Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionPapai Noel é um criador de ateus? EmptyPapai Noel é um criador de ateus?

more_horiz
Olá pessoal, estava tendo uma conversa sobre crenças e tradições natalinas e surgiu uma questão trashtalk: Acreditar em Papai Noel poderia ser considerado uma forma de religião ou algo semelhante? E a quebra nessa crença pode vir a despertar o ateísmo em nossas crianças?

Sabemos que o Natal é uma época repleta de símbolos, tradições e histórias, e o Papai Noel desempenha para crianças um papel central nesse contexto. No entanto, algumas características da crença no bom velhinho se assemelham a elementos religiosos, como a fé na existência de algo transcendente, a prática de rituais associados (deixar presentes ou cartinhas) e a transmissão dessa crença de geração em geração. Será que essa crença, por ser compartilhada por muitos e possuir elementos que se assemelham a práticas religiosas, poderia ser considerada uma forma de religião focada especialmente em crianças, mesmo que de maneira mais informal ou cultural?

Será que uma criança que passou de certa idade para acreditar no tal Karl Max do Capitalismo, tendo sua crença abalada por adultos ruins, poderia eventualmente se tornar ateu por causa disso?

descriptionPapai Noel é um criador de ateus? EmptyRe: Papai Noel é um criador de ateus?

more_horiz
É uma ideia muito legal, na verdade é interessante pensar assim, eu não descartaria essa possibilidade, porém colocaria como um dos 
diversos fatores que podem influenciar futuramente a uma criança a deixar de seguir a religião, seja qual for.

Eu me considero ateu, mas eu não acordei um dia e pensei "poxa acho que sou ateu" foi uma construção interna e uma auto descoberta,
por meio de vivências e frustrações que eu buscava em outras crenças, um vazio que eu tentava preencher com a religião e palavras da
tão famosa bíblia e de nada adiantava.

Pode ser que na infância isso possa ter ajudado, até porque meus pais nunca tentaram me "iludir" com histórias fantasiosas, nem mesmo
sobre o Papai Noel, sempre deixaram claro que o suor deles era o grande merecedor de reconhecimento e não um barbudo em um trenó.

descriptionPapai Noel é um criador de ateus? EmptyRe: Papai Noel é um criador de ateus?

more_horiz
Fiquei com inveja do seu icon natalino @Ben Ikneg, onde você arrumou um icon como esse?

descriptionPapai Noel é um criador de ateus? EmptyRe: Papai Noel é um criador de ateus?

more_horiz
Cara, te dizer que eu penso dessa forma, papai noel é a religião das crianças, pros adultos eles elaboram um pouquinho melhor. Não me crucifiquem

descriptionPapai Noel é um criador de ateus? EmptyRe: Papai Noel é um criador de ateus?

more_horiz
Itax escreveu:
Fiquei com inveja do seu icon natalino @Ben Ikneg, onde você arrumou um icon como esse?


O avatar? Peguei uma imagem do google e editei no Photoshop, só isso mesmo.

Nem me lembro com exatidão onde que achei a imagem. Mas acho que era um rascunho do mangá com um fundo rosa.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos