só é normal nos tempos atuais, se voltarmos alguns séculos no passado, uma pessoa de 12 ou 13 anos que seria considerada “criança” nos dias hoje já era considerada um jovem adulto em muitas sociedades, enquanto que o pessoal na casa dos 40 anos que é “meia idade” hoje em dia já era considerado idoso. Se considerarmos que Naruto foi inspirado na época dos ninjas em certo grau, a idade dos personagens e importância na hierarquia militar até faz algum sentido.