Jony escreveu: Já fui pra academia e pratiquei Muay Thai e Taekwondo por dois anos.
Diferença de idade entre adolescente de 16 para adulto a partir dos 19 é gigantesca. Adolescente ser mais forte que adulto é caso raro, um adolescente forte por genética ou um que prática artes marciais desde a infância contra um adulto mediano. Esse próprio adolescente, ao chegar aos 20, nota uma evolução gigantesca na sua força em comparação com a adolescência.
Mesmo se você estivesse no shape e fibrado agora, ainda não teria mais força física que uma versão sua de 21 que não treina.
Pois você é insano então. Se você fez academia e não sabe a diferença colossal de força física entre um indivíduo não treinado e um indivíduo treinado, você provavelmente fez errado ou sua memória está turva.
Ou talvez todos os adultos de "25 anos" ou "18 anos" que eu vejo se exercitando sejam deficientes, porque se tratando de força muscular, por vezes eu uso cargas iguais a caras dessa faixa etária, sendo que eles nem são mal treinados como no exemplo que tu está criando.
A diferença entre um cara que inicia a academia e um cara que treina regularmente chega a ser um aumento de 100% na carga levantada, isso não ocorre de maneira natural entre 16-20 anos. O máximo que você teria de evolução física dos 16 aos 20 provavelmente seria uns 50%, e isso forçando uma puta barra caso você tenha uma genética de ser naturalmente muito forte.
Eu convenci um moleque de 20 anos do meu curso técnico a ir pra academia comigo. Esse é o físico natural do maluco, o tamanho natural dele sem treinar (claramente não é um magrelo).
A margem de diferença de força física entre nós foi de mais ou menos 25-30%, variando de acordo com o grupo muscular. Ou seja, quando eu pegava 60kg ele geralmente pegava 40kg. Quando eu pegava 20, ele pegava 15kg. Obviamente se ele treinar por 6 meses ele vai me passar, porque ele é naturalmente forte, mas sem treinar o resultado foi esse.
Isso é a comparação entre um cara de 20 endomorfo e grande, contra um adolescente de 16 mesomorfo e magro com 1 ano de academia sem suplementação ou bater metas proteicas.
Sendo que ainda tem o fator genético. Eu sou mesomorfo, tem gente (o próprio Itax aqui é um exemplo) que é ectomorfa. A diferença é gritante, um ectomorfo adulto geralmente pega 50% de peso a menos do que eu, coisa que eu percebo quando revezo com eles na gym.
Mas aí é vivência contra vivência, se tu insiste que vai pra academia e acha que idade sobrepõe treino de força física regular, não tem muito o que falar. Talvez você tenha um exemplo de exceção e esteja pensando que é o padrão, sei lá.
Se você estiver falando de "potência de soco", aí é outra história. Nem é mais sobre idade, mas sobre o porte do cara. Esse maluco do curso que eu mostrei que pega menos peso do que eu, se der um soco da maneira correta, OBVIAMENTE vai ter um soco mais forte do que o meu.
O cara é muito mais pesado, mesmo que a minha força muscular seja maior, a massa dele vai exercer grande influência. Já se o cara for relativamente magro também o cenário já muda.
Agora, força física? Força muscular? É outra história.