Jony escreveu: Há um movimento no tiktok e uma petição que já tem 500 mil assinaturas, para reduzir a jornada de trabalho no Brasil, acabando com escala 6x1, reduzir de 44 para 36 horas semanais totais.
Movimento de TikTok e abaixo assinado não quer dizer muia coisa não. Mas em muitos lugares estão se adotando escalas de jornadas para 4 dias semanais. Alguns lugares estão considerando um bom saldo. Até porque, quanto tempo nós temos ocioso em nossa jornada de trabalho diária? Mas vamos analisar o seguinte tbm...
1- Sera que o tempo ocioso não vai continuar o mesmo em porcentagem geral?
2- Será que isso vai abrir margem para redução salarial?
Acho que o segundo ponto é ainda mais importante, por que pense bem... Uma empresa que trabalha por produção, precisa que o funcionario fique o maior tempo possivel na empresa, se ela for obrigada a reduzir o tempo do funcionario na empresa, isso resultara em redução da produção, o que fara com que a empresa tenha que contratar mais funcionarios ainda, aumentando assim sua gasto na produção do produto, e refletindo no preço final lá no consumidor. Ou seja, você terá o mesmo salario, mas as coisas irão ficar bem mais caras.
Bem é isso que eu penso quando se fala de redução de carga horaria, pode ter mais pontos negativos, e positivos não precisamos nem listar, mais um dia de folga na semana o que poderá resultar em mais consumo e mais movimentação da economia, mas... Se o povo não tiver grana, e as coisas estiverem mais caras, isso de nada vai adiantar.
Como funcionario eu queria muito trabalhar um dia a menos, como Brasileiro, eu tenho um pouco de medo dos resultados.