Sou contra, excetuando casos onde a mulher sofre risco de vida ou estupro. Vou explicar o porquê do aborto ser imoral na primeira parte, na segunda vou responder a alguns argumentos a favor do aborto que já foram colocados aqui.
Filosoficamente, o aborto certamente é imoral, e a sua legalização também há de ser. Sob uma concepção lockeana, o aborto seria rechaçado uma vez que a sua filosofia se baseia em argumentar que o ser humano possui direitos naturais dissociáveis do contrato social. O aborto claramente seria considerado como uma obstrução do direito à vida do ser em questão.
Primeiramente, há de se pensar que,
sob um ponto de vista RETÓRICO, argumentar a favor do aborto é uma
contradição performativa. Uma contradição performativa ocorre quando o conteúdo da sua afirmação contradiz uma condição necessária pra que essa afirmação ocorra.
Se o aborto fosse moral, haveria a possibilidade de você ter sido abortado. Se você tivesse sido abortado, você não poderia estar aqui defendendo o aborto. Ou seja, isso constitui uma contradição lógica. Seria, grosso modo, a mesma coisa que escrever em um caderno que cadernos não deveriam existir.
Usando a ética argumentativa kantiana, provavelmente chegaríamos na mesma conclusão de que o aborto é imoral, pois, se o aborto constitui uma máxima subjetiva (válida apenas pra vontade do indivíduo em questão), não uma lei prática (válida pra vontade de todo ser racional), contradizendo a concepção kantiana de que a moral se fundamenta na razão universal.
Se universalizarmos o aborto aplicando a lei da universalização kantiana os resultados também não seriam dos mais agradáveis, uma vez que você provavelmente teria um aumento da gravidez indesejada e provavelmente surgiria na sociedade uma banalização da vida.
Isso provavelmente é o suficiente pra se concluir que o aborto é imoral e contraditório.
SirLongevo escreveu: o problema é que um bando de macho que nem consegue engravidar quer meter o nariz e dizer que não
Essa é uma falácia argumentativa de "lugar de fala". O que tem a ver o fato de homens não poderem engravidar? Só porque homens não podem engravidar a opinião deles possui menor peso do que a opinião feminina?
Isso é uma falácia porque não existe correlação entre a qualidade de uma opinião e a experiência de causa do seu emissor. A qualidade é definida pelo conteúdo da mensagem, não pelo seu emissor.
Para ilustrar essa burrice eu vou utilizar um argumento de Milton Friedman: se você tivesse câncer e precisasse de um tratamento, você pediria pra outro paciente de câncer te tratar ou pediria pra um médico?
Pode-se formular outros argumentos nesse mesmo sentido. Os maiores conhecedores da história do racismo não são negros, são acadêmicos de pele branca. Um negro qualquer poderia contestar um grande estudioso branco do racismo, apenas porque ele é negro? Uma mulher aleatória seria mais capaz de criar leis para o público feminino do que um jurista experiente?
mesmo que a diferença entre o goz# que tá no saco dele e o que está fecundando a mulher nas primeiras semanas, seja ZERO.
Se você jogar os seus espermatozoides no ralo do banheiro vão nascer bebês do ralo? Que porra de argumento é esse?
monolisos escreveu: aborto não é um método contraceptivo, é totalmente agressivo e arriscado, se uma mulher consegue abortar duas vezes na vida sem ter sequelas é muito. Essa visão de que aborto serviria como uma pílula do dia seguinte não faz sentido algum.
Isso é só um exemplo pra mostrar como vocês são completamente deslocados da realidade. Vamos aos fatos estatísticos:
"No Brasil, cerca de 800 mil mulheres praticam abortos todos os anos. Dessas, 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos malfeitos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação pode ser ainda mais alarmante: o número de abortos pode ultrapassar um milhão de mulheres.
O aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil. Segundo um estudo publicado em 2013, uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já fizeram, pelo menos, um aborto na vida. Hoje existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto."Fonte: Câmara dos Deputados.
Essas são as estatísticas para o número de abortos em um país onde:
1. O aborto é criminalizado.
2. O aborto é extremamente arriscado, principalmente por ser feito em clínicas clandestinas.
E você tem índices bizarros como o fato de 20% das mulheres mais velhas já terem abortado. Agora você está me dizendo que aborto não vai ser usado como "método contraceptivo", que a legalização não vai aumentar bruscamente os índices, porque... ele causa riscos?
Pois, ora, veja que coisa maravilhosa: mesmo tendo riscos absurdamente maiores do que se fosse legalizado, 1 em cada 5 mulheres já abortaram. E você acha que elas vão ter educação sexual pra pensar: "Não, não vou me descuidar mais, pq mesmo que agora seja bem mais acessível e seguro do que antes, o aborto é arriscado!"
Puta que pariu meu irmão, acorda pra vida, sai do seu mundinho imaginário, as pessoas estão se importando com os riscos do sexo no Brasil? Você acha que as pessoas ligam pros riscos?
Última edição por Rin em 19/12/2023, 22:11, editado 1 vez(es)